COMPRE AGORA

domingo, novembro 16, 2008

Telefônica Speedy GT3 Brasil: Xandy e Mattheis vencem a quarta consecutiva Atuais campeões se aproximam do segundo título e podem
ser campeões já neste domingo, em Curitiba


O título de campeão da temporada 2008 do Telefônica Speedy GT3 Brasil pode ser definido por antecipação neste domingo (16), no Autódromo Internacional de Curitiba. Com a quarta vitória consecutiva no campeonato – conquistada neste sábado na capital paranaense –, a dupla Xandy Negrão e Andreas Mattheis abriu doze pontos de vantagem para os vice-líderes da tabela, Walter Salles e Ricardo Rosset, e pode liquidar a fatura já neste domingo.

Para isso, eles precisam abrir mais nove pontos de vantagem sobre Salles e Rosset, o que significa uma nova vitória dos líderes do campeonato, acompanhada de abandono ou um resultado não-pontuado dos segundos colocados. A categoria concede pontos até o oitavo lugar. Largando da pole position, os atuais campeões da categoria não tiveram dificuldade para vencer, e só perderam a dianteira durante a parada obrigatória para a troca de pilotos – que concluíram na 20ª das 41 voltas da prova.
Valendo pela 14ª etapa, a prova deste domingo terá largada às 13h55.
"Acertamos muito bem o carro desde os treinos de quarta-feira. Além disso, eu e o Xandy nos entendemos com o nosso Ford GT, e foi dez", resumiu Mattheis. A segunda posição na corrida deste sábado ficou com Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel, que voltaram a dividir o volante do Dodge Viper Competition V10 da Full Time Sports. Mas, ao contrário da corrida tranqüila dos líderes, a dupla paranaense chegou a ter a posição ameaçada pelo Ford GT V8 de Walter Salles e Ricardo Rosset nas voltas finais. A diferença entre eles no momento da bandeirada foi de apenas 0s948.

"Nosso carro teve um bom desempenho na classificação, apesar de nosso motor não ter rendido o esperado. O Lico largou bem e chegou a acompanhar o ritmo do Andreas no início. Mas nossos pneus começaram a deteriorar. No fim da corrida, apertei o ritmo para segurar o Rosset, e foi bem difícil. Acho que se tivéssemos mais algumas voltas eu não teria conseguido", comentou Alceu. Com esse resultado, Feldmann reassumiu o terceiro lugar no campeonato com 53 pontos, dois a mais que os irmãos Fabio e Wagner Ebrahim – quintos na prova.

Walter Salles e Ricardo Rosset fizeram uma corrida de recuperação neste sábado, já que largaram em sétimo em virtude de um problema ainda não identificado que resultou em perda de potência na sessão de classificação. Depois de ganhar a posição com uma ultrapassagem sobre Fabio Ebrahim no Esse de Baixa, que gerou um toque entre ambos e provocou a rodada de Ebrahim, Salles entregou o carro ao companheiro na quarta posição. Já com Rosset ao volante, a dupla ganhou, também, o posto de Norberto Gresse e Valdeno Brito, e voltou ao grupo dos três primeiros.

"Nosso carro rendeu melhor com pneus velhos do que com pneus novos, e ainda tivemos um problema não identificado na tomada de tempos. No final consegui me aproximar do segundo lugar, vi que o carro do Alceu já não rendia tão bem, mas não houve tempo para ganhar a posição", explicou Rosset. Ele revelou, ainda, que sua equipe trocará o motor do Ford GT V8 número 12 para a corrida deste domingo.

O resultado completo da 13ª etapa do Telefônica Speedy GT3 Brasil foi o seguinte:

1º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), 41 voltas em 1:00:02.699 (média de 151.38 km/h)
2º) A.Feldmann/L.Kaesemodel (VC, PR/PR), a 3.683
3º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), a 4.632
4º) E.Nascimentos/L.Burti (VC, RJ/SP), a 16.160
5º) V.Brito/N.Gresse (P9, PB/SP), a 28.489
6º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), a 1 volta
7º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), a 1 volta
8º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), a 1 volta
9º) C.Rosa/S.Lucio (F4, RS/SP), a 1 volta
10º) M.Hahn/A.Khodair (F4, SP/SP), a 1 volta
11º) W.Fittipaldi/A.Hermann (P9, SP/SP), a 2 voltas
12º) F.Longo/D.Serra (F4, SP/SP), a 6 voltas
13º) R.Stumpf/A.Toso (VC, RS/RS), a 10 voltas
14º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), a 19 voltas
15º) P.Bonifacio/I.Hoffmann (LG, SP/PR), a 33 voltas


LEGENDA
FG – Ford GT V8
P9 – Porsche 997 GT3 Cup Boxer
VC – Dodge Viper Competition Coupé V10
F4 – Ferrari F430 V8
LG – Lamborghini Gallardo V10

Passadas 13 etapas, os quatro campeonato ficou assim:

1) Xandy Negrão / Andreas Mattheis, 91
2) Walter Salles Jr. / Ricardo Rosset, 79
3) Alceu Feldmann, 53
4) Wagner Ebrahim / Fábio Ebrahim, 51
5) Paulo Bonifácio / Ingo Hoffmann, 40
6) Cláudio Ricci / Rafael Derani, 38
7) Valdeno Brito, 35
8) Matheus Stumpf, 29
9) Lico Kaesemodel, 27
Norberto Gresse, 27
11) Elias Nascimento Jr. / Leonardo Burti, 23
12) Renato Cattalini / Antonio Jorge Neto 21
14) Allam Khodair / Emerson Fittipaldi, 18
15) Ramon Matias, 17
16) Marcelo Hahn, 15
17) Thiago Marques, 13
Walter Derani / Giuliano Losacco, 13
19) Abramo Mazzochi, 12
20) Wilson Fittipaldi, 10
21) César Urhnani, 5
Daniel Landi 5
23) Sérgio Lúcio / Luiz Garcia Jr. 2
Otavio Mesquita, 2
Antônio Hermann, 2

Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: André Lemes
Press Consultoria Ltda

Nenhum comentário: