COMPRE AGORA

segunda-feira, outubro 26, 2009

EXPO BRASIL-OFF ROAD:Evento reflete paixão dos brasileiros


Em um país amante dos automóveis, dos esportes e do convívio com a natureza, o Brasil Off-Road mostrou que o segmento fora-de-estrada tem enorme potencial

A sexta edição do Festival e Expo Brasil Off-Road, realizada de sexta-feira (23) a domingo (25) no Centro de Exposições Imigrantes mostrou que o potencial do chamado segmento fora-de-estrada corresponde à imagem que o Brasil tem de si próprio: um país amante dos automóveis, dos esportes e do convívio com a natureza. Em pleno domingo, dia do encerramento do encontro, o público permaneceu até o final das últimas competições, previsto para as 21h. Antes, nos três dias, o pavilhão foi visitado por 29.900 mil pessoas. O maior movimento aconteceu no sábado, quando 12.100 visitantes passearam entre as atrações, assistiram às corridas, compraram milhares de souvenires e produtos do universo off-road, além de terem admirado, com uma boa dose de reverência, mais de uma centena de veículos históricos totalmente restaurados. Foi um fim de semana de muitos negócios, mas também de grandes emoções, tanto aquela despertada pela adrenalina dos esportes a motor quando a da nostalgia e do respeito pela História.

A tecnologia também marcou presença, com a exibição e o comércio de diversos itens voltados para a prática do off-road, como equipamentos mecânicos e roupas desenvolvidas especificamente para proteger e otimizar o desempenho dos amantes destes esportes. As crianças e seus familiares tiveram a oportunidade de ver de perto veículos de combate, entre eles muitos ainda em uso, caso do EE11 6x6 Urutu, usado no Haiti e aberto para os olhares dos curiosos – que, inclusive, tiveram a oportunidade única de entrar no blindado para tirar fotos. Uma coleção incrível de automóveis restaurados contou a história do Jeep e mostrou parte da trajetória do próprio Exército com modelos que transportaram as tropas do país para, por exemplo, a campanha da Força Expedicionária Brasileira na Segunda Guerra Mundial.

Com arquibancadas cheias desde o início das disputas, as competições ofereceram ao público quase 250 largadas – com carros partindo em dupla – na pista off-road montada ao lado do pavilhão. Enquanto o som dos motores enchia o ambiente e dava o tom no interior do Centro de Convenções, milhares de pessoas tiveram o primeiro contato com o mundo do esporte, exploração, trabalho e lazer motorizados e longe do asfalto. Foi o caso de Renato Alameda, 15 anos, que levou para casa uma coleção de bordados (ou patches, termo da língua inglesa preferido pela garotada) de diversos símbolos do mundo off-road, como Land Rover (veículos) Hummer (jipe que ficou famoso na Guerra do Golfo) e Jeep Club do Brasil. Outros retornavam ao evento para apresentar este universo aos familiares, como fez Antonio Prado, 49, que trouxe o filho, Toninho, de 8 anos. "Eu gosto de automóveis e faz tempo que prometi levá-lo a um encontro assim", contou.

As famílias também se inscreveram no passeio que teve largada e chegada no pavilhão e contou com um roteiro especialmente desenhado para quem gosta de automóvel: Itapecerica da Serra, Embu das Artes, Embu-Guaçú e São Lourenço da Serra, em um total de 190 quilômetros – 75 deles na terra, como não poderia deixar de ser. As opções de participação também incluíram um Raid (competição de longa duração, com mais de 100 quilômetros) e uma prova de Endurance (resistência), mas estes foram abertas apenas para competidores credenciados.

A inovação foi uma das marcas do evento. E duas atrações chamaram a atenção. A primeira foi o lançamento de um manual de conduta do off-roader, uma publicação da qual o segmento se ressentia há tempos, visando orientar no uso mais civilizado dos robustos veículos fora-de-estrada. "Este foi o primeiro passo para um processo mais amplo de conscientização dos utilizadores de veículos fora-de-estrada, tanto no próprio off-road quanto nas cidades, onde eles também são cada vez mais comuns", resumiu o jornalista especializado e autor do volume Nelson de Almeida Filho, 52, pioneiro da prática do fora-de-estrada no Brasil. Nos próximos dias,
Almeida vai publicar o volume em um site, no qual os visitantes poderão baixar gratuitamente a obra. Outra inovação que atraiu o público foi o veículo criado pelo mecânico Luís Henrique do Amaral, atual prefeito do município de Cocalinho (MT). Construído, inicialmente, para ser utilizado em competições todo-terreno, o veículo acabou ganhando um sistema de radiocontrole, o qual permite que seja pilotado a até 1.500 metros de distância.

Os aventureiros visitaram o estande do casal que passou três anos e meio viajando ao redor do globo terrestre. A brasileira Grace Downey e o inglês Robert Ager apresentaram ao público seu novo projeto, intitulado Challenging Your Dreams (desafiando seus sonhos). A expedição tem o objetivo de explorar cada recanto do Brasil, fora das rotas comuns e em regiões afastadas das principais atrações turísticas de cada lugar. A partir de dezembro, o casal irá percorrer as 27 unidades federativas do país durante nove meses, ou uma distância entre 50 mil e 70 mil quilômetros.

Os 60 expositores avaliaram positivamente o evento, que voltou a ser realizado após cinco anos de intervalo. É o caso de Michel Carvalho, 27 anos, representante de vendas da Work, fabricante de equipamentos especializados como guinchos off-road de socorro e elevadores domésticos para veículos. "Este foi um evento muito bom para a divulgação da nossa marca, e com certeza estaremos aqui novamente no ano que vem", resumiu Carvalho. "Chamou muito a nossa atenção de termos muitos visitantes de fora de São Paulo, é algo difícil de se conseguir", continuou o representante da Work, que possui revendas espalhadas por todo o País e também no exterior. "A feira realmente conseguiu atingir o Brasil todo", concorda Márcio Duarte, 30 anos, representante da área comercial da Kaiser, fabricante de diferenciais autoblocantes. "Foi muito importante estarmos aqui este ano. Tivemos muitos contatos com clientes e representantes interessados no nosso portfólio", explica Duarte.

Confira alguns dos expositores:

Alternativa 4x4, U.S. Army, Moto.com, Revista Auto Esporte, Procomp, Fórum 4x4, Tissotoys, Josewal 4x4, Oxford, Fita Cabo, Atlântida, JF Sunglasses, Momentum Empreendimentos, Xickta Bacana, Macrotorque, Kaiser, Gama 4x4, Lumobrás, Dirt Action, Macboot, Corneta, Concessionária Officer BMW, Ensimec, X4 Aventura, Brasil Off-Road, Suzucar, América Brasil, Ironman, MTK Confecções, Revista 4x4 E Cia, Ekron, Geninho, Nekarth, Talismã, Guinchos Work, Tô na Trilha, Revista Veja e Bearmach.

O VI Festival e Expo Brasil Off-Road foi organizado pela Brasil Off-Road Eventos e GBrazil Marketing, com apoio da Revista 4x4&Cia, TAM e São Paulo Visitors Bureau e a cobertura da Rede Bandeirantes de Rádio. A TAM Viagens elaborou pacotes especiais para passagens e hospedagem, para os visitantes, e de transporte dos veículos para os expositores.
Mais informações sobre o VI Festival & Expo Brasil Off-Road podem ser conseguidas pelo site: www.brasiloffroad.com.br.


ReUnion Press

Nenhum comentário: