Todo seu desenvolvimento estilístico foi feito na moderna Sala de Design Virtual em ‘3 D’ da General Motors do Brasil
Com um desenvolvimento 100% brasileiro, o design do Prisma - novo sedã Chevrolet que atuará no segmento dos veículos pequenos não populares, a ser lançado no Brasil no último trimestre deste ano de 2006 -, tem como destaque em seu estilo linhas harmoniosas e proporções bem definidas.

O primeiro ‘sketch’ – croqui ou esboço de desenho – divulgado pela General Motors nesta segunda-feira (07/08/2006), revela traços que serviram de inspiração para o design final do novo carro, que transmite, à primeira vista, um aspecto de bastante robustez.

sob o comando de Carlos Barba, o diretor de Design da GM.
"Após dois anos de muito trabalho chegamos a um resultado que consideramos excelente e o Prisma, com certeza, agradará plenamente os consumidores. O brasileiro adora sedãs e ninguém tem tanta tradição nesse segmento no Brasil como a Chevrolet", destaca Carlos Barba, diretor de Design da GM para a Divisão LAAM, que engloba as regiões da América Latina, África e Oriente Médio.

e o sketch que inspirou o design do Prisma ao fundo.
Prisma, design 100% brasileiro
Pelo primeiro ‘sketch’ agora divulgado – até então não se havia revelado qualquer imagem do Prisma -, é possível verificar que o novo carro da GM do Brasil é um sedã que tem um design bastante limpo. Carlos Barba, que está no Brasil desde 2002 e comanda a equipe responsável pela sua criação, orgulha-se pelo fato de este trabalho ter sido feito totalmente no País. "E muito nos orgulha o fato de ter sido um bonito trabalho de equipe, com uma integração e muita sinergia entre o Design, Engenharia e Manufatura", acrescenta ele.
"Nosso desafio foi criar um carro com atributos que ofereçam uma aparência mais robusta do que seus principais concorrentes e transmita muito prestígio aos seus proprietários. As linhas horizontais no modelo lhe conferem superem superfícies limpas, bem definidas e marcantes.", revela Carlos Barba.
Segundo ele, o desafio de desenvolver um carro como o Prisma ampliou-se principalmente pelo fato de o modelo estar inserido em um segmento bastante apreciado pelos consumidores brasileiros e que conta com uma infinidade de modelos: "com certeza é atualmente o segmento mais disputado do Brasil", diz Barba.
A exemplo das marcantes linhas de outros modelos da linha Chevrolet, o Prisma tem como característica acentuada um vinco na sua parte traseira, mais precisamente na divisória central da tampa do porta-malas. "Em nossa visão este vinco é a alma que define a linha visual dos carros Chevrolet, o ‘DNA’ da marca", acrescenta Carlos Barba.
A partir do ‘sketch’ agora divulgado a GM teve uma representação gráfica significativa do visual que se procurava para o Prisma. "Trabalhamos exaustivamente em duas dimensões até chegarmos à fase próxima da final, ou seja, a utilização da sala de ‘Design Virtual’ em três dimensões, que consumiu alguns meses de atividades", explica Carlos Barba.
Depois disso, a partir da realidade virtual do modelo pode-se concluir os desenvolvimentos seguintes, ou sejam, as diferentes formas de protótipos, em argila, clay e fibra de vidro, para a definição das etapas necessárias para a transformação do carro virtual em realidade, ou seja, o desenvolvimento em série.
Design brasileiro com competência mundial
A GM do Brasil, nos últimos anos, vem ganhando reconhecimento internacional com as criações do seu departamento de design. Dentre as últimas criações podem ser destacados os novos Vectra e Celta Nova Geração, projetos 100% brasileiros, aos quais se soma agora o Prisma.
Carlos Barba explica que a área de design integra designers, engenheiros, planejadores e modeladores de ‘clay’, dividindo-se em duas frentes de trabalho: a criativa e a operacional.
Um dos grandes diferenciais do design da GM do Brasil é a moderníssima sala ‘3 D’, ou seja, a sala de realidade virtual, pioneira na indústria automobilística brasileira, que já funciona há mais de dois anos. Esta sala permite antecipar a visualização do projeto, em tamanho real, de uma forma muito próxima à realidade, bem antes da produção de um protótipo.
Ela tem sido fundamental para a criação e desenvolvimento de novos projetos e ganha em importância na nova definição das atividades globais da empresa, pois permite trabalhos simultâneos com outras subsidiárias da GM mundial.
No design da GM do Brasil existem dois estúdios específicos para desenho e, num terceiro, são feitas as atividades de "Color & Trim" (cores, texturas e desenvolvimento de materiais).
Segundo Carlos Barba, a eficiência do Design da subsidiária brasileira da GM, a coloca em posição de destaque como um dos cinco centros globais de desenvolvimento. "Trabalhamos de forma integrada com os outros centros e isso aumentou nosso papel na Corporação e também nossa responsabilidade", acrescenta ele.
Outra atividade em que o design da GM do Brasil tem se destacado nos últimos anos é a criação de carros conceitos, destacando-se o Sabiá e o Celta Spyder, em 2001 e o Journey, em 2002. O design da GM do Brasil conta atualmente com 84 funcionários e será ampliado, até o final de 2006, em 50% no seu efetivo.
Segmento de atuação do Prisma vive crescimento de vendas
O Prisma, segundo modelo de automóvel a ser produzido no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí (RS), atuará em um segmento dos mais concorridos do mercado brasileiro.
"O Prisma participará do segmento dos veículos sedãs não populares, ou seja, com motorização acima de 1.0 litro. Esta categoria de veículos registrou um crescimento expressivo nas vendas, de 76,7% nos últimos três anos no País", destaca Ray Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
Em 2005, por exemplo, os emplacamentos destes veículos no mercado brasileiro atingiram 249.912 unidades, com uma participação de 14,6% das vendas totais. Em 2004, os emplacamentos foram de 217.993 unidades (13,8%), também com crescimento em relação ao ano anterior de 2003 (quando foram registradas 141.368 unidades e 9,9% de participação do mercado total).
"Este novo modelo, com certeza, dará continuidade à bem sucedida estratégia da política de lançamentos da GM do Brasil, que tem como prioridade oferecer ao mercado a mais completa e moderna gama de veículos do País", acrescenta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil.
Tecnologia e investimentos
O novo sedã Chevrolet também já sairá de fábrica equipado de série com a tecnologia Flexpower, sistema que permite a utilização de álcool, gasolina ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção no mesmo tanque de combustível.
"Com a chegada do Prisma, que já será concebido com a tecnologia Flexpower, até o final do ano praticamente a totalidade dos nossos automóveis produzidos nacionalmente pela GM será ‘flex fuel’", enfatiza José Carlos Pinheiro Neto.
O novo automóvel é resultado de um investimento de US$ 240 milhões, que estão sendo absorvidos no desenvolvimento do novo veículo e também na ampliação da capacidade produtiva da unidade de Gravataí, que passará dos atuais 120 mil veículos/ano para 230 mil veículos/ano já em 2007. O Complexo da GM em Gravataí completou seis anos de atividades no último dia 20 de julho de 2006.
Nome Prisma agrada
O nome Prisma, divulgado no último dia 11 de julho de 2006, agradou em cheio a vários segmentos do mercado automobilístico brasileiro e em especial a clientes ponteciais, conforme indicaram clínicas feitas pela GM.
A GM chegou ao nome Prisma depois de realizar uma pesquisa com clientes. Inicialmente eram 10 nomes cotados, foram selecionados três e, numa escolha final, chegou-se ao Prisma.
Apesar de o nome do carro propriamente não ter um significado direto, Prisma pode ser analisado como uma nova visão, um novo ângulo ou até mesmo um novo caminho. Ou ainda, um modo de ver ou considerar as coisas; um novo ponto de vista.
O nome Prisma já foi registrado junto ao INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Pelo descritivo nos dicionários, Prisma ainda pode ser definido, na geometria, um poliedro limitado lateralmente por paralelogramos e superior e inferiormente por dois polígonos iguais e paralelos. Já na física, pode ser definido como um sólido prismático de seção triangular, de vidro ou de cristal, que serve para decompor os raios luminosos.
General Motors Corporation (NYSE: GM) é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder global de vendas nos últimos 75 anos. Fundada em 1908 a GM emprega atualmente 327.000 pessoas em todo o mundo. Com sede em Detroit, a GM fabrica veículos para passageiros e comerciais em 33 países. Mais informações podem ser obtidas no site: www.gm.com
Carlos A. Pereira de Souza
Renato Acciarto
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