COMPRE AGORA
segunda-feira, maio 22, 2006
F-TRUCK: ROBERVAL VENCE PROVA EM INTERLAGOS
Próxima etapa será no dia 11 de junho, em Guaporé (RS)
O piloto paulista Roberval Andrade (Scania) venceu a terceira etapa do Campeonato Paulista de Fórmula Truck, disputada na tarde deste domingo no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, com o tempo de 1h16min49s. Wellington Cirino (Mercedes) foi o segundo (1h16min56s) e Pedro Muffato, o terceiro (1h17min16s). Cerca de 55 mil pessoas assistiram as 29 voltas da prova, em que 14 caminhões levaram a bandeirada final.
Andrade largou em quinto lugar, foi conquistando posições e também contando com os problemas dos concorrentes. Adalberto Jardim (Volkswagen), o pole position, liderou até a sexta volta, quando seu caminhão começou a dar problemas e teve que abandonar a prova. Seu companheiro de equipe, Beto Napolitano, assumiu o primeiro lugar, posição que ocupou apenas por duas voltas, pois excedeu o limite de velocidade e teve que cumprir a penalização. Andrade, que já estava em segundo, assumiu a liderança na nona volta, que quase foi perdida quando derrapou na pista suja de óleo, já no final da prova.
"Vi o óleo na pista e optei por sair de lado. Foi uma manobra premeditada, mas não achei que o caminhão sairia tanto", explicou Andrade, que no ano passado liderava a prova paulista quando seu caminhão quebrou. "Foi muito bom ganhar em Interlagos, que é a maior prova, com o maior público. Andei o tempo todo no limite e com a preocupação de não queimar o radar", disse o piloto, que perdeu o segundo lugar no grid de largada por ter excedido o limite de velocidade no Top Qualifying.
Enquanto os pilotos do pelotão da frente brigavam pelas primeiras posições, o atual campeão da categoria, Wellington Cirino, que largou em penúltimo lugar, fez uma prova de recuperação. Cirino largou lá atrás porque não participou do treino classificatório, pois o motor de seu caminhão explodiu nos primeiros treinos livres, ainda na sexta-feira, e teve que ser levado para a sede da equipe ABF Desenvolvimentos, em Santos (SP), para ser consertado.
Mas os problemas não acabaram aí. Depois do warm up, realizado na manhã deste domingo, a caixa de direção de seu caminhão quebrou e a equipe conseguiu fazer os reparos a tempo. Mesmo tendo enfrentado todos esses problemas, o piloto paranaense terminou a prova em segundo lugar. "Depois de um fim de semana atípico, em que tudo saiu errado, já fiquei muito feliz quando vi o caminhão chegando no autódromo hoje de manhã. Durante a corrida o caminhão estava fantástico e andei consciente, com a intenção de terminar a prova", disse Cirino, que venceu a etapa paulista em 2002 e 2003.
Com estes resultados, Andrade e Cirino saem de Interlagos empatados na classificação do campeonato com 51 pontos. "O que vale é a regularidade. É cedo ainda para falar em campeonato. Os caminhões da Volkswagen estão muito rápidos e com a vantagem de serem mais leves do que o meu e o do Roberval", disse Cirino. Para Andrade, a rivalidade entre os dois é natural e sadia. "Disputamos o título em 2005 e ainda tem muita prova pela frente. Minha equipe é ótima e meu caminhão está tecnicamente muito bom e não sofreu nenhuma avaria nesta etapa", disse o vencedor da prova de Interlagos.
Até a 12ª volta, quando é dada a bandeirada programada, a briga pelas primeiras posições foi intensa. Já na largada, enquanto Jardim disparou na frente, Luiz Zapellini (Ford), que saiu em sétimo lugar, pulou para a segunda colocação, com Vinícius Ramires (Mercedes) logo atrás e Pedro Muffato (Scania) em quarto e Andrade em quinto. Já na segunda volta, Geraldo Piquet teve problemas com o cardan, parou na pista e a bandeira amarela foi acionada para a retirada do caminhão. Na relargada, Jardim seguiu em primeiro, Andrade já era segundo e Muffato o terceiro, com Napolitano em quarto e Zapellini em quinto.
Na terceira volta tudo mudou de novo. Napolitano passou para a vice-liderança, Andrade para o terceiro lugar, Muffato caiu para quarto e Zapellini permaneceu em quinto. Na volta seguinte, Zapellini acabou sendo prejudicado por estar com problemas em seu rádio. Sem comunicação com seu chefe de equipe e também piloto, Djalma Fogaça, os dois acabaram se tocando em uma curva, e o piloto catarinense perdeu posições. Na quinta volta, os cinco mais bem colocados eram Jardim, Napolitano, Andrade, Muffato e Heinen, que mantiveram seus lugares por mais uma volta, quando o caminhão de Jardim começou a ter problemas.
Foi a vez de Napolitano assumir a liderança, que sustentou por duas voltas, quando excedeu o limite de velocidade e teve que cumprir a penalização. Andrade assumiu a ponta na nona volta e a sustentou até o final da prova. Muffato ficou em segundo lugar por cinco voltas, já sofrendo a pressão de Cirino, que na 14ª ultrapassou o vencedor da etapa de Fortaleza e assim se manteve até o final da prova.
Outro piloto que fez uma prova de recuperação foi Renato Martins, o mais rápido nos treinos livres e no warm up. O piloto recordista de vitórias na categoria largou em último, pois também teve problemas com o caminhão no treino classificatório, e terminou a prova de Interlagos em sexto lugar.
Além de Geraldo Piquet e Adalberto Jardim, também não completaram a prova, Beto Monteiro, Fred Marinelli, Beto Napolitano, Leandro Totti e José Cangueiro. O estreante Urubatan Helou Jr. foi excluído da prova por queimar o radar sete vezes. O piloto Diumar Bueno não participou da prova, pois bateu o caminhão ainda no treino de aquecimento.
A quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Fórmula Truck será no dia 11 de junho, na cidade gaúcha de Guaporé.
Classificação da prova após 29 voltas: 1) Roberval Andrade, SP (Scania); 2) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 3) Pedro Muffato, PR (Scania); 4) Luis Carlos Zappelini, SC (Ford); 5) Herberto Heinen, RS (Volkswagen); 6) Renato Martins, SP (Volkswagen); 7) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 8) Débora Rodrigues, SP (Volkswagen); 9) Eduardo Mad Macarrão, SP (Mercedes-Benz); 10) José Maria Reis, GO (Scania); 11) João Maistro, PR (Scania); 12) Djalma Fogaça, SP (Ford); 13) Regis Boessio, RS (Iveco) e 14) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz).
Não completaram a prova: Beto Monteiro, PE (Ford) – 19 voltas; Fred Marinelli, SP (Iveco) – 17 vts.; Beto Napolitano, SP (Volkswagen) – 16 vts.; Leandro Totti, PR (Ford) – 9 vts.; Adalberto Jardim, SP (Volkswagen) – 7vts.; José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz) 3 vts.; Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz); – 0 voltas; Clodoaldo Monteiro, SC (Scania).
Trucks excluídos: Urubatan Helou, SP (Volvo).
Campeonato de Marcas: 1) Scania 88 pontos; 2) Mercedes-Benz 80 pontos; 3) Ford 42 pontos; 4) Volkswagen 30 pontos, 5) Iveco 4 pontos e 6) Volvo 1 ponto.
Classificação do campeonato: 1) Wellington Cirino e Roberval Andrade, 51 pontos; 3) Pedro Muffato, 48 pts.; 4) Leandro Totti, 37 pts.; 5) Débora Rodrigues, 22; 6) Vinicius Ramires, 20 pts.; 7) Renato Martins, 12 pts.; 8) Geraldo Piquet e Herberto Heinen, 11 pts; 10) Luis Carlos Zappelini, 10 pts.; 11) José Cangueiro, 8 pts.; 12) José Maria Reis, 7 pts. 13) João Maistro 6 pts.; 14) Régis Boessio e Beto Napolitano, 4 pts.; 16) Fabiano Brito, 3 pts.; 17) Djalma Fogaça e Eduardo Mad Macarrão, 2 pts. e 19) Adalberto Jardim, 1 pts.
Informações atualizadas da F-Truck no site www.formulatruck.com
Patrocinadores oficiais da F-Truck: Petrobras, Vipal e Bridgestone Firestone.
Fotos: Orlei Silva
dinholeme comunicação
Texto: Fábia Renata
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário