A palavra de ordem dada aos designers foi imaginar um veículo familiar simples, sensual e aconchegante, que representasse o novo design da Renault no segmento de monovolumes. Para isso, os designers harmonizaram a arquitetura de um monovolume com a sensualidade.
Resultado: um monovolume compacto, com um comprimento de 4,25 metros, com uma silhueta fluida, robusta e esportiva. “O R-Space reúne elementos durante muito tempo considerados opostos: a família e a esportividade, a funcionalidade e a sensualidade”, explica Axel Breun, Diretor de Design de Carros-Conceito e Show Cars da Renault. “Ele reflete as expectativas de grande parte de nossa sociedade atual”, conclui.
A forma esguia dos vidros ressalta o dinamismo de seu perfil, enquanto que seu grande parabrisa e o seu teto panorâmico em degradê, fazem do interior um verdadeiro casulo sombreado.
A frente do R-Space anuncia a nova identidade visual – um desenho em torno do logo Renault aumentado e verticalizado – nas proporções do monovolume. A carroceria foi concebida como uma escultura voluptuosa. Assim, o olhar é atraído mais por jogos de reflexos e de luz do que por suas linhas.
O design externo foi realizado através de formas generosas, de inspiração antropomórfica. Para o R-Space, “minha inspiração foi a força dos músculos”, revela Fabrice Pouille, Designer de Exteriores da Renault. “A idéia era que as pessoas tivessem vontade de acariciar a carroceria, fazer dela um objeto de sensualidade, mesmo se tratando de um monovolume familiar”, explica Fabrice.
A estratégia de desenvolvimento dos carros-conceito também prevê uma evolução cromática: a partir do vermelho paixão do DeZir, os futuros carros-conceito seguirão a lógica do círculo cromático. Assim, após o laranja do Captur, o R-Space é revestido de um amarelo mel.
Como a família é o tema do modelo, as cores e materiais foram inspirados em um café-da-manhã em família, em uma manhã de domingo. “A doçura e o aconchego deste momento de partilha são representados por tons quentes e ‘açucarados’: branco como o leite, amarelo como o mel, marrom como o chocolate”, explica Laurence Widmer, Responsável pelas Cores e Materiais do carro-conceito R-Space. Esta ideia de doçura é representada através da utilização de materiais atraentes ao olhar e ao toque, como o couro acamurçado.
Renault
Nenhum comentário:
Postar um comentário