A corrida começou com um acidente ainda na primeira volta, quando o paulista Jonatas Borlenghi (Volkswagen), que vinha em quarto, bateu no catarinense Luis Zappelini (Ford Racing Trucks/DF Motorsport), que estava logo a sua frente. "É incrível como tem piloto que não usa a cabeça e acha que pode ganhar a corrida ainda na primeira volta. Tinha caminhão para brigar entre os três primeiros e o sonho acabou na metade da volta!", reclamou o representante de Lages. Com o acidente, ambos abandonaram.
Ainda na volta inicial o paranaense Pedro Muffatto (Sacania) atingiu o sorocabano Djalma Fogaça (Ford Racing Trucks/DF Motorsport), que foi obrigado a se dirigir aos boxes para reparos. "Acho que todo mundo ficou louco por ficar tanto tempo sem correr. Levar uma batida ainda na primeira volta!", exclamou Fogaça. "Ainda bem que o nosso Ford cargo é muito resistente e agüentou chegar até o final. Se tudo corresse normalmente, tenho certeza que colocaríamos três Ford entre os cinco primeiros", acredita o "Caipira Voador", que está comemorando 25 anos de automobilismo e ainda terminou a competição na nona posição.
Os acidentes ocasionaram bandeirada amarela em todo o circuito, e a prova sofreu a intervenção do Pace Truck. Na segunda volta após a relargada foi a vez do sorocabano Vinicius Ramires (Mercedes-Benz) levar um toque do paulista Roberval Andrade (Scania) e ao mesmo tempo o paranaense Fabiano Brito (Volvo) levar batida de Muffatto. Ramires bateu forte nas proteções, enquanto Brito desistiu no acostamento.
Após a bandeirada amarela programada, na 12ª volta, Piquet mantinha a liderança, seguido de perto de Beto Monteiro. Nas últimas voltas o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz) forçou ultrapassagem sobre Roberval e ambos saíram da pista. Melhor para o paulista Renato Martins (Volkswagen), que assumiu a terceira posição, seguido de Cirino e Andrade. "Foi uma batalha dura com o filho do homem", contou Beto Monteiro, lembrando que Geraldo é filho do tricampeão mundial de Fórmula 1 Nelson Piquet. "Eu chegava nele nas curvas mais lentas e nas freadas, justamente aonde o motor não tem tanta influência como nas retas e contorno de curvas rápidas. Este resultado nos deu mais ânimo para brigarmos pelo título neste ano de comemorações para a Ford", apontava o vice-líder do certame, mostrando que o seu numeral é comemorativo dos 50 anos da Ford Caminhões no Brasil.
O resultado da prova em Cascavel foi:
1º Geraldo Piquet, 27voltas em 1h01min18s923
2º Beto Monteiro, a 0s929
3º Renato Martins, a 3s133
4º Wellington Cirino, a 4s402
5º Roberval Andrade, a 13s157
6º Vignaldo Fizio, a 16s177
7º Felipe Giaffone, a 17s183
8º Débora Rodrigues, a 18s460
9º Djalma Fogaça, a 18s921
10º João Maistro, a 26s344
11º Regis Boessio, a 35s451
12º José Maria Reis, a 2 voltas
13º José Cangueiro, a 11 voltas
14º Diumar Bueno, a 22 voltas
15º Vinicius Ramires, a 25 voltas
16º Fabiano Brito, a 25 voltas
17º Pedro Muffato, a 25 voltas
A classificação do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck depois de uma etapa ficou assim:
1º Geraldo Piquet, 28 pontos
2º Beto Monteiro, 20
3º Wellington Cirino, 13
4º Renato Martins e Roberval Andrade, 12
6º Vignaldo Fizio, 8
7º Felipe Giaffone, 4
8º Débora Rodrigues, 3
9º Djalma Fogaça, 2
10º José Cangueiro e João Maistro, 1
Veja como ficou o Campeonato de Marcas:
1º Mercedes-Benz, 48
2º Ford, 22
3° Scania, 16
4º Volkwagen, 15
5º Volvo, 1
6º Iveco, 0
A Ford Racing Trucks/DF Motorsport tem o apoio de Motorcraft/ DuPont/ HDS MecPar/ 3S Rastreadores/ Kraucher/ JR Acessórios/ Mahle/ Eaton/ Cummins/ BorgWarner/ Tanksul/ Kalunga/Samsung/ Alux/ Usiparts.
fotos: Wanderley Soares
Mastermidia
J.Otazú
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