Piloto australiano abre 59 pontos na classificação geral para Franchitti
Neste domingo foi realizado o Grande Prêmio de Sonoma, 13ª etapa do campeonato 2010 da Fórmula Indy. Pela quinta vez no ano, a vitória ficou com o australiano Will Power da equipe Penske. O piloto do carro Nº 12 largou na pole-position e só perdeu a liderança da prova durante as paradas para o reabastecimento e troca de pneus.
A segunda colocação ficou com o neozelandês Scott Dixon da Chip Ganassi. O grande rival de Power na temporada, o escocês Dario Franchitti foi o terceiro a cruzar a linha de chegada e se manteve na segunda colocação do campeonato, mas agora com 59 pontos de diferença para Power.
Os companheiros de equipe de Power, Ryan Briscoe e Helio Castroneves chegaram na quarta e quinta colocação respectivamente. Justin Wilson foi o sexto colocado.
O brasileiro Tony Kanaan foi o sétimo, seguido de seu companheiro de equipe, Ryan Hunter Reay em oitavo. Graham Rahal foi o nono e Alex Lloyd completou a prova em décimo.
Entre os demais brasileiros, Mario Moraes ficou com a 11ª colocação e Vitor Meira foi o 15º. O mineiro Raphael Matos não completou a prova devido a um acidente.
A corrida
Logo na largada, um susto, após o início da prova onde os pilotos estavam totalmente desalinhados, Dan Wheldon tocou no belga Bertrand Baguette e acabou capotando. A bandeira amarela foi agitada imediatamente. A relargada aconteceu na volta cinco sem nenhum problema.
Na parte inicial da prova o momento de mais emoção aconteceu em torno da volta 18 quando o canadense Alex Tagliani que vinha pela quarta colocação começou a ter problemas na pressão de seu pneu, segurando seus adversários até quando pode, mas na seqüência seu pneu acabou furando e perdeu várias colocações.
Na briga pela sexta colocação durante a volta 25, Simona de Silvestro e Raphael Matos se tocaram quando contornavam a chicane da pista de Sonoma, o brasileiro quase capotou, mas ambos seguiram na corrida.
A primeira janela para o reabastecimento e troca de pneus aconteceu a partir da volta 25. Power que liderava a prova com mais de dez segundos para Dario Franchitti que estava em segundo, foi um dos primeiros a parar e voltou a frente novamente.
Na volta 33 aconteceu a segunda bandeira amarela, Milka Duno rodou na saída da curva sete. Após três voltas com velocidade reduzida, aconteceu a relargada. Na volta 38, na freada para contornar a curva sete, Marco Andretti tocou no carro do novato John Hildebrand, que acabou ficando parado na pista ocasionando a terceira bandeira amarela. Três voltas depois o diretor de prova ordenou a relargada.
A partir da volta 55 os primeiros colocados iniciaram a janela para a segunda parada de pit-stop. Franchitti que vinha pela segunda posição foi o primeiro a parar. Power, líder da corrida até então, parou no pit duas voltas depois.
Na volta 62, o neozelandês Scott Dixon conquistou a segunda colocação após passar seu companheiro de equipe, o escocês Dario Franchitti.
Faltando dez voltas para o final surgiu mais uma bandeira amarela. Ernesto Viso acabou batendo em Bertrand Baguette, o carro do belga acabou parando no meio da pista. A bandeira verde foi acionada faltando seis voltas para o final. Will Power cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Dixon e Franchitti.
A próxima etapa do campeonato acontece neste sábado (28), em Chicago, abrindo a serie final em circuitos ovais.
Confira o resultado final do Grande Prêmio de Sonoma.
P Piloto (nacionalidade) Piloto Diferença
1º Will Power (AUS) Penske 75 voltas
2º Scott Dixon (NZL) Chip Ganassi 0s7432
3º Dario Franchitti (ESC) Chip Ganassi 6s6132
4º Ryan Briscoe (AUS) Penske 7s8607
5º Helio Castroneves (BRA) Penske 10s4594
6º Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold Racing 10s9095
7º Tony Kanaan (BRA) Andretti Autosport 11s5246
8º Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport 11s8938
9º Graham Rahal (EUA) Newman Haas Racing 17s5019
10º Alex Lloyd (ING) Dale Coyne Racing 18s2069
11º Mario Moraes (BRA) KV Racing Technology 20s2411
12º Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport 20s6759
13º Simona de Silvestro (SUI) HVM Racing 21s8239
14º Alex Tagliani (CAN) FAZZT Race Team 22s4858
15º Vitor Meira (BRA) A J Foyt Enterprises 24s2879
16º Danica Patrick (EUA) Andretti Autosport 46s1339
17º Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas Racing + 1 volta
18º Takuma Sato (JAP) KV Racing Technology + 1 volta
19º Ernesto Viso (VEN) KV Racing Technology +1 volta
Não completaram a prova:
20º Francesco Dracone (ITA) Conquest Racing a 4 voltas
21º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing a 8 voltas
22º Milka Duno (VEN) Dale Coyne Racing a 8 voltas
23º Bertrand Baguette (BEL) Conquest Racing a 10 voltas
24º John Hildebrand (EUA) Dreyer & Reinbold Racing a 38 voltas
25º Dan Wheldon (ING) Panther Racing a 75 voltas
A segunda colocação ficou com o neozelandês Scott Dixon da Chip Ganassi. O grande rival de Power na temporada, o escocês Dario Franchitti foi o terceiro a cruzar a linha de chegada e se manteve na segunda colocação do campeonato, mas agora com 59 pontos de diferença para Power.
Os companheiros de equipe de Power, Ryan Briscoe e Helio Castroneves chegaram na quarta e quinta colocação respectivamente. Justin Wilson foi o sexto colocado.
O brasileiro Tony Kanaan foi o sétimo, seguido de seu companheiro de equipe, Ryan Hunter Reay em oitavo. Graham Rahal foi o nono e Alex Lloyd completou a prova em décimo.
Entre os demais brasileiros, Mario Moraes ficou com a 11ª colocação e Vitor Meira foi o 15º. O mineiro Raphael Matos não completou a prova devido a um acidente.
A corrida
Logo na largada, um susto, após o início da prova onde os pilotos estavam totalmente desalinhados, Dan Wheldon tocou no belga Bertrand Baguette e acabou capotando. A bandeira amarela foi agitada imediatamente. A relargada aconteceu na volta cinco sem nenhum problema.
Na parte inicial da prova o momento de mais emoção aconteceu em torno da volta 18 quando o canadense Alex Tagliani que vinha pela quarta colocação começou a ter problemas na pressão de seu pneu, segurando seus adversários até quando pode, mas na seqüência seu pneu acabou furando e perdeu várias colocações.
Na briga pela sexta colocação durante a volta 25, Simona de Silvestro e Raphael Matos se tocaram quando contornavam a chicane da pista de Sonoma, o brasileiro quase capotou, mas ambos seguiram na corrida.
A primeira janela para o reabastecimento e troca de pneus aconteceu a partir da volta 25. Power que liderava a prova com mais de dez segundos para Dario Franchitti que estava em segundo, foi um dos primeiros a parar e voltou a frente novamente.
Na volta 33 aconteceu a segunda bandeira amarela, Milka Duno rodou na saída da curva sete. Após três voltas com velocidade reduzida, aconteceu a relargada. Na volta 38, na freada para contornar a curva sete, Marco Andretti tocou no carro do novato John Hildebrand, que acabou ficando parado na pista ocasionando a terceira bandeira amarela. Três voltas depois o diretor de prova ordenou a relargada.
A partir da volta 55 os primeiros colocados iniciaram a janela para a segunda parada de pit-stop. Franchitti que vinha pela segunda posição foi o primeiro a parar. Power, líder da corrida até então, parou no pit duas voltas depois.
Na volta 62, o neozelandês Scott Dixon conquistou a segunda colocação após passar seu companheiro de equipe, o escocês Dario Franchitti.
Faltando dez voltas para o final surgiu mais uma bandeira amarela. Ernesto Viso acabou batendo em Bertrand Baguette, o carro do belga acabou parando no meio da pista. A bandeira verde foi acionada faltando seis voltas para o final. Will Power cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido de Dixon e Franchitti.
A próxima etapa do campeonato acontece neste sábado (28), em Chicago, abrindo a serie final em circuitos ovais.
Confira o resultado final do Grande Prêmio de Sonoma.
P Piloto (nacionalidade) Piloto Diferença
1º Will Power (AUS) Penske 75 voltas
2º Scott Dixon (NZL) Chip Ganassi 0s7432
3º Dario Franchitti (ESC) Chip Ganassi 6s6132
4º Ryan Briscoe (AUS) Penske 7s8607
5º Helio Castroneves (BRA) Penske 10s4594
6º Justin Wilson (ING) Dreyer & Reinbold Racing 10s9095
7º Tony Kanaan (BRA) Andretti Autosport 11s5246
8º Ryan Hunter-Reay (EUA) Andretti Autosport 11s8938
9º Graham Rahal (EUA) Newman Haas Racing 17s5019
10º Alex Lloyd (ING) Dale Coyne Racing 18s2069
11º Mario Moraes (BRA) KV Racing Technology 20s2411
12º Marco Andretti (EUA) Andretti Autosport 20s6759
13º Simona de Silvestro (SUI) HVM Racing 21s8239
14º Alex Tagliani (CAN) FAZZT Race Team 22s4858
15º Vitor Meira (BRA) A J Foyt Enterprises 24s2879
16º Danica Patrick (EUA) Andretti Autosport 46s1339
17º Hideki Mutoh (JAP) Newman Haas Racing + 1 volta
18º Takuma Sato (JAP) KV Racing Technology + 1 volta
19º Ernesto Viso (VEN) KV Racing Technology +1 volta
Não completaram a prova:
20º Francesco Dracone (ITA) Conquest Racing a 4 voltas
21º Raphael Matos (BRA) De Ferran Dragon Racing a 8 voltas
22º Milka Duno (VEN) Dale Coyne Racing a 8 voltas
23º Bertrand Baguette (BEL) Conquest Racing a 10 voltas
24º John Hildebrand (EUA) Dreyer & Reinbold Racing a 38 voltas
25º Dan Wheldon (ING) Panther Racing a 75 voltas
Nenhum comentário:
Postar um comentário