A função da bateria é fornecer energia ao motor de partida e ao sistema de ignição do automóvel, além de alimentar todo o sistema elétrico do veículo quando o motor está em marcha lenta ou desligado. A durabilidade de uma bateria depende da qualidade do produto e também do cuidado do motorista com o veículo. Se a bateria for de boa qualidade e o veículo passar por manutenções preventivas, ela pode durar até cinco anos ou mais. Pensando nisso, a Bosch fornece algumas orientações para aumentar a durabilidade deste componente.
A primeira orientação é garantir que o sistema elétrico do veículo esteja em boas condições, nas especificações determinadas pelo fabricante e, especialmente, que seja compatível com a capacidade do alternador. A durabilidade da bateria está diretamente ligada ao bom desempenho do alternador. Quando este componente apresenta problemas e não gera a energia necessária para o veículo, automaticamente é a energia da bateria que passa a ser consumida, o que compromete sua vida útil.
Outro componente do veículo fundamental para a durabilidade da bateria é o regulador de tensão. Quando a tensão está abaixo da especificada, não há plena carga da bateria. Por outro lado, se a tensão regulada for maior do que a especificada pode haver aquecimento da bateria, o que, da mesma maneira, compromete sua vida útil. Desta forma, a Bosch recomenda que sejam feitos check-ups da parte elétrica do veículo regularmente.
O motorista também deve evitar descargas profundas da bateria, como, por exemplo, esquecer os faróis ligados. Outra orientação é não deixar o veículo por vários dias sem funcionamento, pois, mesmo com o carro sem funcionar, a bateria continua perdendo carga. Neste caso, um disparo ocasional do alarme, por exemplo, poderá descarregar a energia da bateria e deixar o motorista “na mão” ao dar a partida no veículo. Caso haja necessidade de deixar o veículo parado, uma boa saída é desligar os contatos da bateria até que o carro seja utilizado novamente.
Por ser um dispositivo que funciona a partir de reações químicas, a bateria também sofre muitas influências das variações climáticas. Temperaturas muito altas aceleram o desgaste de seus componentes, mas é no frio que o consumidor deve ter cuidado redobrado. As temperaturas baixas causam contração dos componentes metálicos do motor, o que torna a partida mais difícil e, conseqüentemente, há mais consumo da energia da bateria. Portanto, o frio é a melhor época para checar se a bateria está em boas condições.
No momento da troca, a Bosch recomenda que a bateria velha seja entregue ao revendedor ou oficina. A empresa possui o Programa Bosch ECO, que envolve revendedores e oficinas e, por meio do qual, todas as baterias são destinadas para a reciclagem, e o chumbo, seu principal componente, é reutilizado para a fabricação de novas baterias, preservando o meio ambiente.
Seguindo estas orientações, é possível garantir um desempenho prolongado da bateria do veículo, bem como de outros componentes, gerando economia e segurança.
O Grupo Bosch em resumo
O Grupo Bosch é líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços. Em 2007, seus cerca de 271 mil colaboradores contribuíram para gerar um faturamento de 46,3 bilhões de euros nos setores de tecnologia automotiva, tecnologia industrial, bens de consumo e tecnologia de construção. O Grupo Bosch é composto pela Robert Bosch GmbH e suas mais de 300 subsidiárias e empresas regionais presentes em cerca de 50 países. Esta rede mundial de desenvolvimento, produção e distribuição é a base para continuidade do crescimento. Em 2007 a Bosch investiu 3 bilhões de euros em pesquisa e desenvolvimento, o que resultou em mais de 3.000 patentes em todo o mundo. A empresa foi fundada em Stuttgart, em 1886, por Robert Bosch (1861-1942) como Oficina de Mecânica Fina e Eletrotécnica.
A estrutura acionária diferenciada da Robert Bosch GmbH garante a autonomia empresarial do Grupo Bosch, o que torna possível o planejamento de longo prazo e a antecipação de importantes investimentos para garantir a segurança da empresa no futuro. Noventa e dois por cento das cotas do capital da Robert Bosch GmbH pertencem à Robert Bosch Stiftung GmbH (Fundação Robert Bosch), instituição sem fins lucrativos. A maioria dos direitos de votos pertence à Robert Bosch Industrietreuhand KG, responsável pela gestão empresarial do Grupo. As cotas remanescentes do capital pertencem à Família Bosch e à Robert Bosch GmbH. Para mais informações, visite o site: www.bosch.com.br
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Renata Taffarello
Nenhum comentário:
Postar um comentário