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terça-feira, junho 14, 2011

Pilotos elogiam desempenho e segurança do A3 Sport do Audi DTCC

 E para a próxima etapa, que acontece no final de semana do dia 18, os freios dos carros receberão mais atualizações

Os pilotos do Audi DTCC saíram satisfeitos da primeira etapa da categoria, realizada em abril em Curitiba (PR). Entre elogios à organização, os competidores destacaram o desempenho e a segurança do Audi A3 Sport DTCC (Driver Touring Car Cup). De fato, nenhum acidente foi registrado nas duas corridas realizadas na capital paranaense, ambas vencidas pelo paulistano Elias Azevedo. A próxima rodada dupla acontece no dia 18, no Velopark, em Nova Santa Rita (RS).

"O carro é excepcional. Tudo saiu de forma correta e fiquei muito surpreso, positivamente. Este A3 transmite muita segurança aos pilotos", afirmou. Idenis de Souza destacou também o equilíbrio de forças na pista, já que em vez de equipes, há apenas uma preparadora, a MC Tubarão. "Além de serem muito bons, os carros são muito semelhantes no desempenho. Não tem aquela de dizer que ‘o carro de fulano é melhor’", apontou.

Com experiência em protótipos, Matheus Maccari afirmou que precisou de adaptação ao diferente estilo de pilotagem exigido em carros da categoria do tipo Turismo. "O carro é fantástico, muito fácil e tranquilo de pilotar. Corro de protótipo desde 2006, e a tocada do carro do Audi DTCC é diferente. É mais dócil, mas diferente do que eu estava acostumado. Mesmo assim, apesar das diferenças de estilo, gostei", disse.

Novidade técnica - Preparado pela MC Tubarão, o Audi A3 Sport DTCC tem motor 2.0 turbo, que gera 210 cavalos de potência. A injeção foi modificada para ter características de competição, e conta também com câmbio manual de seis marchas, pneus Pirelli slick importados na medida 235-645 aro 18, amortecedores e molas KW de competição, e freios originais à disco nas quatro rodas.

É nos freios a principal novidade para a rodada dupla do próximo dia 18 no Velopark. A MC Tubarão instalou dutos especiais para a refrigeração dos freios dianteiros. "O sistema anterior aproveitava o ar vindo de frente e passava por seções no para-choques dianteiro, na altura das rodas. No entanto, para maximizar o desempenho dos freios, optamos por instalar os dutos com a função específica de levar o ar diretamente para os discos. Acredito que isso vai aumentar a eficiência do sistema", explicou João Carlos de Andrade, fundador da MC Tubarão.

"Os dutos possuem duas polegadas de diâmetro, o suficiente para dobrar o resfriamento dos discos e pastilhas", destacou Andrade. Segundo levantamento da empresa, a temperatura máxima do freio deverá cair pela metade - de 400 graus registrados na freada da principal reta de Curitiba, para cerca de 200 graus. "Vamos aumentar ainda mais o nível de segurança ao mesmo tempo em que faremos o freio trabalhar com mais eficiência, dentro de margens confortáveis".


Fonte: Press Consultoria

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