COMPRE AGORA
sexta-feira, maio 12, 2006
FÓRMULA TRUCK: CATEGORIA CHEGA A SÃO PAULO
Organização da categoria prepara Interlagos para receber público acima de 60 mil na etapa mais concorrida da temporada
No dia 21 de maio, a Fórmula Truck faz sua principal prova do ano, a terceira etapa da temporada de 2006 no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, na capital paulista. A prova em Interlagos é a mais importante da temporada, pois além de ter o maior público, para este ano são esperadas 60 mil pessoas (no ano passado foram 53 mil), reúne também o maior número de patrocinadores, convidados e imprensa.
Para acomodar todo esse público, além dos 18 mil lugares das arquibancadas fixas do autódromo, a organização da F-Truck ainda monta arquibancadas em sistema tubular com capacidade para aproximadamente 40 mil pessoas. Os HCs (Hospitality Centers) estão sendo preparados para receberem seis mil convidados. São aproximadamente 30 HCs reservados para patrocinadores da categoria e equipes que promovem um encontro festivo com seus clientes e amigos que assistem a F-Truck com o conforto do serviço de buffet com comidas típicas que vai desde o acarajé da Bahia aos sushis e sashimis japoneses.
"A etapa de São Paulo, sem dúvida, é a mais importante. Os principais patrocinadores das equipes investem no marketing com seus clientes que muitas vezes são também patrocinadores potenciais para a F-Truck. Por isso, pilotos e chefes de equipes sabem da importância de vencer em Interlagos, a vitrine para negociações futuras", lembra o promotor da F-Truck Aurélio Félix.
A prova de São Paulo é também a etapa que mais movimenta e dá trabalho à equipe de produção comandada pelo diretor de operações Roberto Cirino. A estrutura fixa da categoria conta com 560 pessoas, que viajam para todas as etapas, entre organização, equipes e pilotos, sendo que 210 são responsáveis somente pela produção do evento. Em São Paulo, esses números passam a ser seis a sete vezes maiores com o envolvimento de seguranças, montadores, recepcionistas, garçons, auxiliares de limpeza, policiais militares, e funcionários da Companhia de Engenharia de Tráfego.
Nesta temporada, 24 pilotos, representando seis marcas (Mercedes-Benz, Scania, Ford, Volkswagen, Iveco e Volvo), garantem um verdadeiro show para o público. Em 2005, o paranaense Leandro Totti (Ford) da Londrina Truck Racing, foi o vencedor da etapa de Interlagos, de onde saiu liderando o campeonato.
Desta vez, Totti chega ao circuito paulista como líder da competição, depois de vencer a prova de abertura, disputada em Caruaru (PE) e chegar em quinto lugar na segunda etapa, em Fortaleza (CE). O paranaense soma 37 pontos, seguido por Wellington Cirino (Mercedes-Benz), atual campeão da categoria, com 32, e por Pedro Muffato (Scania), que conquistou sua primeira vitória na etapa anterior, em Fortaleza, com 31. No campeonato de marcas, Mercedes-Benz lidera com 61 pontos, Scania está em segundo com 53, Ford em terceiro com 30, seguida por Volkswagen com 13, Iveco com 04 e Volvo com 01 ponto.
A prova em Interlagos promete mais uma vez as emoções das disputas dos anos anteriores. As equipes aproveitaram bem o intervalo de 30 dias da prova de Fortaleza para trabalhar seus caminhões. O dinamômetro, equipamento que trabalha a potência dos motores, instalado na sede da organização da F-Truck em Santos não teve descanso. Pelo menos quatro marcas diferentes passaram por testes nesse período: Volvo, Volkswagen, Mercedes e Ford. O promotor Aurélio Félix mantém o dinamômetro à disposição de todas as equipes.
É também a partir da etapa em São Paulo que o campeonato realmente toma forma. Depois das duas provas iniciais, pilotos, caminhões e equipes já estão entrosados e a disputa segue para valer por mais sete etapas. Quem não estiver com sua estrutura e equipamento acertados até São Paulo, inevitavelmente fica para trás na classificação.
Foi na etapa de São Paulo que Leandro Totti, atual líder do campeonato, venceu e assumiu o primeiro lugar da disputa em 2005. Por isso, a estratégia do piloto paranaense para este ano é, antes de vencer a prova, marcar pontos e permanecer na liderança. Uma tarefa difícil para o nível de competitividade prometido para a etapa de São Paulo. O atual campeão da categoria e vice-líder da temporada 2006, o paranaense Wellington Cirino (Mercedes-Benz), da ABF Desenvolvimentos, também espera conseguir bons resultados na etapa paulista, uma vez que começou bem o campeonato, com um terceiro lugar em Caruaru e um segundo em Fortaleza. Além disso, Cirino tem um bom retrospecto em Interlagos, venceu a prova em 2002 e 2003.
Renato Martins, da RM Competições, o primeiro campeão da F-Truck, em 1996, e recordista de vitórias na categoria, com 25 primeiros lugares, não medirá esforços para cruzar a linha de chegada em primeiro, com seu novo caminhão Volkswagen com motor eletrônico. Nas duas etapas já realizadas, apesar de largar bem (em sexto lugar nas duas provas), não completou a primeira etapa e chegou em 10º na segunda. "O caminhão é novo e sempre leva um certo tempo para o acerto ideal. Sinto que estamos bem preparados para a prova de São Paulo", se anima Renato Martins.
A etapa da capital paulista ainda terá mais duas novidades. Em Interlagos será a estréia da carreta estúdio, que abrigará uma cabine de TV, com os mais modernos equipamentos e acústica especial, que será utilizada nas transmissões ao vivo, e também uma sala para entrevistas para TV. Esta carreta estará em todas as provas da F-Truck e termina com o problema enfrentado em vários circuitos brasileiros que não tem um local adequado para as transmissões de TV. A outra novidade é a instalação de dois telões em frente às arquibancadas (e não só um, como no ano passado), para que o público possa acompanhar todas as emoções da prova.
A etapa de São Paulo será transmitida pela TV Band para todo o país com a narração de Téo José, comentários de Edu Homem de Mello e reportagens de Luiz Silvério
Os ingressos para a terceira etapa da F-Truck já estão à venda nos Postos BR Petrobras e revendas Bridgestone/Firestone (para a lista completa, acesse o site www.formulatruck.com). O valor do ingresso é R$ 25,00 e quem fizer a compra antecipada ainda ganha o boné oficial da F-Truck bordado. Pessoas com mais de 65 anos, portadores de deficiência física e crianças de cinco a sete anos não pagam entrada. Crianças de oito a doze anos pagam meia entrada somente para arquibancada e devem estar acompanhados pelos pais ou responsável. Para circular pela área dos boxes a idade mínima é de 16 anos. Os estudantes também têm direito à meia entrada, mas o ingresso somente poderá ser comprado nas bilheterias do autódromo, a partir do dia 19 de maio e sem a promoção do boné.
Todos os vencedores em Interlagos:
2005- Leandro Totti
2004 - Roberval Andrade
2003, 2002 - Wellington Cirino
1999* - Tiago Grison
1998 - Renato Martins
1997*, 1997*, 1999* - Oswaldo Drugovich Jr.
1996*, 1998 - Sérgio Drugovich
1996* - Wagner França
* Nestes anos a F-Truck tinha duas baterias e cada uma delas contava como prova individual.
Em 2000 e 2001 não foram realizadas etapas da categoria em Interlagos.
Classificação da F-Truck após duas etapas: 1º Leandro Totti (Ford), 37 pontos; 2º Wellington Cirino (Mercedes-Benz), 32; 3º Pedro Muffato (Scania), 31; 4º Roberval Andrade (Scania), 24; 5º Débora Rodrigues (Volkswagen), 19; 6º Vinícius Ramires (Mercedes-Benz), 16; 7º Geraldo Piquet (Mercedes-Benz), 11; 8º José Cangueiro (Mercedes-Benz), 8; 9º João Maistro (Scania), 6; 10º José Maria Reis (Scania), 6; 11º Beto Napolitano (Volkswagen), 4; 11º Regis Boessio (Iveco), 4; 11º Renato Martins (Volkswagen), 4; 14º Fabiano Brito (Volvo), 3; 15º Djalma Fogaça (Ford), 2; 16º Diumar Bueno (Volvo), 1.
Informações atualizadas da F-Truck no site www.formulatruck.com
Patrocinadores oficiais da F-Truck: Petrobras, Vipal e Bridgestone Firestone.
Dinho Leme
dinholeme comunicação
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário