COMPRE AGORA

sexta-feira, junho 13, 2008

TREINOS LIVRES PARA OS 500 KM DE SÃO PAULO COMEÇAM NESTA SEXTA-FEIRA

Prova está completando 50 anos de história com grid cheio em Interlagos.

Na mesma corrida, um chefe de equipe da Stock Car, um campeão mundial de kart, pai e filha, um campeão da Stock Car, um ex-piloto de testes da Fórmula 1, todos dividindo espaço na pista por quase quatro horas, numa das provas mais tradicionais do automobilismo no Brasil. Esta mistura, tanto de pilotos quanto de carros, é marca consagrada dos 500 km de São Paulo, evento que realiza sua 26ª edição neste domingo (15), às 13h00, em Interlagos (SP), completando 50 anos de uma história que começou em 1957, com vitória de Celso Lara Barberis, hoje nome de rua no bairro de Interlagos e ainda recordista de conquistas no evento (foram três, no total).

Durante todo este tempo, passaram pela prova nomes como Emerson Fittipaldi, Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Fritz D’Orey, José Carlos Pace, Luiz Pereira Bueno e Chico Landi, que escreveram capítulos importantes dos 500 km de São Paulo numa fase em que as corridas de longa duração construíam seus espaços no Brasil, seguindo um modelo de disputa de muito sucesso fora do país. Os treinos livres para a corrida de 2008 começam nesta sexta-feira (13) a partir das 12h00. No autódromo, a véspera do início das atividades foi marcada por movimentação intensa com chegada dos carros Maserati, Ferrari, Porsche, Mitsubishi, Audi, BMW, entre outros.

A notícia mais importante do dia foi a confirmação da participação de Max Wilson, ex-piloto de testes da equipe Williams na Fórmula 1, que vai correr com um Porsche 911 GT3 RSR ao lado de Marcel Visconde. A expectativa em torno do piloto não é apenas em função de seu currículo internacional, mas principalmente pelo fato dele ser um vencedor dos 500 km de São Paulo: ganhou a edição de 2002, também com um Porsche, ao lado de Paulo Bonifácio e Dener Pires. A marca, aliás, é a segunda maior vencedora da prova, com quatro conquistas. Só perde para a Maserati, que soma cinco vitórias em 25 provas.

Outro nome de destaque na relação de inscritos é Fabio Sotto Mayor, campeão da Stock Car em 1988, que vai dividir a pilotagem de uma BMW M3 com Henry Visconde. Por falar na principal categoria de turismo nacional, outro garantido é Aloysio Andrade Filho, dono da equipe Nascar, que vai correr com Ciro Aliperti Jr. Na edição passada dos 500 km de São Paulo, em 2006, a dupla colocou seu protótipo na pole position. As inscrições ainda estão abertas e a expectativa do Automóvel Clube Paulista, promotor do evento, é chegar próximo ao número de 50 carros no grid para a largada no domingo.

Todos os vencedores em Interlagos:

1ª edição - 07/09/1957

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)

Carro: Maserati Corvette - 4500cc

154 voltas em 3h46min27s2 (média de 132,610 km/h)



2ª edição - 07/09/1958

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Fritz D´Orey (RJ)

Carro: Ferrari Corvette - 4500cc

154 voltas em 3h33min00s8 (média de 140,977 km/h)



3ª edição - 07/09/1959

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)

Carro: Maserati 300S - 3000cc

154 voltas em 3h28min18s2 (média de 144,165 km/h)



4ª edição - 07/09/1961

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Celso Lara Barberis (SP)/Ruggero Peruzzo (SP)/Emílio Zambello (SP)

Carro: Maserati 450S - 4500cc

154 voltas em 3h27min45s2 (média de 144,546 km/h)



5ª edição - 07/09/1962

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Roberto Galucci (SP)

Carro: Maserati Corvette - 4500cc

154 voltas em 3h19min35s3 (média de 150,460 km/h)



6ª edição - 07/09/1963

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Roberto Galucci (SP)

Carro: Maserati Corvette - 4500cc

154 voltas em 3h24min30s0 (média de 146,846 km/h)



7ª edição - 07/09/1964

(Circuito completo 7,96 metros)

Vencedor(es): J. Fernandes Martins (SP)/Ciro Caires (SP)

Carro: Abarth Simca - 2000cc

63 voltas em 4h17min58s9 (média de 117,225 km/h)



8ª edição - 31/10/1965

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Jayme Silva (SP)

Carro: Abarth Simca - 2000cc

154 voltas em 3h28min05s6 (média de 144,310 km/h)



9ª edição - 07/09/1966

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Luís Pereira Bueno (SP)

Carro: Alpine A110 Renault - 1300cc

154 voltas em 3h28min01s0 (média de 145,163 km/h)



10ª edição - 10/09/1967

(Anel externo 3,250 metros)

Vencedor(es): Totó Porto Fº (SP)

Carro: Aranae F-Vê - 1200cc

154 voltas em 3h52min07s0 (média de 129,375 km/h)



11ª edição - 11/10/1970

(Anel externo 3,207 metros)

Vencedor(es): Luís Pereira Bueno (SP)

Carro: Bino Mk II Renault - 1500cc

156 voltas em 2h56min00s0 (média de 170,554 km/h)



12ª edição - 07/09/1971

(Anel externo 3,207 metros)

Vencedor(es): Luís Pereira Bueno (SP)/Lian Duarte (SP)

Carro: Porsche 908/2 - 3000cc

156 voltas em 2h38min16s6 (média de 189,651 km/h)



13ª edição - 03/09/1972

(Anel externo 3,207 metros)

Vencedor(es): Reinhold Joest (ALE)

Carro: Porsche 908/3 - 3000cc

156 voltas em 2h25min57s6 (média de 205,655 km/h)



14ª edição - 09/09/1973

(Anel externo 3,207 metros)

Vencedor(es): Bird Clemente (SP)/Nilson Clemente (SP)

Carro: Ford Maverick - 5000cc

157 voltas em 3h17min50s0 (média de 152,704 km/h)



15ª edição - 01/09/1974

(Anel externo 3,207 metros)

Vencedor(es): Tite Catapani (SP)

Carro: Ford Maverick - 5000cc

156 voltas em 2h53min02s8 (média de 173,465 km/h)



16ª edição - 07/09/1982

(Anel externo 3,278 metros)

Vencedor(es): Luiz Alberto Pereira (SP)/Nabil Kodair (SP)

Carro: Chevrolet Opala - 4100cc

153 voltas em 2h53min05s6 (média de 173,502 km/h)



17ª edição - 08/09/1997

(Circuito completo 4,292 metros)

Vencedor(es): Antônio Hermann (SP)/André Lara Rezende (SP)

Carro: Porsche GT3 - 3600cc

116 voltas em 3h34min34s2 (média de 139,219 km/h)



18ª edição - 08/08/1999

(Circuito completo 4,292 metros)

Vencedor(es): Ney Fonseca (SP)/Antônio Chambel (SP)

Carro: Aldee Cupê VW - 2000cc

108 voltas em 3h28m52s540 (média de 133,152 km/h)



19ª edição - 27/08/2000

(Circuito completo 4,309 metros)

Vencedor(es): Ruyter Pacheco (DF)/Flávio Andrade (RJ)

Carro: Tango BMW - 2000cc

91 voltas em 3h03min59s7 (média de 127,868 km/h)



20ª edição - 26/08/2001

(Circuito completo 4,309 metros)

Vencedor(es): Ruyter Pacheco (DF)/Flávio Andrade (RJ)

Carro: Tango BMW - 2000cc

116 voltas em 3h35min59s0 (média de 138,856 km/h)



21ª edição - 27/08/2002

(Circuito completo 4,309 metros)

Vencedor(es): Paulo Bonifácio (SP)/Dener Pires (SP)/Max Wilson (SP)

Carro: Porsche GT3 - 3600cc

116 voltas em 3h29min20s17 (média de 143,265 km/h)



22ª edição - 01/09/2003

(Circuito completo 4,309 metros)

Vencedor(es): Alcides Diniz (SP)/Paulo Gomes (SP)/Pedro Gomes (SP)

Carro: Mercedes-Benz CLK

116 voltas em 3h22min34s028 (média de 148,053 km/h)



23ª edição - 04/07/2004

(Circuito completo 4,309 metros)

Vencedor(es): Guto Negrão (SP)/Xandy Negrão (SP)

Carro: Audi TT DTM

117 voltas em 3h15min02s206 (média de 154,691 km/h)



24ª edição - 31/07/2005

(Circuito completo 4,309 metros)

Vencedor(es): Federico Canepa (SP)/Charles Rothschield (SP)/Álvaro Águia Nt. (SP)

Carro: Protótipo Spyder - 2000cc

117 voltas em 3h45min31s522 (média de 134,128 km/h)



25ª edição - 30/07/2006

(Circuito completo 4,309 metros)

Vencedor(es): Lucas Molo (RJ)/Nelson Silva Jr. (RJ)

Carro: Ferrari 550 GT

117 voltas em 3h35min13s486 (média de 153,043 km/h)



A programação em Interlagos:

Sexta-feira (13/06)

12h00 - 13h00 1º Treino Livre 500 km

13h30 - 14h00 1º Treino Livre Carros Antigos

14h15 - 15h15 2º Treino Livre 500 km

16h15 - 17h15 3º Treino Livre 500 km

Sábado (14/06)

09h00 - 10h00 4º Treino Livre 500 km

10h15 - 10h45 Treino Festival Comolatti Regularidade

11h00 - 11h30 2º Treino Livre Carros Antigos

11h45 - 12h45 5º Treino Livre 500 km

13h00 - 13h30 Treino Festival Reg. Antigos / Rod

13h45 - 14h15 Classificação Carros Antigos

14h30 - 15h00 Classificação I e III 500 km

15h15 - 15h45 Classificação II e IV 500 km

16h00 - 16h30 Treino Festival Regularidade Nomais

16h45 - 17h15 Treino Festival Regularidade Nomais

Domingo (15/06)

09h00 - 09h20 Warm Up 500 km

09h30 - 10h10 Regularidade Festival Regularidade Normais

10h20 - 11h00 Regularidade Festival Reg. Antigos / Rod

11h30 Largada Carros Antigos

12h00 - 12h30 Regularidade Festival Comolatti

13h00 Largada 500 km


Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário: