Felipe Massa (Ferrari) conquistou hoje no circuito francês de Magny-Cours o terceiro triunfo da época no Mundial de Fórmula 1 e subiu à liderança do campeonato, algo que um piloto brasileiro não conseguia desde 1993.
O legendário e já falecido Ayrton Senna da Silva foi o último brasileiro a comandar o mundial de pilotos da categoria rainha do automobilismo, agora secundado por Felipe Massa, após o oitavo triunfo na sua carreira.
A prova foi totalmente dominada pela Ferrari, com o finlandês campeão do Mundo Kimi Raikkonen a terminar em segundo a 17,9 segundos de Massa e o italiano Jarno Truli (Toyota), que não pisava o pódio desde o Grande Prémio de Espanha de 2005, a terminar em terceiro a 28,2.
Raikkonen liderou até meio da prova, mas um problema no escape foi bem aproveitado por Massa para novo triunfo e ascensão ao comando do mundial, agora com 48 pontos, mais dois do que o destronado polaco Robert Kubica (BMW Sauber) e cinco que o finlandês colega de equipa.
Kubica, que tinha ascendido à liderança do campeonato após a vitória no Canadá, a primeira na sua carreira, não foi além do quinto lugar, a 30,5 segundos, atrás do finlandês Heikki Kovalainen (McLaren Mercedes), a 28,9.
Mark Webber (Red Bull Renault), Nelson Piquet Jr. (Renault), que conquistou os primeiros pontos da época, Fernando Alonso (Renault), David Coulthard (Red Bull Renault) e Lewis Hamilton (McLaren Mercedes), que, face a uma penalização de 10 lugares, partiu em 13º, classificaram-se, por esta ordem, do sexto ao 10º posto.
Face a estes resultados, a Ferrari reforçou o comando do Mundial com 91 pontos, seguida da BMW Sauber (74), McLaren Mercedes (58), Red Bull Renault (24) e Toyota (23).
fonte: PUBLICO
Nenhum comentário:
Postar um comentário