Antigo campeão coopera com a FIA
O campeoníssimo Alain Prost disse nesta terça-feira que está a cooperar com a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para que o álcool seja o combustível a adoptar futuramente.
"Estou a trabalhar com a FIA para aceitar o etanol. A Fórmula 1 tem de ser um exemplo. Já estamos a conversar. Se quisessem podia haver corridas de F-1 a álcool. Não este ano, porque já é muito tarde, mas em 2008. Falam agora em 2010 ou 2011, mas espero que façam isso mais rápido", disse o francês
Alain Prost é presidente do Grupo Flex-Fuel, que promove combustíveis alternativos à gasolina, e esteve em Lisboa para promover a ideia do carro movido a álcool com etanol produzido na Europa.
Prost revelou mesmo que em 1993 venceu quatro corridas com a Renault, cujo carro tinha uma mistura de 5% de etanol na gasolina.
"Na França já existem postos com álcool e veículos nas ruas. É um processo complexo, que envolve a criação de bombas de álcool nos postos, armazenagem, distribuição e alfândegas. Conseguimos fazer isso em França num espaço de seis meses, o que pode ser considerado um milagre", revelou.
Segundo Prost, a França vai ter 600 postos com álcool e 20 mil carros com dois combustíveis até ao final do ano. Para 2007, a previsão é de 1,8 mil postos e pelo menos 200 mil carros.
Actualmente, o álcool para automóveis feito no Brasil é muito mais barato do que o produzido na Europa.
"O ideal para fazer o álcool combustível é a cana-de-açúcar. Não temos cana na Europa mas o Brasil tem e está muito melhor colocado para esse efeito. Na Europa existem taxas de importação e, assim, podemos ser muito competitivos com a beterraba", concluiu.
fonte:Sportugal
Nenhum comentário:
Postar um comentário