Diretor de prova assume erro e considera final antes da última relargada
A etapa de New Hampshire da Fórmula Indy, realizado neste domingo (14), teve todos os ingredientes de uma corrida conturbada. A começar pelo adiantamento do início da prova, que teve a largada 23 minutos antes do previsto por precaução devido a possibilidade de chuva no oval de 1,25 Milhas. Foram seis bandeiras amarelas, uma vermelha e a quadriculada já com os carros parados.
A corrida iniciou com o acidente de Mike Conway, que acabou se chocando fortemente com Graham Rahal e ambos abandonaram antes de completar uma volta. Logo depois, o brasileiro Helio Castroneves rodou, tocou no muro e perdeu 14 voltas em relação ao líder.
Na volta 106, Tomas Scheckter e Marco Andretti, então retardatário, se tocaram, e acabaram levando o brasileiro Tony Kanaan, que fazia uma prova sempre entre os 10 primeiros, sem ter o que fazer. Kanaan bateu na barreira de pneus e o seu carro capotou, mas o baiano saiu felizmente sem nenhum ferimento.
Quando a bandeira verde seria agitada, na volta 118, Franchitti liderava e tinha o japonês Takuma Sato na segunda colocação. O escocês tocou no carro de Sato na reta e acabou no muro no meio da reta, abandonando a disputa. Até então, Franchitti era o líder absoluto da prova e favorito a vitória.
Após os incidentes, Ryan Hunter-Reay assumiu a liderança, com Oriol Servia em segundo e Scott Dixon em terceiro. O maior beneficiado era Will Power, que alem de ver o seu principal concorrente ao titulo fora da prova, ocupava a 5a colocação. Restando 18 voltas para o final, a garoa fez com que a direção de prova agitasse a quinta bandeira amarela.
No entanto, mesmo contrariada pelos pilotos e chefes de equipes, a bandeira verde foi agitada restando 8 voltas. Mas, logo na relargada, um caos com cinco carros batendo na reta dos boxes fez com que a disputa fosse interrompida. Nessa confusão, Power foi colhido por Sato, sem aderência, e por ironia do destino bateu no mesmo ponto de Franchitti, vendo a chance de diminuir a diferença da primeira colocação do campeonato indo por água abaixo.
No entanto, o diretor de prova, Bryan Bernhardt, assumiu o erro de ter ordenado a relargada, mas justificou a decisão pelas informações passadas pelos fiscais de pista que avaliaram a pista em condições de ter as voltas finais em bandeira verde. Com isso, o diretor validou que a última volta a ser considerada para o resultado final foi antes da relargada, desconsiderando a confusão que envolvia Power, Sato, Danica Patrick, Ed Carpenter e Sebastian Saavedra.
"Foi um erro da parte dos comissários e a única coisa certa e a mais justa a fazer é considerar a ordem da corrida antes do reinício", declarou Bernhardt.
Assim, os três primeiros não tiveram mudança, com a vitória de Ryan Hunter-Reay, seguido por Servia e Dixon completando o pódio. Hinchcliffe e Power mantiveram a 4a e 5a posição, respectivamente.
Confira a classificação final:
Classificação final da prova em New Hampshire
1 - Ryan Hunter-Reay - Andretti - 215 voltas
2 - Oriol Servia - Newman-Haas - 0s2361
3 - Scott Dixon - Ganassi - 1s4839
4 - James Hinchcliffe - Newman-Haas - 2s1750
5 - Will Power - Penske - 2s8250
6 - Danica Patrick - Andretti - 3s6173
7 - Takuma Sato - KV - 4s1174
8 - Ryan Briscoe - Penske - 1 volta
9 - Charlie Kimball - Ganassi - 2 voltas
10 - Vitor Meira - Foyt - 3 voltas
11 - Ed Carpenter - Fisher - 3 voltas
12 - Ernesto Viso - KV - 3 voltas
13 - Alex Lloyd - Coyne - 4 voltas
14 - Ana Beatriz - D&R - 5 voltas
15 - Sebastian Saavedra - Conquest - 5 voltas
16 - Simona De Silvestro - HVM - 6 voltas
17 - Helio Castroneves - Penske - 13 voltas
Abandonaram:
Mike Conway - Andretti
Graham Rahal - Ganassi
Tony Kanaan - KV
Tomas Scheckter - Dreyer & Reinbold
Marco Andretti - Andretti
JR Hildebrand - Panther
Dario Franchitti - Ganassi
Alex Tagliani - Sam Schmidt
James Jakes - Dale Coyne
Quando a bandeira verde seria agitada, na volta 118, Franchitti liderava e tinha o japonês Takuma Sato na segunda colocação. O escocês tocou no carro de Sato na reta e acabou no muro no meio da reta, abandonando a disputa. Até então, Franchitti era o líder absoluto da prova e favorito a vitória.
Após os incidentes, Ryan Hunter-Reay assumiu a liderança, com Oriol Servia em segundo e Scott Dixon em terceiro. O maior beneficiado era Will Power, que alem de ver o seu principal concorrente ao titulo fora da prova, ocupava a 5a colocação. Restando 18 voltas para o final, a garoa fez com que a direção de prova agitasse a quinta bandeira amarela.
No entanto, mesmo contrariada pelos pilotos e chefes de equipes, a bandeira verde foi agitada restando 8 voltas. Mas, logo na relargada, um caos com cinco carros batendo na reta dos boxes fez com que a disputa fosse interrompida. Nessa confusão, Power foi colhido por Sato, sem aderência, e por ironia do destino bateu no mesmo ponto de Franchitti, vendo a chance de diminuir a diferença da primeira colocação do campeonato indo por água abaixo.
No entanto, o diretor de prova, Bryan Bernhardt, assumiu o erro de ter ordenado a relargada, mas justificou a decisão pelas informações passadas pelos fiscais de pista que avaliaram a pista em condições de ter as voltas finais em bandeira verde. Com isso, o diretor validou que a última volta a ser considerada para o resultado final foi antes da relargada, desconsiderando a confusão que envolvia Power, Sato, Danica Patrick, Ed Carpenter e Sebastian Saavedra.
"Foi um erro da parte dos comissários e a única coisa certa e a mais justa a fazer é considerar a ordem da corrida antes do reinício", declarou Bernhardt.
Assim, os três primeiros não tiveram mudança, com a vitória de Ryan Hunter-Reay, seguido por Servia e Dixon completando o pódio. Hinchcliffe e Power mantiveram a 4a e 5a posição, respectivamente.
Confira a classificação final:
Classificação final da prova em New Hampshire
1 - Ryan Hunter-Reay - Andretti - 215 voltas
2 - Oriol Servia - Newman-Haas - 0s2361
3 - Scott Dixon - Ganassi - 1s4839
4 - James Hinchcliffe - Newman-Haas - 2s1750
5 - Will Power - Penske - 2s8250
6 - Danica Patrick - Andretti - 3s6173
7 - Takuma Sato - KV - 4s1174
8 - Ryan Briscoe - Penske - 1 volta
9 - Charlie Kimball - Ganassi - 2 voltas
10 - Vitor Meira - Foyt - 3 voltas
11 - Ed Carpenter - Fisher - 3 voltas
12 - Ernesto Viso - KV - 3 voltas
13 - Alex Lloyd - Coyne - 4 voltas
14 - Ana Beatriz - D&R - 5 voltas
15 - Sebastian Saavedra - Conquest - 5 voltas
16 - Simona De Silvestro - HVM - 6 voltas
17 - Helio Castroneves - Penske - 13 voltas
Abandonaram:
Mike Conway - Andretti
Graham Rahal - Ganassi
Tony Kanaan - KV
Tomas Scheckter - Dreyer & Reinbold
Marco Andretti - Andretti
JR Hildebrand - Panther
Dario Franchitti - Ganassi
Alex Tagliani - Sam Schmidt
James Jakes - Dale Coyne
Fonte: MP Team
Nenhum comentário:
Postar um comentário