COMPRE AGORA

sexta-feira, agosto 18, 2006

* AMERICAN LE MANS SERIES MUDA REGULAMENTO PARA BARRAR VITÓRIA DE CARRO A DIESEL DA AUDI NOS ESTADOS UNIDOS.

American Le Mans 2006

Desafio para o Audi R10 TDI na etapa Road America: protótipo a diesel terá de correr com peso maior que seus concorrentes

Organizadores querem barrar série de sucesso do protótipo Audi. Competidores terão 65 quilos a menos de lastro na prova

No próximo domingo, dia 20 de agosto, a equipe Audi Sport vai estar ocupada em dois "fronts": enquanto a segunda metade da temporada do campeonato DTM começa em Nürburgring, na Alemanha, a etapa Road America da American Le Mans Series, em Wisconsin, nos Estados Unidos, entra em uma fase crucial – é a sétima corrida de um campeonato de dez provas. Dindo Capello e Allan Mcnish, já com 39 pontos de vantagem, podem dar um passo decisivo em direção à conquista antecipada do título."Eu devo correr com um olho no campeonato, o que significa que não podemos permitir não terminar a prova e queremos marcar o maior número de pontos possível para proteger nossa liderança e até conquistar o título mais cedo", diz Capello.

Mas a etapa promete muitos desafios para a equipe Audi: os organizadores da American Le Mans estão empenhados em parar com a seqüência de vitórias do protótipo revolucionário movido a diesel, o R10 TDI, fazendo novas concessões para os competidores. Na etapa Road America, os LM P1 Lolas da equipe Dyson poderão correr com 65 quilos a menos que o Audi R10 TDI. Além disso, na corrida seguinte, em Mosport, os Dyson Lolas vão ganhar um tanque de combustível cinco litros maior. Tudo isto porque a participação do novo Audi está sob discussão na competição ALMS.

"Para nós, as recentes mudanças nas regras da temporada foram feitas de maneira aleatória e injustificada. Há um ano, dificilmente alguém acreditaria na possibilidade de vencer uma corrida com um carro esportivo movido a diesel e nós demonstramos que isto é viável", destaca o Dr. Wolfgand Ullrich, chefe da equipe Audi Motorsport. Vale lembrar que o protótipo Audi foi o primeiro carro de corrida movido a diesel a vencer a tradicional prova "24 horas de Le Mans", na Europa.

Os engenheiros da equipe Audi Sport calcularam com a ajuda de um programa de simulação que dez quilos a mais na Road America acrescentam, pelo menos, dois décimos de segundo por volta. Apesar do desapontamento com a decisão aleatória da organização da competição, a equipe americana Audi Sport pretende fazer tudo que estiver a seu alcance para obter um bom resultado também na prova Road America. O desenho do circuito de 4.048 milhas, localizado a 60 milhas ao norte de Milwaukee, poderá ser conveniente ao R10 TDI já que este é um dos circuitos mais rápidos do calendário de provas.


O antecessor do R10 TDI, o R8, na Road América, permaneceu invicto todas as corridas entre 2002 e 2005. Os campeões do ano passado, Frank Biela e Emanuele Pirro estão somente dois pontos atrás do terceiro colocado, o piloto Andy Wallace (Dyson Lola), no resultado geral. Dindo Capello venceu em 2002 a Road America. Já para o piloto Allan McNish o circuito em Wisconsin é um novo território. "O Road America pode favorecer o R10, mas o LM P2 Porsche e os Dyson Lolas, favorecidos pela regulamentação, estão se tornando mais fortes o que faz com que eu espere uma outra boa briga na pista", diz McNish. A corrida começa no domingo, dia 20 de agosto, às 14 horas no horário local.

Programação da Road America
Sexta-feira – 18 de agosto
Testes

Sábado – 19 de agosto
Sessão de treinos livres e classificatórios

Domingo – 20 de agosto
14:00 – corrida

Classificação da American Le Mans Series 2006 (pontos depois de seis das dez corridas)
LM P1 Pilotos:


1 Dindo Capello (Audi R10 TDI) 119
1 Allan McNish (Audi R10 TDI) 119
2 James Weaver (Lola-AER) 80
2 Butch Leitzinger (Lola-AER) 80
3 Andy Wallace (Lola-AER) 38
4 Chris Dyson (Lola-AER) 36
4 Guy Smith (Lola-AER) 36
4 Frank Biela (Audi R10 TDI) 36
4 Emanuele Pirro (Audi R10 TDI) 36
5 Michael Lewis (Lola-AER) 35
5 Chris McMurry (Lola-AER) 35
6 Tom Kristensen (Audi R10 TDI) 26
7 Duncan Dayton (Lola-AER) 16
8 Bryan Willman (Lola-AER) 12


LM P1 Fabricantes de chassis:
1 Audi 126
2 Lola 99


LM P1 Fabricantes de motores:
1 Audi 126
2 AER 99


LM P1 Equipes:
1 Audi Sport North America 126
2 Dyson Racing Team 83
3 Autocon Motorsports 45
4 Highcroft Racing 21


Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho, mtb 12 079
Gerente de Imprensa Audi Brasil

Nenhum comentário: