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quarta-feira, maio 09, 2007

* ACADEMIA ALTRAN ABRE INSCRIÇÕES PARA ESTÁGIO REMUNERADO NA EQUIPE RENAULT F1.

Vencedores do Altran Engineering Academy trabalham seis meses no Departamento de Engenharia da equipe, com salário de 6.500 libras.

Na edição de 2006, um brasileiro foi o segundo colocado

A Altran – empresa líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, que fatura cerca de US$ 2 bilhões ao ano – acaba de anunciar o início das incrições para o concorrido estágio remunerado da Altran Engineering Academy (Academia de Engenharia Altran). O objetivo da empresa, parceira tecnológica da equipe Renault F1, é selecionar projetos inovadores de aprimoramento tecnológico aplicado à Fórmula 1.

Os interessados devem ser graduados em Ciências, Engenharia ou Tecnologia e precisam inscrever seus projetos até o dia 1 de junho de 2007, às 12h (horário de Brasília). O autor da proposta mais inovadora ganhará um estágio de seis meses no Departamento de Engenharia da Renault F1, em Enstone (Inglaterra), com direito a acomodação, carro da empresa e bolsa total de 6.500 libras.

Sete finalistas serão selecionados para apresentar os trabalhos diretamente à equipe da Renault F1, em Enstone, no próximo dia 30 de julho. De acordo com Patrick Dauga, presidente da Altran do Brasil, além de apresentar um projeto inovador, os participantes também são avaliados por características essenciais como excelência, humanidade e competitividade. "São valores como estes que geram o sucesso e garantem continuidade à nossa parceria, seja nas pistas ou nos boxes", garante o executivo.

Ele conta que, em diversas áreas, a Altran mantém a cultura de estimular o desenvolvimento tecnológico e incentivar projetos inovadores, principalmente na área de engenharia automobilística. "Desde 2004, quando a Altran Engineering Academy foi criada, recebemos projetos do mundo todo, inscritos por profissionais que sonham em trabalhar em uma escuderia de ponta. Os vencedores das edições de 2004 e 2005, por exemplo, foram efetivados na Renault F1", lembra.

A Altran mantém especialistas na unidade de motores da Renault F1, em Viry-Châtillon (França), e na fábrica de chassis, em Enstone (Inglaterra). Segundo Dauga, a parceria entre a Altran e a escuderia francesa é um excelente exemplo da experiência e versatilidade da consultoria. "Nossas atividades de consultoria em ciência e tecnologia casam perfeitamente com o universo hi-tech da Fórmula 1. E nossos resultados são medidos a cada Grande Prêmio", completa o executivo.

Inscrições e informações no Brasil

Os interessados em inscrever projetos podem obter mais informações no site www.altran-academy.com ou pelo email marketing@altran.com.br .

Edição 2006 – um brasileiro na final

Entre os sete finalistas para a premiação de 2006 estava o brasileiro Raul Wolf Pedroso, que tinha apenas 22 anos. O vencedor foi o sueco Gustav Kristiansson, com o projeto de uma técnica de sucção para diminuir o arrasto aerodinâmico. Mas, atualmente, Pedroso trabalha na fábrica de motores da Renault, em Curitiba (PR).

Depois de cursar Engenharia Mecânica e Tecnologia na Universidade Federal do Paraná, Pedroso fez um intercâmbio com a universidade francesa INSA Lyon – Institut Nacional de Sciences Appliquées (França), em 2005. Na época, em um estágio de seis meses no Centro de Desenvolvimento de motores e câmbio (grupo moto-propulsor) da Renault, soube da Academia Altran. Ele se inscreveu, mas não foi selecionado.

Já de volta ao Brasil, em 2006, o engenheiro brasileiro voltou a se inscrever na Academia. "Apresentei o projeto de um novo sistema de alimentação de ar para os motores de F1." Segundo ele, o sistema proposto oferece maior eficiência mecânica, térmica e volumétrica para o motor. Em junho, já classificado para apresentar seu trabalho em Paris, Pedroso não pôde ir, mas defendeu sua proposta por telefone, respondendo às questões da banca examinadora.

Quando soube que era um dos sete finalistas, Pedroso se preparou para apresentar o projeto diretamente à equipe da Renault F1, em Enstone. "Na França, tive total apoio da Altran para aprimorar minha proposta, extraindo os melhores pontos do projeto. A experiência foi muito gratificante, mesmo sem eu ter vencido, pois estar envolvido com os profissionais e com a tecnologia da F1 era um sonho para mim. E eu pude realizá-lo", comemora.

Fundada em 1982 na França, a Altran é líder no mercado europeu de Consultoria em Tecnologia e Inovação, destacando-se no setor como um dos maiores do mundo. A Altran emprega mais de 17 mil colaboradores e mantém operações em 20 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília), China, Coréia, Espanha, EUA, França, Holanda, Inglaterra, Irlanda, Itália, Japão, Luxemburgo, México Portugal, Suécia, Suíça e Venezuela. Ao todo, a companhia reúne 180 subsidiárias.

Em 2006, o grupo faturou cerca de US$ 2 bilhões. Entre as empresas que compõem o grupo Altran, destacam-se Arthur D.Little, Cambridge Consultants, Hilson Moran, Control Solutions, Media Aerospace, Pr(i)me, DCE Consultants, Praxis, Synetics, SEGIME.

A empresa está presente no Brasil desde 1999, com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, sob o comando de Patrick Dauga, executivo francês com mais de 20 anos de experiência na América Latina, Ásia, Europa e EUA. A Altran do Brasil atua em quatro áreas: consultoria em Inovação e Engenharia (Altran Technologies e Altran TCBR); Consultoria em TI (Altran CIS), Conselho Estratégico (Arthur D.Little) e Comunicação (TDA Comunicação).

Alternativa de Comunicação
Ana Cássia Siqueira

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