Maurício e Gomes decidem título da Stock Car em Interlagos
Diferença dos líderes é de apenas um ponto; Cacá Bueno vence em Tarumã
VIAMÃO (RS) – Ricardo Maurício e Marcos Gomes farão uma eletrizante final de campeonato no dia 7 de dezembro. Os companheiros na Equipe Medley chegarão à decisão em São Paulo separados por apenas um ponto depois da penúltima etapa do ano, vencida neste domingo em Tarumã por Cacá Bueno (RC). Com o segundo lugar, Marcos Gomes diminuiu de cinco para apenas um ponto a desvantagem em relação a Maurício, que largou na pole e terminou em terceiro. Os demais pilotos já não têm mais chances.
Diante de público que superlotou as arquibancadas do autódromo gaúcho, a Stock Car proporcionou uma das melhores corridas do ano e premiou a estratégia adotada por Cacá Bueno e Marcos Gomes, que optaram pela troca de pneus durante a parada obrigatória de reabastecimento. Com os pneus desgastados pelo asfalto abrasivo, Maurício não pôde acompanhar o ritmo dos adversários e cedeu as posições, sem luta para Cacá e opondo feroz resistência ao rival à disputa pelo título.
“Eu já tinha mostrado na corrida anterior em Brasília que valeria a pena arriscar a troca. Com pneus novos, a diferença de rendimento é absurda”, explicou Cacá, que lamentou já estar afastado da briga pelo campeonato por causa dos problemas enfrentados ao longo da temporada. E louvou o trabalho da equipe nos treinamentos neste fim de semana em Tarumã. “Já prevíamos a troca também porque os mecânicos são muito rápidos”, continuou Cacá, que saiu de sexto para terceiro na largada e logo a seguir para segundo com a ultrapassagem sobre Gomes.
Aliviado por ter cumprido a meta de terminar à frente de Maurício, Gomes assumiu a decisão de optar por uma estratégia diferente do colega. “A única possibilidade que eu tinha de superá-lo era tentar algo diferente, porque o Maurício partiria da pole. Quando o Andreas Mattheis (chefe de equipe) falou que a idéia era não trocar, pedi para mudarmos a tática”, justificou. Sobre o emocionante “pega” com Maurício, reconheceu que a passagem foi arriscada e que o choque lateral acabou sendo inevitável. “Ele fez o papel dele, tinha de se defender”, analisou Gomes, que se tornou novo recordista de pódios – nove – na era moderna inaugurada pelos motores V8 na Stock Car em 2001.
Maurício também estabeleceu outra nova marca para a categoria. Depois de cravar a quinta pole na mesma temporada e deixar para trás as quatro de Chico Serra em 2001, Maurício chegou aos 193 pontos absolutos e bateu os 179 que Giuliano Losacco conquistou em 2004. “A troca de pneus jamais fez parte dos nossos planos, mas talvez devêssemos ter seguido o exemplo dos outros. Na segunda metade da prova, ficou impossível acompanhar o ritmo deles. Ainda tentei manter o segundo lugar contra o Marquinhos e acho que todos devem ter gostado da nossa briga, que foi limpa e leal”, disse.
Apesar da vitória nas três últimas passagens por Interlagos, inclusive as duas vitórias que conseguiu neste ano, Gomes descartou qualquer vantagem antecipada. “Acredito que estarei competitivo, mas sei que o Ricardinho enfrentou problemas de acerto nas corridas anteriores em São Paulo. Não estou acreditando nessas coisas que andam dizendo de que sou o favorito.” Maurício, no entanto, admitiu que seria prioritário chegar à frente do parceiro em Tarumã. “O Marquinhos é muito forte em Interlagos.”
Já com a dobradinha da equipe assegurada, a Medley ainda saboreou o ótimo 5º lugar de Valdeno Brito, que encerrou uma seqüência negativa de três resultados depois da vitória na corrida do milhão de dólares. O “Expresso da Paraíba”, que partira em 8º, subiu para 6º na classificação do campeonato.
O resultado da 11ª etapa da Stock Car:
1º) Cacá Bueno (ML), 43 voltas em 50min42s898 (média de 153,43 km/h)
2º) Marcos Gomes (CA), a 6s780
3º) Ricardo Mauricio (P3), a 9s795
4º) Thiago Camilo (CA), a 11s337
5º) Valdeno Brito (CA), a 17s339
6º) Alceu Feldmann (CA), a 34s538
7º) Luciano Burti (P3), a 34s752
8º) Rodrigo Sperafico (ML), a 42s690
9º) Thiago Marques (P3), a 42s726
10º) Nonô Figueiredo (ML), a 48s127
11º) Ingo Hoffmann (ML), a 50s259
12º) Duda Pamplona (ML), a 50s288
13º) Juliano Moro (ML), a 51s439
14º) Pedro Gomes (P3), a 57s179
15º) Lico Kaesemodel (ML), a 57s214
16º) Guto Negrão (CA), a 57s719
17º) Daniel Serra (CA), a 57s898
18º) Ricardo Zonta (P3), a 59s287
19º) Ruben Fontes (P3), a 1min00s254
20º) Norberto Gresse (P3), a 1min05s122
21º) Mario Romancini (CA), a 1min27s867
22º) Ricardo Sperafico (P3), a 1 volta
23º) Felipe Maluhy (ML), a 1 volta
24º) Tarso Marques (P3), a 1 volta
25º) Giuliano Losacco (P3), a 1 volta
26º) Andre Bragantini (P3), a 1 volta
27º) Allam Khodair (CA), a 4 voltas
28º) Hoover Orsi (CA), a 5 voltas
29º) Atila Abreu (P3), a 8 voltas
30º) Antonio Jorge Neto (ML), a 9 voltas
31º) David Muffato (P3), a 11 voltas
32º) William Starostik (P3), a 27 voltas
33º) Popó Bueno (CA), a 38 voltas
Melhor Volta: Cacá Bueno, 1min06s580
P3: Peugeot 307
CA: Chevrolet Astra
ML: Mitsubishi Lancer
Melhor Volta: Cacá Bueno, 1min06s580
Os dez primeiros no campeonato: 1) Ricardo Maurício, 286 pontos; 2) Marcos Gomes, 285; 3) Thiago Camilo, 252; 4) Cacá Bueno, 239; 5) Giuliano Losacco, 231; 6) Valdeno Brito, 224; 7) Popó Bueno, 222; 8) Átila Abreu e Alceu Feldmann, 217; 10) Allam Khodair, 208.
fotos:Miguel Costa Jr.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário