São propulsores que aliam as tecnologias de turbocompressão e injeção direta de combustível para oferecer a mesma potência de um bloco maior, mas com o nível de consumo e emissões de um motor pequeno. A tecnologia EcoBoost está sendo introduzida progressivamente em diversos mercados em todo o mundo e continuará a se expandir.
Uma nova tecnologia
Desde 2008, quando a Ford anunciou a intenção de desenvolver um motor com turbocompressor e injeção direta, mais eficiente em potência e consumo, a tecnologia EcoBoost passou a equipar vários carros da Ford, primeiro nos Estados Unidos e depois também na Europa e outras regiões.
O motor EcoBoost reúne três tecnologias de última geração: a injeção direta de combustível, o turbocompressor e o comando variável de válvulas (Ti-VCT). Embora cada uma dessas tecnologias tenha uma potencial vantagem individual, a soma desses três desenvolvimentos permite um processo de combustão muito mais eficiente:
· Injeção Direta: o combustível é injetado a alta pressão diretamente na câmara de combustão, em cada cilindro. As vantagens desse sistema se baseiam em uma alimentação mais eficiente de combustível e melhoria da eficiência volumétrica.
· Ti VCT: duplo comando independente e variável de válvulas.
· Turbocompressor: a energia liberada pelo escapamento do motor - que normalmente é jogada fora - é reutilizada para movimentar a ventoinha da turbina. Esta é acoplada a um compressor, que pressuriza o ar de alimentação do motor e aumenta significativamente o seu rendimento por litro. As condições de ruído e retardo do turbo são minimizadas pela sinergia com o sistema de injeção direta.
Graças a esse ganho de eficiência, a tecnologia EcoBoost dá aos motoristas a mesma potência de um motor de maior cilindrada, sem as emissões e o gasto de combustível normalmente associados.
Eis exemplos práticos dos benefícios dessa tecnologia:
· Um motor EcoBoost V6 de 3.5 litros é capaz de substituir o tradicional motor V8 aspirado;
· Um EcoBoost I-4 de 2 litros é capaz de substituir o tradicional motor V6 aspirado;
· Um EcoBoost I-4 de 1.6 litro é capaz de fazer o mesmo que um volumoso motor I-4 de 2 litros aspirado.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário