INDY LIGHTS
Surpreendente fim de semana em Mid-Ohio
21.07.2008 - No último domingo, Ana Beatriz (Healthy Choice, WebMotors, Svelte, Bardhal) terminou em quinto lugar na 12a etapa da Firestone Indy Lights 2008, a segunda corrida da rodada dupla realizada no circuito misto de Mid-Ohio. Com esse resultado, a brasileira, que largou da 14a posição, marcou 30 pontos, totalizando 332, e se manteve na terceira posição do campeonato.
Conturbada, a prova de domingo começou com piso molhado e 55 minutos de atraso, após uma hora ininterrupta de temporal que desabou quando os pilotos já estavam em seus carros, prontos para a largada. E foi encerrada aos 41m52s, após 20 voltas pelas 2,4 milhas do Mid-Ohio Sports Car Course, com 13 dos 22 carros na pista e apenas 10 na mesma volta.
“Foi lindo!”, vibra Ana Beatriz. “Gosto de andar na chuva. Tinha parado de chover, mas ficou muita água na pista. Na largada, os carros da frente levantavam muito spray, não conseguia ver absolutamente nada na minha frente. Consegui passar da primeira curva. Vários pilotos foram rodando e também fui ultrapassando outros. Cheguei à sexta posição e, na relargada após a primeira bandeira amarela, acelerei muito rápido, perdi a traseira do meu carro e toquei a asa dianteira no muro, mas pude continuar e foquei em terminar a corrida.”
Ela caiu novamente para a 14a posição, foi se esquivando dos acidentes e incidentes, fazendo algumas ultrapassagens, e, no fim da prova, que teve mais quatro bandeiras amarelas, estava na sexta posição, quando o líder Jonny Reid entrou nos boxes, por entender que a corrida estava sendo interrompida, ao invés de cruzar a linha de chegada. Com isso, venceu James Davison, com Wade Cunningham em segundo lugar, Pablo Donoso em terceiro, Cyndie Alleman em quarto e Ana Beatriz em quinto lugar.
Virando o jogo
Foi a surpresa que valeu dois pontos a mais e completou a boa performance de Bia, como a chamam os americanos, pelo apelido, na última atividade de um fim de semana problemático. Ao contrário da maioria, sua equipe, a Sam Schmidt Motorsports, não havia treinado antes no desafiador circuito de Mid-Ohio.
“É uma pista supertécnica, tem subidas, descidas, curvas de alta, curvas de baixa e curvas cegas, e tem uma seqüência de curvas que dura uns 30 segundos, por isso também exige muito do preparo físico” descreve Ana Beatriz, que só conhecia a pista de um teste que fez no fim do ano passado, no processo de decisão de ingresso na Indy Lights.
Para completar, em função do nascimento de um filho, o engenheiro de Ana Beatriz viajou para o Canadá, não participou desta rodada em Mid-Ohio, e no acerto de seu carro ela trabalhou com o engenheiro de Richard Antinucci, seu companheiro de equipe.
Nos treinos livres de sexta-feira, Bia marcou o 16o e o 11o tempos, mas havia usado apenas pneus velhos, ao contrário de muitos outros, e partiu confiante para a classificação no sábado, disputada com todos na pista por 30 minutos, quando surgiu o fator complicador.
“Nós erramos na estratégia e não consegui usar meu segundo jogo de pneus novos para baixar meu tempo. Demorou para ser chamada aos pits. Quando isso aconteceu, faltavam menos de dez minutos para o fim, logo veio uma bandeira amarela e não houve tempo suficiente para aquecer os pneus e fazer voltas rápidas”, explica a piloto.
Briga pelo título
Na 11a etapa, disputada no sábado, sem sequer uma bandeira amarela, Ana Beatriz largou da 19a posição, terminou na 14a, e continuou em terceiro no campeonato. O pole position Raphael Matos venceu e assumiu temporariamente a liderança da tabela, superando Richard Antinucci, que caiu para segundo, e abrindo uma diferença de 61 pontos sobre a terceira posição.
Na corrida de domingo, o grid de largada seguiu o resultado da prova de sábado, com os quatro primeiros lugares invertidos. Raphael Matos, que largaria em quarto, rodou ainda na volta de apresentação, foi para os pits, voltou à pista e terminou a corrida na 18a posição.
Richard Antinucci, que largou em segundo, também rodou, envolveu-se em acidentes e acabou na 14a posição, retomando a liderança do campeonato, com um ponto de vantagem sobre Matos. Agora, Bia, que largou em 14o e acabou em quinto lugar na última corrida, terceira colocada no campeonato, está a 44 pontos da liderança.
Cada vitória vale 50 pontos e há quatro ainda em jogo. As últimas das 16 corridas do campeonato, duas em circuitos ovais e duas em rodada dupla em circuito misto, prometem ser emocionantes.
“Estou muito feliz. Foi um fim de semana muito difícil, mas que acabou bem. Estou certa de que o campeonato será muito disputado até o final. O nível de pilotos da Firestone Indy Lights está muito alto e isso nos deixa, minha equipe e eu, ainda mais motivados para brigar pelo título”, conclui Ana Beatriz - Bia.
A 13a etapa será disputada no Kentucky Speedway, em 9 de agosto.
Classificação do campeonato após 12 de 16 etapas
Firestone Indy Lights 2008
1 Richard Antinucci, 376 pontos
2 Raphael Matos, 375
3 Ana Beatriz, 332
4 J.R. Hildebrand, 325
5 Arie Luyendyk Jr., 316
Resultado da 12a etapa – Firestone Indy Lights 2008
1 James Davison, 20 voltas, 41m52s
2 Wade Cunningham
3 Pablo Donoso
4 Cyndie Allemann
5 Ana Beatriz
6 J.R. Hildebrand
7 Sean Guthrie
8 Andrew Prendeville
9 Jonny Reid
10 Brent Sherman
11 Arie Luyendyk Jr.
12 Mitch Cunningham
13 Robbie Pecorari
14 Richard Antinucci
15 Daniel Herrington
16 Logan Gomez
17 Mark Olson
18 Raphael Matos
19 Dillon Battistini
20 Franck Perera
21 Jeff Simmons
22 Bobby Wilson
Resultado da 11a etapa – Firestone Indy Lights 2008
1 Raphael Matos, 40 voltas, 53m11s
2 Franck Perera
3 Richard Antinucci
4 Jonny Reid
5 JR Hildebrand
6 Jeff Simons
7 James Davison
8 Arie Luyendyk Jr
9 Andrew Prendeville
10 Pablo Donoso
11 Bobby Wilson
12 Wade Cunningham
13 Sean Guthrie
14 Ana Beatriz
15 Mitch Cunningham
16 Brent Sherman
17 Cyndie Allemann
18 Dillon Battistini
19 Mark Olson
20 Logan Gomez
21 Daniel Herrington
22 Robbie Pecorari
FOTO
Ana Beatriz na pista de Mid-Ohio, foto de Shawn Payne (IndyCar)
Visite www.biafigueiredo.com
Estela Craveiro MTb 15.590
Assessoria de imprensa de Ana Beatriz - Bia
Nenhum comentário:
Postar um comentário