Melhor tempo na única sessão livre desta sexta-feira foi 8s5 mais alto que o da etapa do mês de março realizada em condições climáticas parecidas
A falta de aderência na pista e o excesso de bandeiras vermelhas – provocadas por acidentes ou rodadas em pontos perigosos do circuito – foram as principais características do primeiro treino livre para a sétima etapa da Copa Clio, realizado na tarde desta sexta-feira no Autódromo Internacional de Curitiba (PR). Aberto apenas na parte da tarde para os ensaios da categoria, o circuito foi usado recentemente para eventos de empresas da região, o que contribuiu para que as condições do traçado não fossem consideradas ideais pelas equipes.
O mais rápido do dia foi o paulista radicado no Paraná André Bragantini, que marcou 1min50s066. Esse tempo, no entanto, é 8s5 mais alto que o registrado por Luciano Kubrusly no treino que abriu a programação da etapa curitibana do mês de março. Na ocasião, Kubrusly foi cronometrado em 1min41s143 em condições climáticas parecidas.
"A pista estava bastante suja nesta sexta-feira e, além disso, a maior parte dos pilotos rodou com pneus bastante desgastados, que tinham sido usados na etapa de Tarumã, onde o asfalto é bastante abrasivo", disse o paulista Pedro Larriera (El Tranvia / Elemidia). "Para piorar, o treino foi repleto de bandeiras vermelhas e praticamente não houve tempo para que os pneus atingissem a temperatura ideal e pudéssemos dar uma volta limpa", completou.
O próprio Larriera chegou a sair da pista no início da sessão – quando a pista estava nas piores condições –, o que provocou o desalinhamento de seu carro. "Dei poucas voltas nesse treino, mas temos a sessão de amanhã para trabalhar no acerto. Largar bem posicionado, em um grid de 31 carros, é fundamental", completou.
Os treinos classificatórios para a sétima etapa da Copa Clio serão realizados neste sábado no Autódromo Internacional de Curitiba. A sessão que define o grid de largada para a corrida deste domingo – com largada às 11h05 e transmissão pela Rede TV! – começa às 13h45 e terá duração de uma hora. A expectativa é de muita competitividade no treino decisivo, já que os segredos do circuito paranaense são velhos conhecidos das equipes e 31 pilotos lutarão pelo direito de largar na pole position.
"A Copa Clio já realizou sete corridas em Curitiba desde a estréia do Campeonato Brasileiro, em 2002. Neste ano, com a mudança nos pneus, os times precisaram fazer ajustes no acerto básico, mas nada que já não tenha sido incorporado ao longo das seis primeiras provas da temporada", finalizou Larriera, que disputou as duas últimas temporadas da categoria.
Inova Comunicação – Rafael Durante
Foto: Fabio Oliveira
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