Vitória eletrizante: Audi R10 TDI a diesel conquista etapa da Road América
Protótipos da Audi chegam em 1º e 2º lugares e superam concorrentes, que tiveram a vantagem de competir com menos peso graças às mudanças nas regras.
O Audi R10 TDI continua imbatível: o alemão Frank Biela e o italiano Emanuelle Pirro comemoraram, juntamente com seus companheiros de equipe, o também italiano Dindo Capello e o escocês Allan McNish, uma dupla vitória eletrizante na quinta corrida do novo carro esportivo da Audi movido a diesel, que aconteceu no último domingo, dia 20 de agosto. Na sétima etapa da American Le Mans Series em Road América, no estado americano de Wisconsin, Biela e Pirro conquistaram sua terceira vitória na temporada – incluindo as 24 horas de Le Mans – com apenas 0,4 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, o outro modelo Audi R10 TDI, pilotado por Capello e McNish. Em relação ao terceiro colocado, o Lola pilotado por Weaver e Leizinger, a vantagem foi de apenas 0,713 segundos.
A longa corrida, que durou aproximadamente 2 horas e 45 minutos, não começou bem para a dupla ítalo-germânica: Frank Biela largou em segundo lugar no grid e logo na primeira curva foi "tocado" por um adversário e empurrado para a brita. Biela voltou para a pista, mas precisou trocar os pneus para tirar uma vibração na parte traseira do carro. Na última posição, o piloto alemão começou uma recuperação impressionante para ele e seu companheiro de equipe Emanuelle Pirro, até chegar ao segundo lugar atrás do outro Audi R10 TDI, de Dindo Capello e Allan McNish, antes da fase final da corrida.
Allan McNish, que conquistou a pole-position com o tempo de 1’49’’181- quebrando o recorde da pista – também sofreu uma colisão na primeira volta mas não perdeu tempo. Depois de 32 voltas, ele transferiu a liderança para seu companheiro Dindo Capello. O italiano manteve-se na frente até a entrada do pace car na última meia hora da corrida. No reinício da prova, Emanuelle Pirro passou à frente. Depois de 76 voltas, os dois Audi R10 TDI conquistaram o primeiro e segundo lugares, repetindo a dupla vitória de Portland, no mês de julho. A oitava das dez etapas da temporada está marcada para 3 de setembro em Mosport, com Dindo Capello e Allan McNish chegando ao Canadá como líderes do campeonato.
Vencer a etapa Road América, um circuito de 4.048 milhas, localizado a 60 milhas ao norte de Milwaukee, foi um grande desafio para a Audi porque os organizadores da American Le Mans fizeram algumas concessões para os outros competidores. Nesta última corrida, os LM P1 Lolas da equipe Dyson puderam competir com 65 quilos a menos que o Audi R10 TDI. Além disso, na corrida seguinte, em Mosport, os Dyson Lolas vão ganhar um tanque de combustível cinco litros maior. "Road America foi realmente uma corrida excitante e com final incrível. Os Dyson-Lolas, mais leves, vieram muito perto de nós. Só posso dar os parabéns para a equipe que fez um grande trabalho e teve uma boa estratégia", diz Dr. Wolfgand Ullrich, chefe da Audi Motorsport.
Resultados da Road America
1 Biela/Pirro (Audi R10 TDI) 76 voltas em 2h 45m 32.115s
2 Capello/McNish (Audi R10 TDI) + 0.400s
3 Weaver/Leitzinger (Lola-AER) + 0.713s
4 Maassen/Bernhard (Porsche) + 27.374s
5 Luhr/Dumas (Porsche) + 27.524s
6 Dayton/Wallace (Lola-AER) + 28.061s
Charles Marzanasco Filho
Gerente de Imprensa Audi Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário