Copa Nextel Stock Car apresenta seu novo carro para a temporada 2009




Apesar da evolução tecnológica, outro ponto trabalhado foi justamente a redução do custo de manutenção. Para isso, o carro apresenta suas partes, traseira e dianteira, em peças únicas facilitando o manuseio e manutenção, padronização das peças e versatilidade dos componentes, como as mangas de eixos que servem as quatro rodas e o triângulos dianteiros e traseiros que são intercambiáveis entre si.
Segurança
A segurança foi uma das premissas básicas do modelo 2009. O novo carro terá o banco do piloto em Dural, com proteção lateral para a cabeça, sendo o mesmo utilizado pela Nascar, nos Estados Unidos. O posicionamento do piloto, mais próximo do centro do carro, permitirá mais facilidade para entrar e sair do veículo. Além disso, o design estrutural permitirá a abertura do teto, o que facilitará a retirada do capacete e imobilização do piloto em caso de acidente.
Nas laterais há maior espaço, onde serão aplicados materiais de absorção de impacto. Ainda neste tema, haverá um Crash Box dianteiro e outro traseiro, que são peças estruturais de fibra de carbono feitas para absorver impactos, aumentando a segurança para quem bate e para quem é atingido. Posicionado no centro do carro, o lugar mais seguro, o tanque estará dentro de uma caixa de alumínio, garantindo maior segurança.
Dino Altmann, presidente da Comissão Nacional de Medicina Desportiva da CBA e médico oficial da Stock Car e da Fórmula 1, é um dos mais empolgados com o novo projeto. "Em termos de segurança, é um grande avanço em todas as diretrizes que a FIA recomenda. Meu trabalho vai ser muito facilitado, pois terei um acesso melhor ao piloto graças à possibilidade da abertura do teto. Isso é muito importante e, sem dúvida, dará melhores condições de segurança para a categoria", destaca.
Calendário 2009
A temporada 2009 da Copa Nextel Stock Car terá mais uma vez 12 etapas, todas aos domingos. Também está confirmada a transmissão de todas as corridas pela Rede Globo de Televisão, dentro do Esporte Espetacular. A novidade será a "Corrida Verde", com foco na ecologia, programada para a nona etapa, em Curitiba. A idéia é, nesta prova, apresentar o protótipo do veículo movido a Etanol para 2010.
A programação da Copa Nextel Stock Car 2009 será a seguinte:
• 1ª Etapa – São Paulo - 29/03
• 2ª Etapa – Curitiba - 12/04
• 3ª Etapa – Brasília - 03/05
• 4ª Etapa – Santa Cruz - 17/05
• 5ª Etapa – Salvador/Alternativo - 05/07
• 6ª Etapa – São Paulo - 09/08
• 7ª Etapa – Rio de Janeiro - 20/09
• 8ª Etapa – Londrina/Alternativo - 04/10
• 9ª Etapa – Curitiba - 25/10
• 10ª Etapa – Brasília - 08/11
• 11ª Etapa – Tarumã / Velopark - 22/11
• 12ª Etapa – São Paulo - 06/12
Raio-X
Modelo: JL G-09
Chassis tubular: tubos de molibdênio sem costura
Carroceria: Fibra
Acabamento interno: Fibra de carbono
Rodas: OZ Racing (Itália)
Câmbio: 6 Marchas X Track (Inglaterra)
Diferencial: XTrack (Inglaterra)
Pinças de freio: Ap Racing (Inglaterra)
Disco de freio: Fremax
Pastilha: Ecopads
Motor: 480 Hp
Torque: 63 kgf/m
Pneus: radial da marca Goodyear com 25.5 x 10.5 – R-18 polegadas, desenvolvido no Centro Tecnológico da Goodyear em Akron, Estados Unidos.
A Copa Nextel Stock Car tem realização e organização da Vicar Promoções, com supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). O patrocínio é de Goodyear e Caixa, com co-patrocínio de Medley, Bosch e Petrobras. As montadoras presentes são Chevrolet, Mitsubishi e Peugeot.
fotos: Duda Bairros
Mais informações no site www.stockcar.com.br
Departamento de Comunicação da Copa Nextel Stock Car:
MBraga Comunicação - Marcelo Eduardo Braga - MTb 18324
Nenhum comentário:
Postar um comentário