Atualmente, os carros de luxo (acima de R$ 90 mil) correspondem a apenas 0,22% do volume comercializado por ano no Brasil. Em países desenvolvidos, como Estados Unidos, Japão e Alemanha, a participação chega a 10% do total.
Segundo estudo da consultoria internacional Roland Berger Strategy Consultants, a baixa representatividade do mercado de carros de luxo por aqui se dá por fatores como os valores pagos em impostos e taxas de importação, que são extremamente elevados. A blindagem, cada vez mais freqüente neste mercado e que aumenta ainda mais o custo do carro, também é apontada como uma das causas pela consultoria.
Além disso, o número de brasileiros com poder aquisitivo suficientemente alto para adquirir esses veículos é pequeno e, entre os que têm renda, muitos optam por adquirir veículos menos ostensivos por questões de segurança.
A análise mostra que, embora tenha baixa representatividade na frota circulante do País, o segmento apresentou crescimento de 23% nas vendas em 2006, quando comparado ao ano anterior.
Sobre a Roland Berger
Sobre a Roland Berger
Consultoria internacional com forte presença no Brasil há 30 anos, a Roland Berger Strategy Consultants foi fundada em 1967, em Munique e Milão, e presta serviços a clientes de todo o mundo. Das mil maiores companhias globais, 30% utilizam os serviços da consultoria. Com 31 escritórios em 22 países e 1.700 funcionários, a empresa realiza projetos que enfocam temas relevantes de alta gestão empresarial e possui know-how em diversos ramos, como comunicações e alta tecnologia, varejo e bens de consumo, automotivo e transportes, serviços financeiros, engenharia e construção, cimento, papel e celulose, bens de capital, serviços públicos e saúde, farmacêutica, química e petroquímica.
Patricia Santilli
Lívia Fernandes
Fernanda Amorim
Lívia Fernandes
Fernanda Amorim
RP1 Comunicação
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