"Catástrofe" no mercado automobilístico se tornou global, diz Peugeot
A previsão dos lucros da Peugeot Citroen são de 5,78 bilhões de euros em 2008.
O setor automobilístico mundial foi apanhado em uma "catástrofe" sob os efeitos da crise econômica, que já derrubou inclusive os mercados dos países emergentes, nos quais as montadoras esperavam resultados melhores, disse nesta terça-feira o diretor da, Christian Streiff.
"O que é chocante no momento é a catástrofe mundial na indústria automobilística, porque os mercados brasileiro, chinês e russo sofrem uma paralisia, tal como no mercado europeu. Isso deve levar a uma queda de mais de 20%", disse Streiff em um programa de rádio, citado pela agência de notícias Reuters.
"O cenário para 2009 é terrível. O grupo está começando o ano com uma queda de mais de 20% na comparação com um ano antes em todos os países em conjunto", afirmou. "Estamos trabalhando com a hipótese de que [o mercado em] 2010 continuará difícil."
O grupo PSA Peugeot Citroën deve divulgar seus resultados referentes a 2008 amanhã (11); as previsões são de um lucro de 5,78 bilhões de euros (US$ 7,5 bilhões), contra 7,89 bilhões de euros (US$ 10,2 bilhões) em 2007.
Sarkozy
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, anunciou ontem um plano de ajuda ao setor automobilístico com empréstimos que chegam a 6,5 bilhões de euros (cerca de US$ 8,5 bilhões) às companhias PSA Peugeot-Citroën, Renault e Renault Trucks. Em contrapartida, as empresas devem se comprometer a não realizar demissões e não fechar fábricas na França.
"Para que os construtores possam se preparar tranquilamente para o futuro, o governo vai conceder a cada um de nossos grandes construtores um empréstimo de 3 bilhões de euros (cerca de US$ 3,9 bilhões) de uma duração de cinco anos", afirmou Sarkozy ao final de um encontro com dirigentes do setor automobilístico.
Segundo o secretário de Estado da Indústria, Luc Chatel, a Renault Trucks, filial da Volvo Group, receberá um empréstimo de aproximadamente 500 milhões de euros (US$ 653,5 milhões). Em troca destes empréstimos a taxas preferenciais de 6%, a Renault e a PSA "se comprometeram a não fechar nenhuma de suas fábricas no período de duração do contrato e de fazer tudo para evitar demissões", disse Sarkozy.
A medida causou reações na Europa, que entendem o anúncio como protecionista. A União Europeia convocou uma reunião para discutir a crise financeira e o que classifica de espírito protecionista.
Anfavea
No Brasil, a expectativa do presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), Jackson Schneider, é de que a produção diária da indústria automotiva deve ter alta de 21,35% em fevereiro sobre janeiro, passando de 8.900 para 10.800 veículos.
A associação informou ontem que a produção de janeiro teve queda em relação ao mesmo mês do ano passado, mas disparou 92% ante dezembro. No mês passado foram produzidos 186,1 mil veículos, ante 255,2 mil em janeiro de 2008 --queda de 27,1%. No entanto, em relação ao mês anterior, dezembro de 2008 (96,6 mil), a alta foi de 92,7%.
Segundo ele, a expectativa é que a indústria automobilística brasileira aponte um crescimento na produção, mas não a ponto de retomar o patamar verificado em setembro de 2008, antes do agravamento da crise no Brasil. Em setembro o ano passado, a produção diária alcançou 13.700 unidades, enquanto as vendas ficaram em 12.200.
Fonte: Folha Online
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