Depois de perder o apoio da Renault, a categoria se fortaleceu por meio dos próprios pilotos e chefes de equipe, como a antiga Stock Car
Se alguém pode falar com autoridade sobre a nova fase da Copa Clio é o piloto Wagner Cardoso. No próximo domingo (10), em Curitiba, ele começa sua sexta temporada consecutiva e fará a 50ª largada pela categoria, marca que nenhum outro piloto conseguiu atingir. É com a experiência de quem acompanhou toda a história da Copa Clio que o atual vice-campeão analisa o momento do campeonato, agora sem o apoio da Renault, administrado apenas pela organização dos pilotos e chefes de equipe. Uma história bastante parecida com a da antiga Stock Car.
Quando a categoria perdeu o apoio da General Motors, foi necessário unir todos os envolvidos para salvar o campeonato, hoje considerado uma potência do automobilismo nacional. Com a saída da Renault, a Copa Clio enfrentou o mesmo drama, que começa a ser superado com a força de vontade de seus integrantes. "Eu vejo algumas semelhanças entre as duas histórias. Todo mundo se esforçou muito para manter vivo o campeonato, vamos caminhando com as próprias pernas para dar a volta por cima, continuando até em condições de receber outra vez o apoio da montadora", afirma Wagner Cardoso.
Na opinião do piloto, que vai competir novamente pela Officer Motorsport, atual campeã da categoria, o que faz muita diferença entre o momento da Copa Clio e o que viveu a Stock Car é o cenário do automobilismo nacional. "Naquela época era ainda mais difícil. Hoje as equipes e os pilotos se organizaram, estão profissionalizados, fica menos complicado derrubar barreiras", comenta. Wagner Cardoso também destaca que os grandes trunfos da nova Copa Clio são o custo acessível, o fato de não descaracterizar o carro e a formação de um calendário interessante.
A reestruturação do campeonato também provocou mudanças na parte técnica. Agora, os pilotos vão acelerar com um novo motor, o Performance. "Nos testes não deu para ter muita noção do que ele é capaz, pareceu perder um pouco de velocidade, mas não dá para tirar conclusões porque era só o início de um trabalho. O que nós temos certeza é que no geral ele é bem parecido com o anterior e as pessoas que estão cuidando dos propulsores são muito competentes e responsáveis, é o que importa", analisa Wagner Cardoso.
Os treinos para a primeira etapa da Copa Clio começam nesta sexta-feira (9). A tomada de tempo será no sábado (10) e a corrida no domingo (11), às 13h00. A prova será transmitida em VT pelo Sportv. No ano passado, o piloto Wagner Cardoso chegou a liderar a prova, mas acabou rodando quando ocupava a primeira posição. "Sempre gostei de andar em Curitiba. É um circuito complicado para acertar o carro, mas temos uma boa receita, que deve nos colocar na frente outra vez", revela o piloto, que tem patrocinio pessoal do CNA e das lojas Uno & Due. Neste fim de semana a Copa Clio divide o autódromo e as atenções do público e da mídia com um dos maiores eventos do automobilismo internacional, o Campeonato Mundial de Turismo (WTCC), que abre a temporada no Brasil.
Dinho Leme Comunicação
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