Foi a primeira vez que o brasileiro Sérgio Jimenez pôde realmente mostrar do que é capaz para os chefes de equipe da Fórmula GP2. Largando em 19ª na terceira etapa do torneio, realizada neste sábado no Circuito da Catalunha, Jimenez e sua equipe optaram pela arriscada estratégia de não fazer a parada juntamente com os demais carros do grid na terceira volta e assim pulou para a terceira posição. O paulista manteve-se no ritmo dos líderes, defendendo-se dos ataques de Bruno Senna e até abrindo certa vantagem até ser forçado a fazer sua própria parada, na 19ª volta, quando caiu para 18º. Daí para a frente, já na metade da prova, Sérgio empreendeu uma corrida de recuperação muito emocionante. Passando um a um seus rivais, na 33ª volta ele garantia a sétima posição, colocação que o coloca na primeira fila do grid neste sábado, conforme manda o regulamento que inverte a posição de largada dos oito primeiros.
O resultado deu ao piloto da equipe Racing Engineering seus primeiros pontos no torneio. O que chamou a atenção dos membros da categoria foi a maneira como Jimenez, nas seis últimas voltas, impôs cinco ultrapassagens nas seis últimas voltas – em uma pista conhecida pela dificuldade que oferece neste tipo de manobra. "Eu não esperava pontuar largando tão atrás no grid", diz Jimenez. "Essa categoria é muito competitiva e as ultrapassagens são conquistadas com muita determinação e risco. Para quem saiu em 19º, terminar em sétimo foi espetacular", comemora o estreante brasileiro.
A corrida teve um início confuso. Segundo no grid, o austríaco Andréas Zubber deixou o carro morrer, abortando a largada. Depois de uma nova formação, o alemão Timmo Glock tomou a ponta, seguido por Bruno Senna e o paulista Lucas Di Grassi. Dois acidentes iniciais – um envolvendo os brasileiros Antonio Pizzonia e Xandinho Negra, que abandonou – conturbaram as primeiras voltas e na terceira passagem o safety car entrou, fazendo praticamente todos os carros irem para o pit stop obrigatório. As exceções foram o pole e líder Glock, Jimenez e Andreas Zaugg, que permaneceram na pista apostando em outra estratégia.
Bruno Senna assumiu a ponta na 28ª volta, quando Glock foi para seu pit stop. O alemão voltou na terceira posição e conseguiu chegar em segundo depois de passar Di Grassi. Com o resultado, Glock agora é líder com 23 pontos, enquanto Bruno Senna passa a somar 15 pontos na terceira colocação. Di Grassi é o quarto (10) pontos e Jimenez, que fez seus primeiros pontos, aparece em 10º, totalizando dois pontos. A segunda prova da rodada dupla, com Sérgio Jimenez na primeira fila do grid, terá largada às 5h00 (de Brasília) deste domingo. A prova será composta de 26 voltas, ou 121 quilômetros de competição. "Se alguém me dissesse hoje pela manhã que eu iria largar na primeira fila na prova de domingo, eu acharia que ele estaria de brincadeira", diz Jimenez. "Estou muito feliz por ter conseguido isso, ainda mais aqui na Espanha, onde é tão difícil de ultrapassar. Foi mesmo uma corrida muito especial", completa Sérgio Jimenez.
Resultado da 3ª etapa da GP2:
1- Bruno Senna (BRA), Arden; 2- Timmo Glock (ALE), iSport; 3- Lucas Di Grassi (BRA), ART; 4- Roldán Rodriguez (ESP), Minardi; 5- Borja Garcia (ESP), Durango; 6- M. Aleshin (RUS), ART; 7- Sérgio Jimenez (BRA), Racing Engineering; 8) Javier Villa (ESP), Racing Engineering; 15- Antonio Pizzonia(BRA), FMS; 25- Xandinho Negrão (BRA), Minardi.
Classificação do torneio:
1- Timo Glock (ALE),iSport International, 23
2- Luca Filippi (ITA), Super Nova, 16
3- Bruno Senna (BRA), Arden International,15
4- Lucas Di Grassi (BRA), ART Grand Prix, 10
5- Nicolas Lapierre (FRA), DAMS, 8
6- Borja Garcia (ESP), Durango, 7
7- Andreas Zuber (BRN), iSport International, 6
8- Roldan Rodriguez (ESP), Minardi, 5
6- M. Aleshin (RUS), ART, 4
9- Adrian Zaugg (ZAF), Arden International, 3
10- Sérgio Jimenez (BRA), Racing Engineering, 2
- Mike Conway (ALE), Super Nova, 2
- Kazuki Nakajima (JPN), DAMS, 2
- Javier Villa (ESP), Racing Engineering, 2
Foto: Luca Bassani/RaceOne
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Press Consultoria Ltda.
Nenhum comentário:
Postar um comentário