Com as linhas Avantgarde, Elegance e Classic, a Mercedes-Benz oferece três modelos individuais, cuja ênfase está no conforto e na agilidade. Estão disponíveis para os clientes no Brasil os modelos C 200 K Classic, C 200 K Avantgarde e o C 280 Avantgarde.
Todas as versões do modelo compartilham a mais avançada tecnologia disponível. O melhor exemplo é o sistema AGILITY CONTROL recentemente desenvolvido com controle de amortecedores que reage a situações de direção atuais. A nova família de motores de quatro e seis cilindros oferece até 13% a mais de desempenho e um consumo de combustível até 6% menor que o do modelo antecessor.
O estilo da nova Classe C reflete a superioridade técnica dos automóveis que ostentam a estrela com linhas tensas e grandes superfícies. A pronunciada forma em cunha da extremidade frontal serve para enfatizar atributos como agilidade e desempenho. Pela primeira vez em um sedã Mercedes-Benz, a grade do radiador é utilizada como uma característica diferencial para posicionar as versões do modelo mais claramente.
Três lâminas horizontais estendidas e uma grande estrela Mercedes-Benz centralizada caracterizam o modelo AVANTGARDE como uma tradicional característica de estilo dos modelos esportivos da Mercedes-Benz. Juntamente com os acessórios esportivos de alta qualidade, esta característica enfatiza a aparência jovem e ágil do modelo.
No modelo Elegance, a Mercedes-Benz emprega uma grade de radiador tridimensional de lâminas, com um acabamento de pintura de alto brilho para acentuar outros atributos típicos da marca como conforto e luxo. O modelo Classic na nova Classe C é intencionalmente mais contido e tradicional, mas oferece as mesmas inovações técnicas das duas outras versões do modelo.
Este conceito permite aos clientes Mercedes-Benz acentuar escolhas individuais, e configurar a Classe C para adequá-la aos seus gostos pessoais e estilo de vida ainda mais enfaticamente do que antes. Todos os modelos oferecem a mesma extraordinária experiência de direção que o sedã proporciona em função de melhorias técnicas adicionais. Tanto por seu marcante conforto de longa distância como por seu manuseio dinâmico, a Classe C estabelece novos padrões em seu segmento de mercado.
No modelo Elegance, a Mercedes-Benz emprega uma grade de radiador tridimensional de lâminas, com um acabamento de pintura de alto brilho para acentuar outros atributos típicos da marca como conforto e luxo. O modelo Classic na nova Classe C é intencionalmente mais contido e tradicional, mas oferece as mesmas inovações técnicas das duas outras versões do modelo.
Este conceito permite aos clientes Mercedes-Benz acentuar escolhas individuais, e configurar a Classe C para adequá-la aos seus gostos pessoais e estilo de vida ainda mais enfaticamente do que antes. Todos os modelos oferecem a mesma extraordinária experiência de direção que o sedã proporciona em função de melhorias técnicas adicionais. Tanto por seu marcante conforto de longa distância como por seu manuseio dinâmico, a Classe C estabelece novos padrões em seu segmento de mercado.
Os amortecedores adaptam-se automaticamente à situação de direção
Ele tem um desempenho de 183 cv e gera um torque máximo de 250 Nm a partir de 2.800 rpm. Estes motores modificados melhoram consideravelmente o desempenho e o consumo de combustível dos modelos de quatro cilindros. Ao acelerar da inércia a 100 km/h, o C 200 KOMPRESSOR é 0,5 segundos mais rápido que seu antecessor. Melhorias no consumo de combustível igualmente impressionam: o consumo de combustível combinado (cidade e estrada) do C 200 KOMPRESSOR foi reduzido em cerca de 0,5 litros por cada 100 km.
Igualmente delineados e bem distribuídos, o painel de dois tons e o console central da nova Classe C formam uma unidade harmoniosa em linha com o princípio "projeto fundido a partir de um único molde". O mesmo se aplica à integração da tela colorida no centro superior do painel. Ela está perfeitamente posicionada dentro da linha de visão do motorista, mas também pode ser coberta ou embutida conforme necessidade, sem desligar o rádio, sistema de navegação ou outras unidades ligadas à tela. Se a tampa pivotante da abertura da tela for fechada, as unidades de obtenção de informações continuam a operar.
AGILITY CONTROL – Este é o termo utilizado pela Mercedes-Benz para os novos desenvolvimentos que melhoram tanto o conforto quanto a agilidade em medidas equivalentes. O pacote inclui a suspensão AGILITY CONTROL que controla as forças dos amortecedores de acordo com a situação de direção: ao dirigir normalmente com baixos impulsos dos amortecedores, as forças de amortecimento são automaticamente reduzidas para uma melhoria notável em conforto de rodagem – mas sem qualquer comprometimento na segurança de manuseio.
Ao dirigir mais dinamicamente, as forças de amortecimento máximo são acionadas e o carro efetivamente estabilizado. Agindo também no sistema de direção o AGILITY CONTROL tem uma relação de 14.5 sendo, portanto, 6% mais direta que a direção do modelo antecessor.
A Mercedes-Benz também desenvolveu o pacote ADVANCED AGILITY com um modo de direção esportiva, que será opcional a partir do final de 2007. Ele oferece ao motorista uma escolha de dois programas de mudanças: Sport e Confort. Dentro destes programas o amortecedor de cada roda tem controle eletrônico infinitamente variável. Uma direção sensível à velocidade recentemente desenvolvida com uma relação mais direta, centragem variável, e adaptação das características do acelerador e dos pontos de mudança da transmissão automática também estão incluídas no pacote.
O ADAPTIVE BRAKE é outro desenvolvimento na área da tecnologia do sistema de tração. Isto é baseado na tecnologia da Classe S e proporciona funções adicionais de apoio para uma segurança e conforto ainda maiores. Incluem, por exemplo, Assistência de Partida para gradientes ascendentes, escorvamento dos freios em situações críticas e contato leve para secar os discos de freio em condições úmidas.
Desempenho de motores superalimentados de quatro cilindros aumentado em até 13%
Com um marcante aumento de desempenho de até 13% e um aumento de cerca de 18 % no torque, os motores também fazem mais do que simplesmente sua parte para criar a vivaz natureza da nova Classe C. As unidades de quatro e seis cilindros não apenas excedem com uma poderosa resposta, mas também contribuem para um excelente conforto de rodagem do sedã com sua suavidade melhorada.
O ADAPTIVE BRAKE é outro desenvolvimento na área da tecnologia do sistema de tração. Isto é baseado na tecnologia da Classe S e proporciona funções adicionais de apoio para uma segurança e conforto ainda maiores. Incluem, por exemplo, Assistência de Partida para gradientes ascendentes, escorvamento dos freios em situações críticas e contato leve para secar os discos de freio em condições úmidas.
Desempenho de motores superalimentados de quatro cilindros aumentado em até 13%
Com um marcante aumento de desempenho de até 13% e um aumento de cerca de 18 % no torque, os motores também fazem mais do que simplesmente sua parte para criar a vivaz natureza da nova Classe C. As unidades de quatro e seis cilindros não apenas excedem com uma poderosa resposta, mas também contribuem para um excelente conforto de rodagem do sedã com sua suavidade melhorada.
A Mercedes-Benz prestou uma atenção especial ao desenvolvimento adicional dos motores de quatro cilindros. Na linha a gasolina, o desempenho do C 180 KOMPRESSOR aumentou dos anteriores 143 cv para 156 cv, com torque máximo melhorado de 220 para 230 Nm, enquanto o C 200 KOMPRESSOR desenvolve 20 cv a mais do que antes.
Ele tem um desempenho de 183 cv e gera um torque máximo de 250 Nm a partir de 2.800 rpm. Estes motores modificados melhoram consideravelmente o desempenho e o consumo de combustível dos modelos de quatro cilindros. Ao acelerar da inércia a 100 km/h, o C 200 KOMPRESSOR é 0,5 segundos mais rápido que seu antecessor. Melhorias no consumo de combustível igualmente impressionam: o consumo de combustível combinado (cidade e estrada) do C 200 KOMPRESSOR foi reduzido em cerca de 0,5 litros por cada 100 km.
Os modernos motores V-6 na linha da Classe C permanecem inalterados, com uma escolha de e unidades a gasolina que desenvolvem 231 cv (C280) e 272 cv (C350). Os modelos na nova Classe C de 4 cilindros são equipados com uma transmissão automática seqüencial de cinco velocidades enquanto os modelos V6 tem câmbio 7G-TRONIC, a única transmissão automática de sete velocidades do mundo, como equipamento de série.
As mais recentes invenções da Mercedes-Benz asseguram segurança máxima
No decurso de seu desenvolvimento, a nova Classe C passou com sucesso por mais de 100 testes de impacto, incluindo os particularmente rígidos testes de impacto da própria Mercedes-Benz, alguns dos quais vão bem além das exigências legais. Passar por estes testes é uma pré-condição para o maior dos prêmios na segurança automobilística: a estrela Mercedes-Benz.
A proteção de ocupantes é baseada em uma concha de carroçaria projetada inteligentemente e 70% da qual consiste de aço de alta resistência e ultra-alta resistência. Comparadas com a série anterior, a Mercedes-Benz aumentou as zonas de deformação ainda mais e melhorou os fluxos de energia. A estrutura da extremidade frontal da nova Classe C tem quatro níveis ativos independentes de impacto, que permitem a distribuição de forças por uma ampla área enquanto sobrepassam a célula de passageiros.
A tecnologia de segurança no interior foi complementada com os mais recentes sistemas de proteção. Dois airbags adaptivos para o motorista e passageiro dianteiro, dois airbags laterais nos respaldos dos assentos dianteiros e dois grandes airbags de janela que se estendem da coluna A à coluna C durante um impacto lateral são itens básicos de segurança em todas as novas Classe C. O motorista, passageiro dianteiro e passageiros nos assentos traseiros externos também se beneficiam dos tensionadores de cintos e limitadores de força dos cintos como equipamento normal.
Os protetores de cabeça operam pelo princípio do NECK PRO: durante uma colisão da extremidade traseira as superfícies almofadadas são empurradas para a frente em milisegundos para apoiar as cabeças do motorista e do passageiro dianteiro em um estágio inicial. Isto reduz significativamente o risco de ferimentos devido ao efeito chicote.
A Mercedes-Benz desenvolveu as flashing brake lights como ajuda fundamental para ajudar a reduzir colisões traseiras e também são equipamento de série na nova Classe C. Se o motorista precisar frear forte a velocidades maiores que 50 km/h, as luzes do freio começam a piscar rapidamente para avisar os motoristas de trás.
O PRE-SAFE® é outra característica especial do novo sedã Mercedes-Benz. Este sistema de proteção preventiva de ocupantes (equipamento opcional) está ligado a sistemas ativos de segurança como o ESP® e a Assistência de Frenagem Brake Assist, e é capaz de reconhecer manobras críticas de direção em estágio bem inicial.
Se a Classe C estiver em perigo de um impacto como resultado de um pesado subesterçamento ou superesterçamento, ou se o motorista precisar frear muito fortemente em uma situação de perigo, o PRE-SAFE® ativa certos sistemas como precaução para preparar o veículo e seus ocupantes para um impacto iminente. Assim, a fase de segurança passiva não começa quando o impacto já aconteceu, mas antes de uma colisão iminente.
O Sistema de Iluminação Inteligente (equipamento opcional) desenvolvido pela Mercedes-Benz também está disponível nesta classe de veículo pela primeira vez. Poderosos faróis bi-xenon proporcionam cinco diferentes funções de iluminação adequadas a uma direção típica e condições climáticas: modo campo, modo estrada, faróis otimizados, Sistema de Iluminação Ativa e iluminação de curvas. Mais uma importante contribuição da Mercedes-Benz para uma direção mais segura com visibilidade ruim.
Estilo interior "fundido a partir de um único molde"
Ao desenvolver o interior, os estilistas da Mercedes-Benz assumiram seu foco esportivo e incluíram instrumentos claramente delineados como podem ser encontrados em esportivos ou cupês. Aros em cor prateada, faces instrumentais pretas, marcações brancas e ponteiros laranja brilhantes combinam perfeitamente a forma com a função para uma impressão de alto valor e fácil legibilidade.
Igualmente delineados e bem distribuídos, o painel de dois tons e o console central da nova Classe C formam uma unidade harmoniosa em linha com o princípio "projeto fundido a partir de um único molde". O mesmo se aplica à integração da tela colorida no centro superior do painel. Ela está perfeitamente posicionada dentro da linha de visão do motorista, mas também pode ser coberta ou embutida conforme necessidade, sem desligar o rádio, sistema de navegação ou outras unidades ligadas à tela. Se a tampa pivotante da abertura da tela for fechada, as unidades de obtenção de informações continuam a operar.
Novo conceito de controle para maior claridade e conforto
A tela colorida central faz parte do novo conceito de controle e exibição que a nova Classe C adotou dos modelos da classe luxo da Mercedes-Benz. Sua maior vantagem é o rápido acesso às funções mais freqüentes, o que significa que o motorista não precisa reaprender, é capaz de manter hábitos familiares e se sente em casa imediatamente. Todos os elementos de controle e exibição necessários e importantes durante uma jornada estão localizados no posto de comando na proximidade imediata do motorista.
Da mesma forma, a interligação do volante multifuncional com o painel de instrumentos é uma importante pré-condição para um rápido acesso a uma ampla faixa de informações e funções na linha de visão direta do motorista. Outras funções como a obtenção de informações são mostradas pela tela no centro do painel. O motorista e passageiro dianteiro são capazes de controlar o rádio, o sistema de navegação ou telefone pelo uso de um controlador no console central, ou acessar os menus principais usando teclas de seleção direta.
Os sistemas Audio 20 (série no Brasil), Audio 50 APS e COMAND APS (opcionais) são uma linha de unidades de obtenção de informações opcionais recentemente desenvolvidas para os passageiros da Classe C. Todos eles oferecem um teclado para entrada de números telefônicos e freqüências de rádio, bem como uma interface Bluetooth que conecta por rádio o telefone celular ao sistema de mãos livres.
No sistema Audio 50 APS (opcional), a informação de orientação de rotas – uma parte dele como uma atraente exibição automática de aproximação automática de junções – é mostrada por meio de flechas na tela de exibição fixa (4.9") no painel. Uma disqueteira de 6-CDs e um sistema de controle por voz LINGUATRONIC estão disponíveis sob encomenda.
O sistema multimídia COMAND APS (opcional) oferece ainda mais funções que antes na nova Classe C. Uma nova característica é um sistema de navegação de toda a Europa, cujos dados estão armazenados em um disco rígido (30 gigabytes). Os mapas de alta resolução são mostrados por uma tela colorida (7") que pivota e desaparece embaixo de uma tampa ao toque de um botão.
Outras funções do COMAND APS incluem um servidor de música com uma memória de 4-gigabytes, um DVD-player para vídeo e áudio, e o sistema de controle por voz LINGUATRONIC que a Mercedes-Benz igualmente melhorou adicionalmente: o motorista não precisa mais soletrar os nomes de países, cidades ou estradas, mas pode verbalizá-los como palavras completas. O sistema de controle por foz é igualmente conveniente ao selecionar estações de rádio ou entradas no diretório telefônico.
A Classe C é o maior sucesso de vendas na linha Mercedes-Benz
O novo sedã Classe C substitui uma série de modelos dos quais mais de 1,4 milhões de unidades foram vendidas desde o ano 2000. Ao todo, a Mercedes-Benz comercializou mais dois milhões de modelos sedãs, tourings e sportcoupés da Classe C anterior a clientes em todo o mundo. Esse fato torna a Classe C o maior sucesso de vendas na linha de automóveis da Mercedes-Benz.
Gilberto Dos Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário