Modelo norte-americano larga na frente na 13ª etapa, a ser disputada hoje. Para a segunda corrida, no domingo, pole ficou com o Ferrari Scuderia
A exemplo da terceira etapa do Itaipava GT3 Brasil, o Dodge Viper da dupla gaúcha Ramon Matias/Matheus Stumpf ficou com a pole position no Autódromo Internacional de Curitiba. Os pilotos da Scuderia Ochi saem na frente na 13ª etapa, com largada neste sábado às 15h30 (horário brasileiro de verão). E Rafael Derani, parceiro de Claudio Ricci no Ferrari F430, repetiu a segunda colocação no grid de dez corridas atrás.
"Fizemos uma volta boa, confiávamos na nossa velocidade de reta e estávamos esperançosos de estar na primeira fila. Felizmente deu tudo certo e esperamos manter esta posição na corrida de hoje”, disse Matias, relatando a velocidade final atingida pelo Viper no final da reta principal de Curitiba: 260,8 km/h com o motor V10 de 8,3 litros.
Matias marcou a pole com 1min19s679 (média de 166,94 km/h), logo à frente do parceiro de Cláudio Ricci. "O carro está perfeito, e nossa única preocupação é fazer uma boa corrida e chegar entre os três primeiros”, disse o gaúcho, que se vencer a corrida de hoje conquista matematicamente o título de 2009.
Na terceira posição, o Porsche 997 conduzido por Betinho Gresse em parceria com o sul-
matogrossense Hoover Orsi. Luiz Derani ficou em quarto com o F430 que divide com Cadu Passeti. Miguel Paludo, parceiro de Ricardo Maurício, fechou os cinco primeiros.
Segunda corrida - Para a largada de amanhã, ao meio-dia, Daniel Serra colocou o Ferrari Scuderia na primeira posição. O piloto, que compete ao lado de Chico Longo, marcou 1min19s226 (média de 167,89 km/h). Cláudio Ricci repetiu a posição de seu companheiro no primeiro classificatório e também largará da segunda colocação. O tempo de volta do gaúcho foi apenas 0s003 mais lento que o do Scuderia.
"O carro melhorou um pouco em relação a ontem, mas ainda está escapando de traseira nas entradas de curva”, contou Serra. "Consegui encaixar uma volta boa, mas foi com pouca vantagem para o Ricci. Agora é pensar em poupar pneus nas duas corridas, por que o clima está quente”, disse.
Allam Khodair colocou o F430 que divide com Marcelo Hahn na terceira posição, seguido de Rodolpho Santos, também de Ferrari. O goiano, parceiro de Walter Derani, repetiu sua melhor posição no grid, mas bateu quando tentava melhorar seu tempo. "O carro escapou na entrada do ‘S’ de alta, agora vamos tentar trabalhar rápido para recuperá-lo a tempo de largarmos”, lamentou. Em quinto, o Viper de Matheus Stumpf/Ramon Matias: "Pegamos bastante tráfego quando tentávamos a volta rápida, e acho que isso nos custou um lugar entre os três primeiros”, contou Stumpf, que venceu a terceira etapa em Curitiba, disputada em maio.
No segundo classificatório, o Porsche 997 não foi além da sexta colocação com Ricardo Maurício. "Optamos por fazer algumas mudanças do primeiro para o segundo treino, mas elas não surtiram efeito e o carro piorou um pouco”, explicou Antônio Hermann, piloto da equipe WB Motorsports, sobre o carro que o vice-líder do campeonato divide com Miguel Paludo.
O Lamborghini Gallardo da dupla Bruno Garfinkel/Chico Serra não participou de nenhuma das duas sessões classificatórias em virtude de um problema com os freios. A Scuderia 111 ainda trabalha com seus técnicos na tentativa de resolver o defeito para viabilizar a participação do modelo italiano nas etapas de hoje e amanhã.
Confira o grid da primeira largada, logo mais às 15h30:
1º) 17 - Ramon Matias (VI, RS), 1min19s679, média de 166,94 Km/h
2º) 3 - Rafael Derani (FE, SP), 1min19s972
3º) 6 - Betinho Gresse (PO, SP), 1min20s286
4º) 77 - Luiz Derani (FE, SP), 1min20s380
5º) 5 - Miguel Paludo (PO, SP), 1min20s550
6º) 16 - Marcelo Hahn (FE, SP), 1min20s910
7º) 19 - Chico Longo (FS, SP), 1min23s026
8º) 18 - Fernando Poeta (FE, SP), 1min26s231
O grid para a 14ª etapa, neste domingo ao meio-dia, com transmissão ao vivo pelo canal Record News e pela RaceTV (racetv.com.br):
1º) 19 - Daniel Serra (FS, SP), 1min19s226, média de 167,89 Km/h
2º) 3 - Claudio Ricci (FE, RS), 1min19s229
3º) 16 - Allam Khodair (FE, SP), 1min19s491
4º) 70 - Rodolpho Santos (FE, SP), 1min19s782
5º) 17 - Matheus Stumpf (VI, RS), 1min19s813
6º) 5 - Ricardo Mauricio (PO, SP), 1min20s336
7º) 6 - Hoover Orsi (PO, MS), 1min20s339
8º) 77 - Cadú Pasetti (FE, SP), 1min21s108
9º) 18 - João Sant'anna (FE, RS), 1min21s817
Legenda: FE – Ferrari F430; FS – Ferrari Scuderia; PO – Porsche 997;VI – Dodge Viper
Fonte: CRONOMAP
Programação – Confira os dias e horários em Curitiba:
SÁBADO (31/10)
13h15 – 13h55: Treino Classificatório Copa Renault Clio
14h05 – 14h25: Treino Classificatório Q1 Itaipava Trofeo Maserati
14h35 – 14h50: Treino Classificatório Q2 Itaipava Trofeo Maserati
15h33: largada 13ª etapa Itaipava GT3 Brasil
DOMINGO (01/11)
08h40 – 08h55: treino de aquecimento Itaipava GT3 Brasil
09h10 – 09h25: treino de aquecimento Itaipava Trofeo Maserati
10h03: largada 7ª etapa Copa Renault Clio
12h03: largada 14ª etapa Itaipava GT3 Brasil
13h43: largada 8ª etapa Itaipava Trofeo Maserati
Sobre o Itaipava GT3 Brasil: Realizado por SRO Latin America, o Itaipava GT3 Brasil tem patrocínio da Itaipava e co-patrocínio da Pirelli. A Petrobras é o combustível oficial da categoria.
Site: www.gt3.com.br
fotos: Luca Bassani
ReUnion Press
Nenhum comentário:
Postar um comentário