COMPRE AGORA

segunda-feira, fevereiro 16, 2009

GP2 Asia: Sexto no Catar, Razia marca mais um ponto no campeonato
Problema na embreagem tirou do piloto brasileiro a chance de se manter entre os três primeiros neste sábado. Saldo do fim de semana, no entanto, deixou o baiano satisfeito

O brasileiro Luiz Razia conquistou neste sábado (14) mais um ponto no campeonato 2008/2009 da Fórmula GP2 Asia. A quarta rodada dupla da competição foi realizada no autódromo internacional de Losail, no Catar, e terminou com a vitória do mexicano Sergio Perez. Largando na pole position por ter fechado a corrida anterior em oitavo, Razia não conseguiu aproveitar a vantagem da primeira fila em virtude de um problema na embreagem de seu carro, e fechou a disputa em sexto.

O resultado, no entanto, não desapontou o baiano, que faz sua temporada de estréia na categoria. "Coloquei a primeira marcha muito cedo depois que alinhei no grid, e até que todos os carros se posicionassem para a largada, a embreagem do meu carro esquentou e começou a colar. Na hora de sair, não tive o mesmo rendimento e perdi quatro posições antes mesmo da primeira curva", explicou o brasileiro.

Nas voltas seguintes, Razia acabou perdendo o quinto lugar, mas recebeu a bandeirada em condições de brigar pela quarta posição. "No final da prova me aproximei bastante do (Davide) Valscecchi e do (Edoardo) Mortara, mas como não é fácil ultrapassar nesse circuito, acabei permanecendo em sexto", acrescentou.
Razia conquistou no Catar seus primeiros pontos no campeonato, e deixou a cidade de Doha satisfeito com os resultados obtidos na antepenúltima prova do ano. "Estou chegando agora à GP2 e, principalmente nessa corrida, consegui andar junto do pessoal mais experiente. Acredito que nosso maior desafio nas próximas duas rodadas seja o de conseguir uma melhor posição de largada, já que em ritmo de corrida estamos no pelotão da frente", declarou.

Razia voltou a sofrer com o desgaste excessivo do pneu dianteiro esquerdo de seu carro, mas ressaltou que o problema foi comum à maioria dos competidores que andaram em ritmo forte neste sábado. "Essa pista tem seis curvas rápidas para a direita, e isso força muito o pneu dianteiro esquerdo. Por esse motivo, os tempos de boa parte dos pilotos do primeiro pelotão variaram muito ao longo da prova, e esse foi um problema que mais gente teve de administrar", comentou.

A vitória na etapa deste sábado permitiu a Sergio Perez subir para a quarta posição no campeonato. Razia segue como o melhor brasileiro na competição, em 14º. O resultado completo da segunda corrida no Catar foi o seguinte:

1) Sergio Perez - Campos Team
2) Vitaly Petrov - Campos Team
3) Nico Hülkenberg - ART Grand Prix
4) Edoardo Mortara - Arden Motorsport
5) Davide Valsecchi - Durango
6) Luiz Razia - Arden Motorsport
7) Jérôme d’Ambrosio - Dams
8) Giedo van der Garde - GFH Team iSport
9) James Jakes - Super Nova Racing
10) Javier Villa - Super Nova Racing
11) Marco Bonanomi - My Qi-Meritus.Mahara
12) Diego Nunes - Piquet GP
13) Giacomo Ricci - DPR
14) Sakon Yamamoto - ART Grand Prix
15) Davide Rigon - Trident Racing
16) Alvaro Parente - My Qi-Meritus.Mahara
17) Roldán Rodriguez - Piquet GP
18) Kamui Kobayashi - Dams
19) Rodolfo González - FMS
20) Frankie Provenzano - Trident Racing
21) Fabrizio Crestani - Ocean Racing -Technology
22) Michael Dalle Stelle - Durango
23) Kevin Nai Chia Chen - FMS
Restando apenas duas rodadas duplas para o encerramento do campeonato, os seis primeiros na tabela são:
1) Kamui Kobayashi, 39
2) Davide Valsecchi, 29
3) Nico Hülkenberg, 27
4) Sergio Perez, 24
5) Roldán Rodriguez, 22
6) Jérôme d’Ambrosio, 21

Inova Comunicação – Rafael Durante (Mtb 48.044)
Fotos: Drew Gibson / GP2 Series Media

Nenhum comentário: