O Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC) da FIA 2007 começou exatamente da mesma forma que o final da última temporada: Jörg Müller (ALE) da Equipe BMW Alemanha venceu a primeira corrida do ano neste fim de semana.
Na segunda corrida na pista de 3,695 km, outro piloto da BMW foi o centro das atenções: Farfus fez o público brasileiro vibrar ao conquistar a vitória. Priaulx terminou em segundo lugar novamente e Müller ficou em terceiro. Pela primeira vez na história do WTCC, a BMW ocupou todos os seis lugares disponíveis no pódio. Com 16 pontos cada, Müller, Farfus e Priaulx compartilham a liderança do Campeonato de Pilotos após as primeiras duas rodadas. No Campeonato de Marcas, a BMW conta com 36 pontos, 15 pontos à frente da SEAT, que está em segundo lugar.
A primeira corrida começou com uma novidade: pela primeira vez na história do WTCC, a prova teve uma largada "em movimento". Embora um posterior acidente na primeira curva tenha eliminado quatro pilotos, os pilotos da BMW saíram-se bem no novo desafio. Tendo largado em segundo lugar, Farfus conquistou de Müller a liderança. Entretanto, antes de iniciar a primeira volta, o piloto de 37 anos iniciou um bem sucedido contra-ataque e ultrapassou o herói local. Zanardi também fez uma largada impressionante. Ele saltou da décima posição para a sétima. Por outro lado, seu colega de equipe, Félix Porteiro (ESP), perdeu quatro posições e saiu da primeira curva em oitavo lugar.
Para poder resgatar todos os carros envolvidos na colisão inicial, o Carro de Segurança assumiu o controle da corrida até o final da quinta volta. Após o reinício da prova, o trio de pilotos da BMW disputou o título de forma emocionante. Primeiro, Müller conseguiu abrir uma vantagem sobre Priaulx. Ao longo da corrida, porém, Priaulx virou o jogo. O bicampeão mundial foi se aproximando a cada volta, enquanto Farfus perdia contato com seus colegas de marca. Mesmo assim, a ordem permaneceu inalterada até a bandeirada final e Müller comemorou sua oitava vitória no WTCC. O novato Porteiro foi parar na caixa de brita depois de uma freada errada e saiu da prova na volta de número 12. Zanardi defendeu a sétima posição até o fim, garantindo desta forma uma posição na fila dianteira do grid de largada para a segunda corrida.
Entretanto, o piloto de 40 anos não teve sorte na largada parada. Ao entrar na primeira curva, Zanardi foi empurrado para fora por Robert Huff (GBR) da Chevrolet, perdendo valiosas posições. Ele voltou à corrida em quinto lugar, logo à frente de Priaulx e Müller, que haviam conquistado ambos uma posição. Farfus começou ainda melhor: da sexta posição, o piloto de 23 anos saltou para o segundo lugar. Na terceira volta ele iniciou um ataque ao líder, Yvan Muller (SEAT, FRA), e conquistou a liderança.
Atrás de Farfus, os pilotos Priaulx/Müller perseguiram-se de forma impressionante ao longo do circuito, primeiro, ambos ultrapassaram Zanardi na volta de número 2, e em seguida Tom Coronel (SEAT, HOL), Gabriele Tarquini (SEAT, ITA) e Muller. Na etapa final da corrida os dois pilotos da BMW participaram de outro duelo emocionante. Priaulx saiu-se melhor desta vez e cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Müller ficou em terceiro. Na dianteira, Farfus foi melhorando o seu tempo a cada volta. Depois de 14 voltas, ele cruzou a linha de chegada com um intervalo de 4,378 segundos em relação a Priaulx. Apesar de sua má sorte no início, o espírito de luta de Zanardi foi recompensado com o sexto lugar e três pontos. Seu colega de equipe Porteiro, porém, terminou a etapa de Curitiba de mãos vazias. Após a volta de apresentação ele teve que voltar aos boxes devido a um problema na caixa de câmbio, resultado de sua saída da pista na primeira corrida. Porteiro não pode participar da segunda corrida.
Reações:
Augusto Farfus (Equipe BMW Alemanha):
"Meu objetivo era marcar pontos durante minha primeira corrida pela BMW. Foi o que consegui ao subir ao pódio ao final da corrida número um. Mas agora aqui estou, vencedor da segunda corrida. Isto é inacreditável. Fizemos muitos testes no inverno. Mas não é possível simular uma situação de corrida. Portanto, era importante que eu conhecesse o carro em condições de corrida.
Jörg Müller (Equipe BMW Alemanha):
"No ano passado lutei um pouco no início da temporada e perdi muitos pontos na batalha pelo título. Desta vez me saí melhor. Ao longo das primeiras voltas da primeira corrida consegui abrir uma vantagem sobre o Andy. Perto do final, porém, ele aproximou-se cada vez mais e me pressionou. Por isso que fiquei muito feliz ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Este é um resultado fantástico para a Equipe BMW Alemanha. Na segunda corrida, mais uma vez travei uma batalha justa e emocionante com Andy. Pare ele, Augusto e eu a temporada começará novamente em Zandvoort, já que cada um tem 16 pontos."
Andy Priaulx (Equipe BMW Reino Unido):
"No início da primeira corrida meu carro não estava tão veloz quanto o de Jörg. Mas eu comecei a ganhar terreno e tivemos uma boa disputa. Na segunda corrida aconteceu a mesma coisa. Estou satisfeito com este resultado, já que tivemos alguns problemas ao longo do fim de semana. Realmente tirei o máximo de meu carro durante as corridas. A competição na temporada de 2007 será extremamente acirrada. Estou pronto para assumir o desafio."
Curitiba - Estatísticas e resultados:
Circuito / Data: Autódromo Internacional de Curitiba / 11 de março de 2007
Volta / Distância da corrida: 3,695 km / 51,73 km (14 voltas)
Pole position em 2007: Jörg Müller (Equipe BMW Alemanha), 1:24,769 minutos
Vencedores em 2007 - Corrida 1: Jörg Müller (Equipe BMW Alemanha)
Corrida 2: Augusto Farfus (Equipe BMW Alemanha)
Volta mais rápida em 2007 - Corrida 1: Jörg Müller (BMW, 1:25,469 minutos)
Corrida 2: Jörg Müller (BMW, 1:25,914 minutos)
Campeonato de Pilotos: 1º Müller (16 pontos), 1º Farfus (16), 3º Priaulx (16), 4º Tarquini (9), 5º Muller (6), 6º Zanardi (5), 7º Huff (4), 8º Coronel (4), Rangoni (1).
Campeonato de Marcas:
1º BMW (36), 2º SEAT (21), 3º Chevrolet (9), 4º Alfa Romeo(5).
Calendário de corridas:
11 de março – Curitiba (BRA), 6 de maio – Zandvoort (HOL), 20 de maio – Valencia (ESP), 3 de junho – Pau (FRA), 17 de junho – Brno (Rep. TCH), 8 de julho – Porto (POR), 29 de julho – Anderstorp (SUE), 26 de agosto – Oschersleben (ALE), 23 de setembro – Brands Hatch (GBR), 7 de outubro – Monza (ITA), 18 de novembro – Macau (CHINA).
Diante de 33.000 espectadores presentes no "Autódromo Internacional de Curitiba", ele aproveitou muito bem sua pole position e, desta forma, repetiu seu triunfo do final da temporada de 2006 em Macau (CHINA). O atual campeão mundial, Andy Priaulx (Equipe BMW Reino Unido) e o colega de equipe de Muller, Augusto Farfus (BRA), em segundo e terceiro lugares respectivamente, completaram o início de temporada perfeito para as equipes nacionais da BMW.
Na segunda corrida na pista de 3,695 km, outro piloto da BMW foi o centro das atenções: Farfus fez o público brasileiro vibrar ao conquistar a vitória. Priaulx terminou em segundo lugar novamente e Müller ficou em terceiro. Pela primeira vez na história do WTCC, a BMW ocupou todos os seis lugares disponíveis no pódio. Com 16 pontos cada, Müller, Farfus e Priaulx compartilham a liderança do Campeonato de Pilotos após as primeiras duas rodadas. No Campeonato de Marcas, a BMW conta com 36 pontos, 15 pontos à frente da SEAT, que está em segundo lugar.
A primeira corrida começou com uma novidade: pela primeira vez na história do WTCC, a prova teve uma largada "em movimento". Embora um posterior acidente na primeira curva tenha eliminado quatro pilotos, os pilotos da BMW saíram-se bem no novo desafio. Tendo largado em segundo lugar, Farfus conquistou de Müller a liderança. Entretanto, antes de iniciar a primeira volta, o piloto de 37 anos iniciou um bem sucedido contra-ataque e ultrapassou o herói local. Zanardi também fez uma largada impressionante. Ele saltou da décima posição para a sétima. Por outro lado, seu colega de equipe, Félix Porteiro (ESP), perdeu quatro posições e saiu da primeira curva em oitavo lugar.
Para poder resgatar todos os carros envolvidos na colisão inicial, o Carro de Segurança assumiu o controle da corrida até o final da quinta volta. Após o reinício da prova, o trio de pilotos da BMW disputou o título de forma emocionante. Primeiro, Müller conseguiu abrir uma vantagem sobre Priaulx. Ao longo da corrida, porém, Priaulx virou o jogo. O bicampeão mundial foi se aproximando a cada volta, enquanto Farfus perdia contato com seus colegas de marca. Mesmo assim, a ordem permaneceu inalterada até a bandeirada final e Müller comemorou sua oitava vitória no WTCC. O novato Porteiro foi parar na caixa de brita depois de uma freada errada e saiu da prova na volta de número 12. Zanardi defendeu a sétima posição até o fim, garantindo desta forma uma posição na fila dianteira do grid de largada para a segunda corrida.
Entretanto, o piloto de 40 anos não teve sorte na largada parada. Ao entrar na primeira curva, Zanardi foi empurrado para fora por Robert Huff (GBR) da Chevrolet, perdendo valiosas posições. Ele voltou à corrida em quinto lugar, logo à frente de Priaulx e Müller, que haviam conquistado ambos uma posição. Farfus começou ainda melhor: da sexta posição, o piloto de 23 anos saltou para o segundo lugar. Na terceira volta ele iniciou um ataque ao líder, Yvan Muller (SEAT, FRA), e conquistou a liderança.
Atrás de Farfus, os pilotos Priaulx/Müller perseguiram-se de forma impressionante ao longo do circuito, primeiro, ambos ultrapassaram Zanardi na volta de número 2, e em seguida Tom Coronel (SEAT, HOL), Gabriele Tarquini (SEAT, ITA) e Muller. Na etapa final da corrida os dois pilotos da BMW participaram de outro duelo emocionante. Priaulx saiu-se melhor desta vez e cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Müller ficou em terceiro. Na dianteira, Farfus foi melhorando o seu tempo a cada volta. Depois de 14 voltas, ele cruzou a linha de chegada com um intervalo de 4,378 segundos em relação a Priaulx. Apesar de sua má sorte no início, o espírito de luta de Zanardi foi recompensado com o sexto lugar e três pontos. Seu colega de equipe Porteiro, porém, terminou a etapa de Curitiba de mãos vazias. Após a volta de apresentação ele teve que voltar aos boxes devido a um problema na caixa de câmbio, resultado de sua saída da pista na primeira corrida. Porteiro não pode participar da segunda corrida.
Reações:
Augusto Farfus (Equipe BMW Alemanha):
"Meu objetivo era marcar pontos durante minha primeira corrida pela BMW. Foi o que consegui ao subir ao pódio ao final da corrida número um. Mas agora aqui estou, vencedor da segunda corrida. Isto é inacreditável. Fizemos muitos testes no inverno. Mas não é possível simular uma situação de corrida. Portanto, era importante que eu conhecesse o carro em condições de corrida.
Cada vez conheço mais o carro. O apoio entusiasmado dos fãs brasileiros realmente serviu de estímulo. Não é sempre que você os espectadores fazendo uma "Ola" antes do início de uma corrida do WTCC. Foi um excelente começo para nós."
Jörg Müller (Equipe BMW Alemanha):
"No ano passado lutei um pouco no início da temporada e perdi muitos pontos na batalha pelo título. Desta vez me saí melhor. Ao longo das primeiras voltas da primeira corrida consegui abrir uma vantagem sobre o Andy. Perto do final, porém, ele aproximou-se cada vez mais e me pressionou. Por isso que fiquei muito feliz ao cruzar a linha de chegada em primeiro lugar. Este é um resultado fantástico para a Equipe BMW Alemanha. Na segunda corrida, mais uma vez travei uma batalha justa e emocionante com Andy. Pare ele, Augusto e eu a temporada começará novamente em Zandvoort, já que cada um tem 16 pontos."
Andy Priaulx (Equipe BMW Reino Unido):
"No início da primeira corrida meu carro não estava tão veloz quanto o de Jörg. Mas eu comecei a ganhar terreno e tivemos uma boa disputa. Na segunda corrida aconteceu a mesma coisa. Estou satisfeito com este resultado, já que tivemos alguns problemas ao longo do fim de semana. Realmente tirei o máximo de meu carro durante as corridas. A competição na temporada de 2007 será extremamente acirrada. Estou pronto para assumir o desafio."
Curitiba - Estatísticas e resultados:
Circuito / Data: Autódromo Internacional de Curitiba / 11 de março de 2007
Volta / Distância da corrida: 3,695 km / 51,73 km (14 voltas)
Pole position em 2007: Jörg Müller (Equipe BMW Alemanha), 1:24,769 minutos
Vencedores em 2007 - Corrida 1: Jörg Müller (Equipe BMW Alemanha)
Corrida 2: Augusto Farfus (Equipe BMW Alemanha)
Volta mais rápida em 2007 - Corrida 1: Jörg Müller (BMW, 1:25,469 minutos)
Corrida 2: Jörg Müller (BMW, 1:25,914 minutos)
Campeonato de Pilotos: 1º Müller (16 pontos), 1º Farfus (16), 3º Priaulx (16), 4º Tarquini (9), 5º Muller (6), 6º Zanardi (5), 7º Huff (4), 8º Coronel (4), Rangoni (1).
Campeonato de Marcas:
1º BMW (36), 2º SEAT (21), 3º Chevrolet (9), 4º Alfa Romeo(5).
Calendário de corridas:
11 de março – Curitiba (BRA), 6 de maio – Zandvoort (HOL), 20 de maio – Valencia (ESP), 3 de junho – Pau (FRA), 17 de junho – Brno (Rep. TCH), 8 de julho – Porto (POR), 29 de julho – Anderstorp (SUE), 26 de agosto – Oschersleben (ALE), 23 de setembro – Brands Hatch (GBR), 7 de outubro – Monza (ITA), 18 de novembro – Macau (CHINA).
Nenhum comentário:
Postar um comentário