RALLY DE CURITIBA PODE TER PRIMEIRA VITÓRIA DE ESTRANGEIROS EM OITO ANOS
Favoritismo é absoluto para os pilotos que chegam da Europa e da América do Sul. Última vitória de estrangeiros na prova foi em 2001.
Foram dez anos sem que os brasileiros pudessem interromper o domínio imposto pelos estrangeiros no Rally da Graciosa. Argentinos, paraguaios e uruguaios venceram absolutamente todas as edições da prova entre 1992 e 2001. Uma superioridade técnica que voltará a ser vista em 2009. Só que em dimensões ainda maiores. Agora, a lista de inscritos contará também com ingleses, franceses, belgas, italianos, finlandeses. Não foi à toa que este passou a ser chamado Rally Internacional de Curitiba.
A prova fará parte de dois campeonatos internacionais neste ano. Um deles disputado por todo o continente, o Rally Codasur, e o outro de proporções mundiais, o Intercontinental Rally Challenge – IRC, que passará pela primeira vez pelo Brasil e pela América do Sul. O que ajudou a aumentar o nível da lista de inscritos. Apesar de não estar finalizada, ela já traz uma idéia da qualidade dos participantes. Começando pelos atuais campeões, os franceses Nicolas Voilloz e Nicolas Klinger, que disputarão a prova com um Peugeot 207 S2000.
Mesmo modelo que venceu a etapa abertura da temporada do Intercontinental Rally Challenge, o Rally de Monte Carlo. Carro, aliás, que estará no Brasil. Aqui, nas mãos da dupla inglesa Kris Meeke e Paul Nagle, que excepcionalmente nesta prova ocuparão o cockpit pertencente aos ganhadores da competição que abriu o campeonato de 2009, os franceses Sebastien Ogier e Julien Ingrassia. Kris Meeke e Paul Nagle bateram forte na primeira etapa do ano e o carro não teve condições de ser reparado para a prova brasileira.
A solução foi tomar emprestado o modelo da outra dupla – que não virá ao Brasil. Na ausência deles, ganham força os belgas Freddy Loix e Isidoor Smets, que ocupam o segundo lugar no campeonato, pilotando também um Peugeot 207 S2000. Depois do domínio deste modelo na etapa inicial (ocupou os três primeiros lugares), os pilotos da Abarth Fiat terão a chance de dar o troco no Brasil, com o Grande Punto. Dois desses carros estarão na prova.
Um para os italianos Giandomenico Basso e Mitia Dotta, outro para os finlandeses Anton Alen e Timo Alanne. As duas duplas estiveram testando recentemente na Toscana, na Itália, no piso que mais se aproxima do que eles encontrarão nos trechos brasileiros. Mas os europeus não são os únicos favoritos no Rally Internacional de Curitiba. Há um sul-americano com boas chances de incomodá-los: o argentino Marcos Ligato, que correrá com Ruben Garcia, pilotando um Mitsubishi Evo 10.
Marcos Ligato não só reúne a experiência de ralis disputados no mundo inteiro, inclusive no WRC, o World Rally Championship, como também conhece bem o tipo de rali disputado no Brasil. Ele chegou a vencer uma edição do Rally da Graciosa, em 2000, na época com um Subaru Impreza, já no final dos dez anos de domínio estrangeiro na prova. Que tem tudo para se repetir em 2009. Seja com os sul-americanos, seja com os europeus. Embora haja um representante brasileiro inscrito na principal categoria do IRC, a N4.
É o atual vice-campeão brasileiro de rally, Oswaldo Scheer, que disputará o Rally Internacional de Curitiba com um Mitsubishi Evo 9, com Gilson Rocha. A lista inicial de inscritos conta com 34 carros – divididos entre Intercontinental Rally Challenge, Rally Codasur e Campeonato Brasileiro de Rally. A etapa vale para os três calendários. O parque de apoio do rali será montado dentro do autódromo local, que no mesmo fim de semana receberá também uma prova do WTCC – World Touring Car Championship.
Todos os vencedores do Rally da Graciosa
2008
Édio Füchter / Gilvan Jablonski (BRA)
Mitsubishi Lancer Evo 9
2007
Édio Füchter / Lelo Perdigão (BRA)
Mitsubishi Lancer Evo 9
2006
Juliano Sartori / Rafael Sartori (BRA)
Subaru Impreza
2005
Ulysses Bertholdo / Gilberto Barricati (BRA)
Mit. Lancer EVO VIII
2004
Ulysses Bertholdo / Armando Miranda (BRA)
Mit. Lancer EVO VII
2003
Juliano Sartori / Rafael Sartori (BRA)
Mit. Lancer EVO V
2002
Tino Vianna / Edu Paula (BRA)
Subaru Impreza
2001
Federico Villagra / Javier Villagra (ARG)
Mit. Lancer EVO VI
2000
Marcos Ligato / Ruben Garcia (ARG)
Subaru Impreza
1999
Christian Rosiak / Hugo Thomas (ARG)
Mit. Lancer EVO IV
1998
Francisco Gorostiaga / Victor Aguilera (PAR)
Lancia Delta Integrale
1997
Gabriel Mendez / Carlos Villete (URU)
Toyota Celica
1996
Gabriel Rais / José Volta (ARG)
Renault Clio Williams
1995
Marco Dario Galanti / Ivan Dumont (PAR)
Toyota Celica
1994
Marco Dario Galanti / Ivan Dumont (PAR)
Toyota Celica
1993
Gabriel Mendez / Felipe Mercader (URU)
VW Gol GTI
1992
Gustavo Pisano / Felipe Mercader (URU)
VW Gol GTI
1991
Paulo Lemos / Ricardo Costa (BRA)
VW Gol GTI
1990
Reinaldo Varela / Sergio Lima (BRA)
VW Gol GTI
1989
Édio Füchter / Ricardo Costa (BRA)
VW Gol GTI
1988
Édio Füchter / Ricardo Costa (BRA)
VW Gol GTI
1987
Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho (BRA)
VW Gol GTI
1985
Claudio Antunes / Olavo Barbour (BRA)
VW Passat
1984
Cesar Vilela / José Baranovisk (BRA)
GM Monza
1983
Paulo Lemos / Arthur Cezar Carvalho (BRA)
VW Voyage
1982
Sady Bordin / Dario Araújo (BRA)
VW Voyage
1981
Jorge Fleck / Sylvio Klein (BRA)
VW Gol
foto de Giandomenico Basso – um dos favoritos no Rally Internacional de Curitiba. Crédito: IRC/Divulgação.
Dinho Leme Comunicação
Assessoria de Imprensa
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