· Produção limitada do modelo top de linha entre os superesportivos
· 100 kg mais leve com adoção de peças de fibra de carbono
· Motor V10 FSI com 560 hp, 0 a 100 km/h em 3,6 segundos
Pela primeira vez na história da marca, a Audi lança um carro de R$ 1 milhão no Brasil, o superesportivo R8 GT. A produção do modelo está limitada a 333 unidades, 3 para o mercado brasileiro. Cada unidade do superesportivo traz um número individual de produção sobre a alavanca de câmbio. A novidade chega ao País na segunda quinzena deste mês.
A versão top de linha entre os superesportivos desenvolve 560 hp de potência. O R8 GT acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 segundos e atinge 320 km/h de velocidade máxima.
Graças às novas tecnologias da marca para redução de peso, chave no R8 GT, o carro ficou 100 kg mais leve que a versão convencional e pesa somente 1.525 kg. A carroceria Audi Space Frame (ASF) passou por um alívio de peso, além de usar painéis de alumínio. Os engenheiros da Audi também reduziram o peso de alguns componentes da transmissão, além de rodas e freios em cerâmica. No interior, os bancos de competição com quatro pontos de fixação contam com uma estrutura de fibra de vidro reforçada com fibra de carbono, resultando em uma redução de peso de 31,5 kg em relação aos bancos originais do R8 V10 5.2 FSI quattro.
Até o para-brisa do R8 GT é mais fino. Policarbonato foi aplicado na separação do habitáculo e do compartimento do motor, bem como na sua cobertura, feita com fibra de carbono reforçada com plástico. O sistema de freio de carbono/cerâmica também foi aliviado, bem como detalhes como o coletor de admissão e isolação do motor, até tapeçaria.
As modificações na traseira são marcantes, começando pelo aerofólio fixo em fibra de carbono. As saídas de ar do motor central foram redesenhadas, bem como o para-choque que integra maiores saídas de ar de escapamento e das rodas e dos freios traseiros. O grande difusor é feito em fibra de carbono, formando um conjunto atraente com a iluminação traseira das lanternas em LED.
Motor e transmissão
A força oferecida pelo modelo top de linha da família R8 é fantástica. O motor 5.2 V10 conta com bloco de alumínio e a moderna injeção direta de combustível FSI. A lubrificação por cárter seco garante a quantidade certa de óleo mesmo em acelerações laterais e durante velocidade máxima do esportivo. Com sua central eletrônica modificada, o motor produz 540 Nm (55,1 kgfm) de torque a 6.500 pm, e sua potência máxima é de 560 cv a 8.000 rpm.
O R8 GT acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e alcança a velocidade máxima de 320 km/h. A cada acelerada, o motor impressiona pela força, sem contar o som inconfundível de um motor Audi de dez cilindros.
O superesportivo sai de fábrica com um sistema de transmissão automatizado de seis marchas (R tronic), troca automática ou mesmo manual, por meio de borboletas atrás do volante ou da alavanca de câmbio. Em altas rotações, a troca de marcha leva apenas um décimo de segundo.
As rodas de aro 19 trazem desenho exclusivo e usam pneus 235/35 ZR na frente e 305/30 ZR atrás. O sistema de freios conta com largos discos de cerâmica com fibra de carbono, que seguram o ímpeto do superesportivo com facilidade. O sistema de controle de tração ESP trata de manter o R8 na rota, mas pode ser desligado de acordo com a preferência do condutor.
Amanda Moreira
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
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