Ricardo Maurício e Marcos Gomes brigam ponto a ponto pelo título de 2008
SÃO PAULO – Três recordes da era moderna da Stock Car, inaugurada com a introdução dos motores V8 em 2001, podem cair neste domingo em Tarumã, onde a categoria chega à 11ª e penúltima etapa do calendário: o de maior número de vitórias, pódios e pontos na mesma temporada. Companheiros na Equipe Medley, o líder Ricardo Maurício e o vice Marcos Gomes esperam sair do Rio Grande do Sul como os únicos candidatos ao título no encerramento do campeonato em São Paulo, no dia 7 de dezembro.
Maurício divide a atual marca de cinco vitórias com Chico Serra, que dominou amplamente os rivais na campanha do tri de 2001. Naquele mesmo ano, Chico estabeleceu a marca de oito pódios que Gomes igualou há duas semanas em Brasília. Os dois pilotos têm tudo também para ultrapassar os 179 pontos alcançados pelo bicampeão Giuliano Losacco na caminhada rumo ao primeiro título em 2004, quando o atual sistema de superfinais nas últimas quatro etapas não havia entrado em vigor. Em números absolutos, Maurício já soma 177, apenas um a mais que Gomes. A diferença, no entanto, sobe para cinco dentro dos playoffs.
Únicos a comandar a classificação até agora, Maurício e Gomes fazem questão de relativizar os números. “Se os recordes vierem, claro que serão importantes para a minha carreira. Mas estou concentrado mesmo é no campeonato”, avisa Maurício, vencedor das duas corridas dos playoffs. “Meu objetivo é terminar duas ou três posições à frente do Marquinhos e ir para Interlagos com uma situação mais confortável, porque lá ele é o favorito”, justifica.
Gomes sustenta que a possibilidade de se tornar recordista isolado de pódios vai apenas reforçar a expectativa para a penúltima prova. “Já estou 100% motivado. Quero chegar à frente do Ricardinho, mas no meu caso a vitória seria ainda mais importante”, lembra Gomes, que ganhou as duas corridas de 2008 em Interlagos. Ele acredita que suas chances crescem num circuito onde a carenagem do Peugeot de Maurício não deverá levar tanta vantagem sobre a do seu Astra. “O Peugeot é mais eficiente em retas como as de Brasília; em Tarumã, onde o traçado é bem mais sinuoso, essa superioridade será bastante reduzida, se não desaparecer”, compara.
Apoiados na excelência da retaguarda técnica da Equipe Medley, comandada pelo diretor técnico Andreas Mattheis, Maurício e Gomes vêm brigando ponto a ponto pelo título e cada um deixou de entrar na zona de pontuação apenas uma vez. O equilíbrio entre ambos é a principal atração a Stock Car em 2008. “É impressionante que depois de 10 etapas, numa categoria tão competitiva como esta, estejamos separados por apenas um ponto”, conclui Maurício, que pode até sair campeão por antecipação de Tarumã. No entanto, precisa ganhar e torcer para que Gomes termine no máximo em 11º ou chegar em segundo e esperar que o rival não se classifique entre os 15 primeiros.
A programação da 11ª etapa será aberta na sexta-feira com as duas sessões de treinos livres (10h35 às 12h05 e das 15h05 às 16h35), ambas com limite de 28 voltas por carro. As duas tomadas classificatórias e as três minicorridas que definirão o pole serão realizadas sábado a partir das 11h10. Domingo, a prova – 44 voltas ou limite de 50 minutos – começará às 10h15, com transmissão ao vivo pela TV Globo.
fotos: Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário