Porsche 997 GT3 Boxer de Valdeno Brito e Norberto Gresse e Dodge Viper Coupé V10 dos irmãos Fabio e Wagner Ebrahim completaram o pódio. Irmãos Fittipaldi, em quinto, conquistam seu melhor resultado na categoria
O Telefônica Speedy GT3 Brasil tem novos líderes após a quinta etapa da temporada, disputada neste sábado (14) no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília. Estreando um Ford GT V8, a dupla Xandy Negrão e Andréas Mattheis venceu pela segunda vez na temporada – a primeira vitória tinha sido conquistada em São Paulo, com o Dodge Viper Coupé V10 – e deixaram para trás na tabela de classificação o Ford GT V8 pilotado por Walter Salles e o ex-piloto de Fórmula 1 Ricardo Rosset.
“Fizemos alguns treinos de adaptação ao novo carro no início da semana, e tivemos alguns problemas de equilíbrio no início”, admitiu Mattheis. “O carro saía muito de frente, e trabalhamos durante a semana para encontrar o equilíbrio ideal. Na classificação tudo correu perfeitamente, e na corrida tivemos um carro bom o suficiente para vencer”, declarou Mattheis.
Xandy e Mattheis também contaram com a sorte para chegar em primeiro, já que o motor do Ford GT da dupla apagou completamente poucos metros depois da linha de chegada. “Se o problema tivesse ocorrido alguns metros antes, certamente não teríamos vencido. Também é preciso sorte para ganhar corridas”, admitiu Xandy Negrão.
Com este resultado, a dupla passou a somar 36 pontos na classificação geral do campeonato, e abriu oito pontos de vantagem para Salles e Rosset, que permaneceram com 28. Os agora vice-líderes, aliás, não tiveram a mesma sorte que os vencedores, e apesar de terem começado bem a etapa de Brasília, abandonaram com problemas no motor na quarta passagem.
O propulsor V8 que tem feito grande sucesso no Brasil GT3 terá de ser mandado para os Estados Unidos a fim de ser concertado, mas a participação da dupla na etapa deste domingo está garantida. Pouco depois de encerrada a prova, a equipe GT Racing iniciou a troca pelo propulsor reserva.
A corrida – A quinta etapa do campeonato começou com Walter Salles assumindo a primeira posição logo na largada, depois de largar em terceiro, com uma ultrapassagem inteligente para superar Andréas Mattheis e o Ferrari F430 V8 de Cláudio Ricci (parceiro de Walter Derani). Logo após a única interrupção por safety car na prova, Salles, no entanto, recolheu o carro aos boxes na quarta volta, pois o motor já apresentava problemas.
O carro de segurança foi acionado para que o Lamborghini Gallardo V10 de Paulo Bonifácio e Ingo Hoffmann fosse retirado da área de escape na entrada da reta dos boxes. Boni escapou sozinho quando tentava se defender de Fábio Ebrahim, e perdeu a chance de assumir a vice-liderança do campeonato.
Na relargada, Mattheis chegou a ser ultrapassado pelo Viper V10 de Elias Jr. (parceiro de Leonardo Burti), que abandonou no quinto giro também por problemas mecânicos. Apesar de ter durado pouco, esta foi a primeira vez que Elias, campeão da Copa Renault Clio em 2003, ocupou a liderança de uma corrida na GT3.
O grande nome do início da prova foi o gaúcho Cláudio Ricci (parceiro de Rafael Derani), único piloto na pista a conseguir acompanhar de perto o ritmo dos Ford GT. Com uma ultrapassagem sobre o Porsche 997 GT3 Boxer de Norberto Gresse (Valdeno Brito), ele assumiu a vice-liderança da prova na sexta volta, e chegou a descontar parte da vantagem de 3s120 mantida por Mattheis naquele momento. Duas voltas depois, no entanto, o líder respondeu e a diferença entre eles se manteve estável em cerca de 5s, até a parada para troca de pilotos.
No segundo grupo, Xandy Negrão não deu chances para Valdeno Brito, que conseguiu se firmar na segunda posição. “Este segundo lugar foi mais do Betinho (Gresse) do que meu, já que ele me entregou o carro em uma boa posição e com os pneus em bom estado”, admitiu Valdeno, que, a exemplo de seu companheiro de equipe nesta prova, também corre na Stock Car. O segundo lugar da dupla, aliás, representou a melhor posição de chegada do Porsche 997 GT3 Boxer neste ano.
Fittipaldis fazem boa corrida – Os irmãos Emerson e Wilson Fittipaldi, com o outro Porsche da equipe WB Motorsport, também conquistaram em Brasília seu melhor resultado na categoria. Quintos colocados, eles completaram boa corrida de recuperação e mostraram porque deram início a um dos clãs mais vitoriosos do automobilismo brasileiro.
Na parte final da prova, Emerson travou belo duelo com Rafael Derani e Antonio Jorge Neto. O bicampeão mundial de F-1 chegou a travar as rodas nas freadas várias vezes e recebeu a bandeirada a apenas 0s6 da quarta posição, que foi definida em favor de Neto na penúltima volta. A quinta posição representou, também, a conquista dos primeiros pontos para os irmãos Fittipaldi no campeonato. O resultado completo da quinta etapa do Telefônica Speedy GT3 Brasil foi o seguinte:
1º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), 28 voltas em 1:01:03.427 (média de 150.64 km/h)
2º) N.Gresse/V.Brito (P9, SP/PB), a 5.889
3º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), a 28.235
4º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), a 41.543
5º) E.Fittipaldi/W.Fittipaldi (P9, SP/SP), a 42.152
6º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), a 49.027
7º) T.Marques/A.Feldmann (LG, PR/PR), a 1:12.015
8º) M.Hahn/A.Khodair (F4, SP/SP), a 1:18.411
9º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), a 1 volta
10º) S.Cunha/L.Garcia (F4, DF/DF), a 5 voltas
11º) A.Mazzochi/M.Stumpf (VC, RS/RS), a 13 voltas
12º) E.Nascimento/L.Burti (VC, RJ/SP), a 23 voltas
13º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), a 24 voltas
14º) P.Bonifacio/I.Hoffmann (LG, SP/PR), a 27 voltas
LEGENDA
FG – Ford GT V8
P9 – Porsche 997 GT3 Cup S Boxer
VC – Viper Competition Coupé V10
LG – Lamborghini Gallardo V10
F4 – Ferrari F430 V8
Melhor Volta: A.Mattheis/X.Negrão, 1:58.156
Passadas as cinco primeiras etapas, a classificação do campeonato ficou assim:
1) Xandy Negrão/Andreas Mattheis, 36
2) Walter Salles Jr/Ricardo Rosset, 28
3) Paulo Bonifácio/Ingo Hoffmann, 24
4) Cláudio Ricci/Rafael Derani, 19
5) Wagner Ebrahim/Fábio Ebrahim, 16
6) Alceu Feldmann/Thiago Marques, 13
7) Renato Cattalini/Antonio Jorge Neto, 13
8) Giuliano Losacco/Walter Derani, 11
9) Matheus Stumpf, 11
10) Norberto Gresse, 10
11) Ramon Matias/Valdeno Brito, 9
13) Elias Nascimento Jr/Leonardo Burti, 4
Wilson Fittipaldi/Emerson Fittipaldi, 4
Allam Khodair/Marcelo Hahn, 4
16) Abramo Mazzochi, 2
17) Otavio Mesquita, 2
18) Antônio Hermann, 1
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda
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