COMPRE AGORA

segunda-feira, maio 29, 2006

*F1 GP DE MÔNACO: ALONSO VENCE E DISPARA NA LIDERANÇA




MONTECARLO, Mônaco - O espanhol Fernando Alonso venceu neste domingo o GP de Mônaco e disparou na liderança do Mundial de F-1, com 64 pontos, contra 43 de Michael Schumacher, que fez uma corrida de recuperação, depois de largar em último, e chegou na quinta posição.

O colombiano Juan Pablo Montoya, da McLaren, chegou em segundo, seguido do escocês David Coulthard, da Red Bull - foi o primeiro pódio da equipe. Rubens Barrichello ocupou a terceira posição por 13 voltas, mas perdeu a chance de fazer seu primeiro pódio pela Honda ao ser punido por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes. Acabou em quarto, beneficiado pela quebra de Jarno Trulli a cinco voltas do fim.


A quarta vitória de Fernando Alonso em sete provas na temporada veio graças a um golpe de sorte - a mesma que faltou a Kimi Raikkonen. Os dois pilotos faziam mais um duelo típico da F-1 dos dias atuais, que leva em conta mais o cálculo de combustível do que a briga dentro da pista. Esperava-se que, como Alonso faria primeiro a segunda parada dos boxes, Raikkonen teria a chance de acelerar e sair na frente depois de seu pit stop.

Raikkonen, que largou em terceiro, havia mostrado perícia ao ultrapassar Mark Webber na segunda volta. Mas a história mudou no 48.º giro, quando o motor do australiano da Williams, que vinha em terceiro, estourou. O safety car entrou na pista e, duas voltas depois, foi o motor Mercedes da McLaren de Raikkonen que quebrou.

Schumacher, por sua vez, foi beneficiado pela entrada do safety car e conseguiu entrar na zona de pontuação, depois de largar em último, punido pela manobra que prejudicou o treino de Fernando Alonso no sábado, a três voltas. Já seu companheiro Felipe Massa não teve o mesmo desempenho, e, da 21ª posição no grid - não fez tempo porque bateu na primeira parte do treino de classificação -, acabou com o nono lugar.

Nas últimas voltas, Barrichello e Schumacher reviveram o duelo das últimas voltas do GP de Mônaco do ano passado, quando o alemão tomou o sétimo lugar de seu então companheiro de equipe na última volta. Desta vez, no entanto, o brasileiro conseguiu se segurar e manteve a quarta posição. Completaram a zona de pontuação Giancarlo Fisichella, em sexto, Nick Heidfeld, em sétimo, e Ralf Schumacher, em oitavo.

Confira a classificação final:

1. Fernando Alonso E Renault 43:43.116
2. Juan Pablo Montoya COL McLaren-Mercedes +14.567
3. David Coulthard GB Red Bull-Ferrari +52.298
4. Rubens Barrichello BR Honda +53.337
5. Michael Schumacher D Ferrari +53.830
6. Giancarlo Fisichella I Renault +1:02.072
7. Nick Heidfeld D BMW -1 volta

8. Ralf Schumacher D Toyota
9. Felipe Massa BR Ferrari
10. Vitantonio Liuzzi I Toro Rosso-Cosworth
11. Jenson Button GB Honda
12. Christijan Albers NL MF1-Toyota

13. Scott Speed USA Toro Rosso-Cosworth
14. Jacques Villeneuve CDN BMW

15. Tiago Monteiro P MF1-Toyota
16. Franck Montagny F Super Aguri-Honda
17. Jarno Trulli I Toyota


Não terminaram:

Christian Klien A Red Bull-Ferrari
Nico Rosberg D Williams-Cosworth

Kimi Raikkonen FIN McLaren-Mercedes
Mark Webber AUS Williams-Cosworth
Takuma Sato J Super Aguri-Honda


FOTOS: Motorsport

Nenhum comentário: