A manutenção automotiva, além de prevenir acidentes traz economia para o bolso do consumidor. Revisar o veículo em um centro automotivo especializado antes de uma viagem evita transtornos, como custos inesperados e perda de tempo. Estragar o feriado de Carnaval devido a problemas mecânicos no veículo é um transtorno que pode ser evitado.
Automóveis quebrados em vias públicas muitas vezes geram congestionamentos que atrasam a vida de todos além de ser a causa de diversos acidentes. Um carro ligado, mas parado, emite 20x mais poluentes do que um carro que viaja a 50km/h.
A Mastra Escapamentos e Catalisadores, líder em tecnologia para sistemas de exaustão, salienta a necessidade de cuidados com sistema de exaustão dos automóveis, pois sua manutenção garantirá economia em consumo de combustível, diminuição das emissões de poluentes e menos riscos à saúde, causados pela poluição do ar. Três a cada dez veículos parados em blitze da prefeitura e da Polícia Militar na cidade de São Paulo foram multados em 2010 por não terem passado pela inspeção veicular ambiental - a multa é de R$ 550. Entre janeiro e novembro foram abordados 1.568 veículos e 440 estavam irregulares.
O sistema de exaustão de um automóvel é composto por peças interligadas, chamadas de: tubo dianteiro, catalisador, silencioso intermediário e silencioso traseiro. A função desses componentes é filtrar e reduzir a emissão de gases provenientes do motor, assim como controlar seu nível de ruído. Quando danificado, a substituição pode ser parcial, ou seja, apenas algumas das partes que compõem o sistema podem ser trocadas.
“O mau funcionamento do sistema de exaustão colabora com o aumento direto do consumo do combustível, além de causar uma mudança nas taxas de contra-pressão, que provocam alterações no sistema de injeção, arraste de óleo do motor e desgaste prematuro de peças”, explica o gerente de Engenharia e Qualidade da Mastra Escapamentos e Catalisadores, Valdecir Rebelatto.
QUANDO TROCAR O ESCAPAMENTO
O escapamento deve ser substituído quando o proprietário notar alterações no nível de ruído do veículo, caracterizado por sopros de gases, chocalhos no catalisador, som estridente, ressonâncias ao trocar marchas, entre outras, e também quando sentir que o veículo está com baixo rendimento (amarrado) ou com excesso de consumo de combustível, é recomendável checar o sistema de escape.
QUANDO TROCAR O CATALISADOR
De acordo com a Mastra Escapamentos e Catalisadores, líder em tecnologia na fabricação se sistemas de exaustão, trincas, quebras, derretimento e entupimento da cerâmica também são sinais para a troca imediata, além da não conversão dos gases.
Os catalisadores para o mercado de reposição têm durabilidade mínima de 40 mil quilômetros conforme regulamentação do CONAMA. A verificação deve ser feita por profissionais especializados em oficinas e centros automotivos.
O motorista deve se atentar na hora da troca, pois desde abril de 2010 as indústrias só podem fabricar catalisadores com conformidade avaliada pelo INMETRO, conforme portaria 346/08. Os lojistas terão até abril de 2011 para comercializar os catalisadores em estoques sem o selo de conformidade.
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