COMPRE AGORA

terça-feira, novembro 18, 2008

Bruno Senna comemora bom início de testes na Fórmula 1
Piloto folga amanhã e volta a treinar 4ª-feira pela Honda em Barcelona

SÃO PAULO – Depois de completar 39 voltas pelo circuito de Barcelona unicamente na tarde desta segunda-feira, Bruno Senna não escondeu a satisfação pelos resultados de seu primeiro teste na Fórmula 1. Na abertura dos ensaios de inverno, nos quais as equipes iniciaram a avaliação das importantes mudanças estabelecidas para o regulamento de 2009, Bruno treinou pela Honda juntamente com o austríaco Alexander Wurz e outro brasileiro, Lucas di Grassi.

“Acho que foi um bom começo. A equipe pediu apenas para eu me preocupar em conhecer o carro. O banco e o cinto de segurança nem estavam perfeitamente ajustados, mas acredito que me adaptei bem. Os sistemas são menos complicados do que eu imaginava”, comentou Bruno, que estabeleceu sua volta mais rápida – 1min24s343 – já no final da prática.
Bruno entrou na pista da Catalunha no reinício dos treinos após a pausa para almoço. Em suas voltas exploratórias com o Honda RA108, calçado ainda com pneus com ranhuras e 25% a menos de pressão aerodinâmica, Bruno virou na casa de 1min26s. Na segunda saída, preferiu retornar logo aos boxes por causa das condições dos pneus slick. “Eram os que o Wurz tinha usado e estavam quadrados e perigosos. Por isso, achei melhor voltar”, explicou. Já mais à vontade dentro do cockpit no retorno, passou a acelerar mais forte.

“É estranho ver os Fórmula 1 com pneus slick. Ficaram parecidos com os GP2. Parecidos, em termos, no aspecto visual. Os tempos de volta nem são tão mais baixos, mas a diferenças técnicas são enormes. O motor é muito mais forte e a capacidade de frenagem é absurda”, analisou. “Mas é um carro de corrida como os outros. Sai de traseira, sai de frente, e o desafio é ir conseguindo acertá-lo”, explicou Bruno.
Amanhã, de acordo com a programação estabelecida pela Honda, entrarão na pista o piloto titular Jenson Button e Lucas di Grassi, que treinará nas duas sessões. “Vou pegar uma scooter e circular pelo autódromo para ver os caras andando”, adiantou Bruno, escalado para encerrar os testes ao lado de Button no último dia de trabalho. O vice-campeão da Fórmula GP2 ficou contente também porque superou as exigências físicas impostas pela Fórmula 1.

“Neste aspecto, o salto também foi menor que eu pensava. O que muda mesmo é a parte técnica da categoria.”
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
MF2 - Serviços Jornalísticos Ltda.

Nenhum comentário: