Festa paranaense na 16ª etapa do Telefônica Speedy GT3 Brasil. Com um Dodge Viper Competition V10, a dupla Alceu Feldmann e Lico Kaesemodel venceu praticamente de ponta a ponta a prova de encerramento da penúltima rodada dupla do calendário, e fechou com chave de ouro o dia positivo para os paranaenses no circuito Raul Boesel – que já haviam comemorado a vitória e o título de José Cordova na Copa Renault Clio.
Com este resultado, Feldmann e Lico atingiram uma marca significativa na categoria, já que conquistaram duas vitórias em apenas seis corridas dividindo o volante do supercarro norte-americano preparado pela equipe Full Time Sports. Neste domingo, eles assumiram a primeira posição na oitava volta com uma ultrapassagem sobre o outro Dodge Viper da Full Time de uma dupla paranaense, os irmãos Wagner e Fabio Ebrahim.
Até a parada para troca de pilotos, aliás, os paranaenses mantinham boas chances de completar a dobradinha na corrida, mas o resultado acabou não se concretizando em virtude da perda de rendimento apresentada no carro dos irmãos Ebrahim. "Deus nos abençoou com a vitória, e muito desse resultado se deve ao que conseguimos fazer na largada. Sabíamos que, se não ultrapassássemos o Ford GT na largada, ele poderia abrir vantagem e a vitória ficaria mais distante", declarou Alceu Feldmann.
Com esse resultado, Feldmann assumiu a terceira posição isolada na tabela com 63 pontos, deixando para trás os irmãos Ebrahim – que caíram para o quarto lugar, com 52. Por não ter disputado todas as corridas do ano – Alceu também teve como parceiros em 2008 Thiago Marques e Daniel Landi – Lico Kaesemodel ocupa a quinta posição na tabela, com 45 pontos.
A surpresa nas três primeira colocações foi a dupla da Porsche Valdeno Brito e Norberto Gresse Filho, que largou na 11ª posição. Diferentemente da prova de sábado, quando partiram em terceiro no grid, eles precisaram cumprir uma corrida de recuperação – e reconheceram a importância do resultado.
"Depois do quinto lugar obtido ontem, quando largamos em uma posição melhor do grid, achávamos que hoje não teríamos uma corrida tão boa. Mas o Betinho (Gresse) fez um ótimo início de prova, e me entregou o carro em boas condições. Daí em diante foi só acelerar, e contar com um pouco de sorte pelo abandono de algumas duplas que tinham até mais condições de ocupar esse lugar", avaliou Valdeno.
Resultado bom para o campeonato – O segundo lugar obtido pela dupla Walter Salles e Ricardo Rosset melhorou as condições da dupla na disputa direta com Xandy Negrão e Andréas Mattheis pelo título de campeã da temporada. Após a corrida deste domingo, eles passaram a somar 87 pontos na tabela, contra 96 dos atuais líderes do campeonato – que terminaram em quarto lugar na pista. Essa desvantagem – que hoje é de nove pontos –, chegou a ser de doze, o que abriu a possibilidade de uma decisão antecipada em Curitiba, fato que acabou não se concretizando. Para a próxima rodada dupla, há 20 pontos em jogo.
"Hoje contamos com a sorte que não tivemos em outras ocasiões, e nos mantivemos na disputa pelo campeonato. O resultado foi positivo e acho que seria injusto se tivéssemos que sair tão cedo dessa disputa, já que tivemos problemas técnicos em quatro corridas", declarou Walter Salles. "Depois de passar o (Abramo) Mazzochi no miolo, vi que tinha doze segundos de desvantagem para o líder, então procurei manter a posição e só passei a andar mais rápido quando vi a aproximação do Valdeno", acrescentou.
Separados por nove pontos, os líderes partem para a rodada dupla de encerramento do campeonato em situações opostas. Enquanto Xandy e Mattheis dependem de seus próprios resultados para serem campeões, Salles e Rosset sabem que precisarão de ajuda externa para ficar com o título. "Vamos precisar da ajuda da sorte e dos Viper", brincou Rosset, que já foi piloto da equipe Arrows na Fórmula 1. "Interlagos é uma pista que exige muita potência de motor na Subida da Junção e na Reta Oposta, e isso deve beneficiar os pilotos que correm com os Viper", encerrou.
O último desafio da temporada de 2008 do Telefônica Speedy GT3 Brasil será daqui a quinze dias, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. O resultado completo da corrida deste domingo em Curitiba foi o seguinte:
1º) A.Feldmann/L.Kaesemodel (VC, PR/PR), 43 voltas em 1:00:13.413 (média de 158.29 km/h)
2º) W.Salles/R.Rosset (FG, RJ/SP), a 8.001
3º) V.Brito/N.Gresse (P9, PB/SP), a 8.907
4º) A.Mattheis/X.Negrão (FG, RJ/SP), a 41.082
5º) M.Hahn/A.Khodair (F4, SP/SP), a 57.615
6º) A.Mazzochi/M.Stumpf (VC, RS/RS), a 1:13.021
7º) R.Cattalini/Jorge Neto (F4, PR/SP), a 1 volta
8º) W.Ebrahim/F.Ebrahim (VC, PR/PR), a 1 volta
9º) C.Ricci/R.Derani (F4, RS/SP), a 1 volta
10º) C.Rosa/S.Lucio (F4, RS/SP), a 1 volta
11º) W.Fittipaldi/A.Hermann (P9, SP/SP), a 1 volta
12º) W.Derani/G.Losacco (F4, SP/SP), a 2 voltas
13º) F.Longo/D.Serra (F4, SP/SP), a 14 voltas
14º) E.Nascimentos/L.Burti (VC, RJ/SP), a 25 voltas
LEGENDA
FG – Ford GT V8
P9 – Porsche 997 GT3 Cup Boxer
VC – Dodge Viper Competition Coupé V10
F4 – Ferrari F430 V8
LG – Lamborghini Gallardo V10
Passadas 14 etapas, o campeonato ficou assim:
1) Xandy Negrão / Andreas Mattheis, 96
2) Walter Salles / Ricardo Rosset, 87
3) Alceu Feldmann, 63
4) Wagner Ebrahim / Fábio Ebrahim, 52
5) Lico Kaesemodel, 45
6) Valdeno Brito, 41
7) Paulo Bonifácio / Ingo Hoffmann, 40
8) Cláudio Ricci / Rafael Derani, 38
9) Norberto Gresse, 33
10) Matheus Stumpf, 32
11) Allam Khodair, 24
12) Elias Nascimento / Leonardo Burti, 23
13) Renato Cattalini / Antonio Jorge Neto, 23
14) Marcelo Hahn, 19
15) Emerson Fittipaldi, 18
16) Ramon Matias, 17
17) Abramo Mazzochi, 15
18) Thiago Marques, 13
Walter Derani / Giuliano Losacco, 13
20) Wilson Fittipaldi, 10
21) César Urhnani, 5
Daniel Landi, 5
23) Sérgio Lúcio, 2
Luiz Garcia Jr., 2
Otavio Mesquita, 2
Antônio Hermann, 2
Rodolpho Siqueira e Caio Moraes
Texto: Rafael Durante
Fotos: Miguel Costa Jr.
Press Consultoria Ltda
Nenhum comentário:
Postar um comentário