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sábado, março 05, 2011

2ª Semana Cultural da Velocidade mostra 20 carros que fizeram história nas corridas

 Além das “máquinas”, evento terá a exposição de objetos pessoais de pilotos, troféus, grandes painéis fotográficos e obras de arte que exaltam a velocidade nas pistas e as emoções que cercam o fascinante mundo do automobilismo.

Misturar cultura, paixão, arte, velocidade e história. Esta é a finalidade da 2ª Edição da Semana Cultural da Velocidade (Velocult), uma exposição idealizada pelo empresário de eventos e designer Paulo Soláriz e que acontece de 15 de março a 2 de abril, no Espaço Cultural Conjunto Nacional, em São Paulo. A mostra reunirá 20 carros de corrida antigos e atuais, além de objetos pessoais de pilotos, troféus importantes, painéis fotográficos e, claro, obras de arte que têm a velocidade e suas emoções como temas principais.

A exposição promete mexer com os sentimentos dos visitantes e apreciadores de corridas, já que dará ao público a oportunidade de conhecer de perto a história do automobilismo brasileiro tão consagrado mundo afora pelas mãos de nossos talentosos pilotos. Os jovens e crianças, principalmente, poderão ter contato direto com carros e objetos antigos fundamentais para a trajetória de sucesso de mais de 100 anos do esporte no Brasil.

Pelos enormes e ecléticos corredores do Espaço Cultural do Conjunto Nacional será possível admirar a famosa e legendária Carreteira nº 18 de Camilo Cristópharo, um carro construído nos anos 50 com muito trabalho de engenharia e que exigia “braço” para ser pilotado. Um legítimo representante da evolução do automobilismo brasileiro. Poderão ser vistos também: a Carreteira de Chico Landi; o Willis Interlagos nº 22 que Bird Clemente “derrapava” pelo autódromo paulistano em 1965; o DKW nº 10 da Equipe Vemag; o Opala “envenenado” pilotado por Paulo Gomes quando foi campeão da Stock Car pela primeira vez, em 1979.

Também está confirmada a presença de carros das categorias Stock Car, Copa Montana, e Racing Festival (de Felipe Massa), com destaque para a Ferrari GT-4 e 1 Lamborghini GT3, e de projetos da FEI. Sid Mosca e suas famosas pinturas em capacete, igualmente marcarão presença.

As crianças terão atenção especial, já que a história do automobilismo brasileiro será retratada por meio de carros, objetos e arte. Serão agendadas com as escolas visitas monitoradas para crianças de 07 a 10 anos de idade e após a visitação elas receberão material para criarem desenhos relativos à mostra que ficarão expostos em murais por todo o espaço da 2ª Semana Cultural da Velocidade.

A 2ª Velocult tem o apoio oficial da Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA, e  será aberta oficialmente com um coquetel para imprensa e convidados especiais, como pilotos do passado e de hoje, personalidades do mundo automobilístico e da sociedade, e empresários.
Automobilismo no Brasil

A história do automobilismo brasileiro é constituída de fatos belíssimos, heroicos e emocionantes que constantemente elevam o nome do Brasil ao redor do mundo e fizeram nossa população adotar o esporte graças à grande admiração pelos pilotos. O Brasil foi o primeiro País da América Latina a sediar uma prova automobilística. Em 1908, na cidade de São Paulo, essa prova arrastou uma multidão de pessoas para o local de largada e chegada, onde é hoje o Estádio Palestra Itália. Também fomos o primeiro País a construir um autódromo, em 1940, na cidade de São Paulo, o mundialmente conhecido Autódromo José Carlos Pace, ou, simplesmente, Autódromo de Interlagos.

Atualmente o automobilismo tem grande importância para os brasileiros não só pelos ídolos construídos, mas pela quantidade de títulos conquistados em diversas categorias, como a Fórmula 1, onde somos os maiores detentores de títulos, juntamente com a Alemanha, com 8 títulos.

Fonte: Ralcoh

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