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sábado, agosto 19, 2006

* JEEP COMMANDER CHEGA AO MERCADO BRASILEIRO.



Robusto, resistente e luxuoso, modelo é a expressão máxima do vigor da marca Jeep
É o primeiro Jeep com três fileiras de assentos, capaz de acomodar até sete passageiros
Equipado com teto solar panorâmico Command-View
Motor V-8 HEMI proporciona excelente potência e eficiência em consumo de combustível graças ao sistema MDS
A marca Jeep traz para o mercado brasileiro, em agosto, o novo Jeep Commander. Clássico em estilo, é o primeiro modelo da família Jeep a oferecer de série três fileiras de assentos, acomodando até sete passageiros. Seu ágil e robusto sistema 4x4 foi projetado para proporcionar o reconhecido desempenho da marca, oferecendo mais flexibilidade na utilização em diversos tipos de terreno e avançadas tecnologias de segurança.

"O Jeep Commander é o primeiro 4x4 de sete passageiros que combina estilo e desempenho", diz Jens Israng, diretor de Vendas Automóveis da DaimlerChrysler do Brasil. "Equipado com V-8 a gasolina, o Commander expande e reforça a linha de produtos Jeep no Brasil, composta pelos modelos Cherokee Sport e Grand Cherokee", acrescenta.

Vigor na aparência e interior de alta qualidade


A traseira do Jeep Commander, assim como a lateral com vidros verticais, o pára-brisas e a luz traseira, incorporam o clássico estilo Jeep. E é esse estilo vigoroso, integrando passado e presente, que determina a aparência forte e confiante do modelo.

O original Cherokee conquistou seu espaço no reconhecimento do público como um autêntico e clássico Jeep. O novo Commander é uma reinterpretação do Cherokee combinada com a de outros clássicos veículos Jeep do passado.

No interior do modelo, a grande atenção dada aos detalhes está claramente evidente. Do botão da alavanca de câmbio, quatro comandos redondos no painel de instrumentos, ao novo volante, o Jeep Commander é refinado e demonstra a singularidade Jeep na aparência.


O Commander é o primeiro modelo Jeep com três fileiras de assentos. Com cada fileira levemente mais alta que a outra à sua frente, a distinta disposição "tipo teatro" melhora a visibilidade à frente para todos os passageiros e proporciona também uma vista otimizada em toda a volta. Os assentos da segunda e terceira fileiras podem ser dobrados para a frente, criando um piso de carga plano.


Mesmo com três fileiras de assentos, o Jeep Commander é apenas 37 mm mais longo que o Grand Cherokee. Como os modelos também compartilham a motorização, distância entreeixos (2780 mm) e sistemas 4x4 Jeep, o Commander oferece a mesma dirigibilidade e capacidade fora-de-estrada do Grand Cherokee.


O teto escalonado do Jeep Commander proporciona aos ocupantes da segunda e terceira fileiras mais espaço na região da cabeça. Em complemento ao teto solar frontal, o modelo possui o Command-View, novo e inovador sistema de tetos solares panorâmicos sobre a primeira e segunda fileiras de assentos.

A parte inferior do painel de instrumentos do Commander é outra característica compartilhada com o Grand Cherokee. Já a parte superior do painel é nova, oferecendo dutos de ventilação circulares ajustáveis. O logo Jeep é exibido tanto no centro do volante como na alavanca seletora de marchas.

Primeiro Jeep com sete lugares

A disposição dos assentos do Jeep Commander é em "estilo teatro", otimizando a funcionalidade das três fileiras para sete passageiros. Os assentos da segunda fileira são montados 117,3 mm acima dos da fileira frontal, e os assentos da terceira fileira sucessivamente são montados 120,45 mm acima dos da segunda fileira. Esta disposição visa assegurar que todos os ocupantes desfrutem da vista ao redor, seja da paisagem urbana ou da paisagem rural.
Os assentos da segunda fileira, divididos 40/20/40, são projetados para dobrar para baixo e para a frente, em ambos os lados do veículo, com o objetivo de facilitar a entrada ou saída dos passageiros da terceira fileira. Todos os encostos dos três assentos da segunda fileira podem ser dobrados, formando uma área de carga plana.


Para proporcionar máximo conforto, o Jeep Commander possui um sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado na terceira fileira. Totalmente independente do sistema dianteiro, dispõe de ar aquecido ou refrigerado, com uma saída ao nível do piso e duas saídas circulares giratórias nas laterais traseiras.

Assim como acomoda sete passageiros, o Jeep Commander também oferece um considerável espaço para carga. Com sete pessoas a bordo, ainda existe espaço para 170 litros de bagagem. Dobrando os assentos da terceira fileira, o espaço de carga aumenta para 973,5 litros. Também dobrando a segunda fileira, há um espaço total de 1.775,6 litros.

Projetado para "ir a qualquer lugar e fazer qualquer coisa"

Desempenho fora-de-estrada e estilo refinado foram premissas básicas para o Jeep Commander. Assim, a equipe de engenharia da Jeep equipou o modelo com os mesmos sistemas de suspensão e mesma motorização do premiado Jeep Grand Cherokee, incluindo suspensão dianteira independente e direção hidráulica do tipo pinhão e cremalheira. O novo Jeep Commander para sete passageiros é equipado com motor V-8 HEMI de 5,7 litros a gasolina, com desativação de cilindros através do sistema MDS.

Tendo em vista clientes que exigem o máximo desempenho, o motor HEMI de 5,7 litros proporciona potência e torque líderes neste segmento: 326 cavalos e 500 Nm. Para um excelente desempenho em operações de reboque e atuação fora da estrada, assim como para rodar na cidade ou estrada, 90% do pico do torque está disponível em uma ampla faixa de rotação: de 2400 a 5100 rpm.

O motor é equipado com o sistema MDS que desativa metade dos cilindros em velocidades constantes ou pouca necessidade de torque, o que aumenta em até 20% a economia de combustível, dependendo das condições de direção.

O motor HEMI de 5,7 litros é combinado com a transmissão automática de cinco velocidades 5-45RFE, que foi refinada para melhorar a qualidade das mudanças de marcha e para maximizar a capacidade de reboque do Jeep Commander.

Esta transmissão oferece ao motorista controle interativo de mudança de marchas (Electronic Range Select). A transmissão permite mudanças totalmente automáticas, na posição DRIVE (dirigir), ou o motorista pode selecionar manualmente cada marcha seqüencialmente, movendo a alavanca de câmbio para a esquerda ou direita da posição DRIVE. Isto permite ao motorista um controle preciso para combinar quaisquer condições de direção na estrada ou fora dela.

O Jeep Commander compartilha sua suspensão com o Jeep Grand Cherokee. Isto inclui suspensão dianteira de braços sobrepostos curtos e longos, que proporciona ao motorista maior precisão e controle de direção, sem comprometer o desempenho fora-de-estrada do veículo. O excelente diâmetro de giro de 11,8 m proporciona uma ágil dirigibilidade.

O Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP), que equipa o Commander de série, ajuda o motorista em difíceis manobras de direção em qualquer tipo de superfície. O ESP utiliza os sinais, encaminhados por sensores localizados em todo o veículo, para determinar os ajustes de frenagem e aceleração adequados para manter a estabilidade.


O Jeep Commander está disponível com o sistema permanente de tração nas quatro rodas Quadra-Drive II. É um dos mais avançados sistemas de caixa de transferência de tração nas quatro rodas, proporcionando ao modelo a melhor capacidade de tração do segmento. Diferenciais Eletrônicos de Deslizamento Limitado - dianteiro e traseiro - oferecem aos clientes o máximo em capacidade fora-de-estrada.

O Quadra-Drive II proporciona distribuição eletrônica de torque para o eixo dianteiro e traseiro e para cada roda, caso necessário. Como resultado a transferência de força é mais rápida, necessitando somente de 45 graus de volta de uma roda para ativação do torque. 100% da força pode ser distribuída a qualquer uma das quatro rodas, uma capacidade exclusiva do Commander e Jeep Grand Cherokee.

Segurança sem precedentes

Como todos os veículos do Grupo Chrysler, o Jeep Commander foi projetado já tendo em vista não apenas a dirigibilidade, mas também a prevenção de acidentes e a proteção contra impactos. Neste sentido, o veículo é equipado com avançados airbags dianteiros de múltiplos estágios, airbags laterais tipo cortina para as três fileiras de assentos, cintos de segurança com pré-tensionadores e retratores limitadores de carga, e alerta de cintos BeltAlert, um sistema para lembrar o motorista de afivelar o cinto.

Características de segurança ativa no novo Jeep Commander incluem como equipamento de série:


Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP) com Proteção Eletrônica Anti-Capotamento (ERM)
Sistema de Assistência de Frenagem Brake Assist (BAS)
Avançado Sistema de Freios Anti-Bloqueio (ABS/EBD)
Sistema de Controle de Tração em Todas as Velocidades
Monitoração de pressão dos pneus e sinal de aviso
Assistência de Estacionamento dianteira e traseira ParkSense
Limpadores de pára-brisas com sensor de chuva
Duas unidades de produção para atender à demanda mundial


Para atender à demanda mundial do novo Jeep Commander, duas instalações estão produzindo o veículo nas mesmas linhas de montagem do Jeep Grand Cherokee. A unidade de Jefferson North, em Detroit, Michigan (EUA) atende primordialmente o mercado norte-americano. Já os veículos montados na Magna Steyr, em Graz, na Áustria, são destinados ao mercado europeu e outros mercados mundiais, como o Brasil.

A Magna Steyr é uma subsidiária de propriedade exclusiva da Magna-International Inc., sediada no Canadá. Trata-se de um dos maiores fornecedores mundiais para a indústria automotiva, que emprega mais de 81.000 pessoas em 223 divisões de manufatura e 56 centros de engenharia em 22 países. A Magna Steyr é um fornecedor mundial de engenharia veicular e montagem de alta qualidade. Na fábrica da Magna Steyr em Graz, cerca de 9.000 empregados produziram mais de 227.000 veículos em 2004.

Um comentário:

Anônimo disse...

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