COMPRE AGORA
segunda-feira, setembro 11, 2006
* NELSINHO PIQUET É VICE-CAMPEÃO DA FÓRMULA GP2.
Com oito pódios, sendo quatro vitórias, e seis poles, o piloto brasileiro se despede da categoria e se prepara para os novos desafios da Fórmula 1
MONZA – De malas prontas para a Fórmula 1, onde será piloto de testes da equipe Renault em 2007, o brasileiro Nelsinho Piquet (Oi / Unibanco) encerrou neste domingo (dia 10) sua participação na Fórmula GP2 com a conquista do vice-campeonato.
Segundo colocado na prova de sábado (9), no circuito de Monza (Ita), o piloto da Piquet Sports largou em sétimo e terminou em sexto lugar na 21ª e última corrida do ano, realizada hoje na pista italiana. O vencedor foi novamente o piloto Giorgio Pantano, que completou as 21 voltas em 32min08s597.
Nelsinho encerra a temporada com 102 pontos, oito pódios (quatro vitórias e quatro segundos lugares) e seis pole positions. Em seu segundo ano na Fórmula GP2, a equipe Piquet Sports também chegou ao vice-campeonato, com 115 pontos.
Embora não tenham conquistado os títulos, o brasileiro e a equipe ficaram muito satisfeitos com o desempenho na temporada. Depois de um ano de estréia difícil em 2005, Nelsinho e a Piquet Sports traçaram a meta de estarem sempre entre os três primeiros, largando na frente e mostrando um alto nível de performance e estilo de pilotagem. Por isso, a sensação de missão cumprida. Em 2006, o time conquistou poles, pódios e vitórias, sempre lutando entre os ponteiros e superando equipes que estão disputando corridas nesse nível do automobilismo há muitos anos.
Principal "vitrine" e considerada o último degrau para a Fórmula 1, a GP2 mantém o status de uma das categorias mais difíceis do automobilismo mundial. O alto nível de exigência aos pilotos e equipes, no entanto, é recompensado pelos talentos que a GP2 tem levado à Fórmula 1. Em 2005, os três primeiros colocados garantiram vaga em times da categoria: Nico Rosberg tornou-se titular da Williams, Heikki Kovalainen assinou como piloto de testes da Renault e correrá pelo time em 2007 e Scott Speed disputa a atual temporada pela Toro Rosso. Em 2006, pelo menos os dois primeiros colocados na GP2 (Lewis Hamilton e Nelsinho) já têm um lugar na Fórmula 1.
Nelsinho começou o campeonato deste ano de forma fantástica, vencendo a prova de abertura em Valência, na Espanha. No meio da temporada, o piloto enfrentou alguns problemas, mas voltou a mostrar uma excelente performance nos estágios finais, ganhando três corridas consecutivas, além de ter se tornado o primeiro piloto na história da categoria a marcar o máximo de pontos em um final de semana. No GP da Hungria, em agosto, o brasileiro conquistou a pole, venceu as duas provas e registrou as duas melhores voltas. Os resultados levaram a decisão do título para a última rodada em Monza.
"Estou triste por não ter conquistado o título, mas foi um ano maravilhoso e o Lewis (Hamilton) fez um bom trabalho. Foi fantástico brigar pelo campeonato e vencer corridas durante todo o ano. Eu realmente gostaria de vencer, não só por mim, mas pela equipe. Eles fizeram um grande trabalho. Eu acredito que eles mereciam isso. Ter conquistado o segundo lugar no campeonato de equipes é um resultado maravilhoso pelo trabalho que eles fizeram", comentou o brasileiro, de 21 anos.
"Agora disputamos a última corrida e isso parece um pouco estranho. Estou muito ansioso com minha ida para a Fórmula 1 e com os novos desafios, mas ao mesmo tempo vou sentir saudades das disputas emocionantes da GP2", finalizou Nelsinho.
Filho do tricampeão de Fórmula 1, Nelson Piquet, Nelsinho iniciou sua carreira no kart em 1993, onde se consagrou tricampeão brasileiro. Em 2002, foi campeão da Fórmula 3 Sul-americana e, em 2004, sagrou-se campeão inglês da categoria, tornando-se nos dois casos o piloto mais jovem a conquistar o título. O brasileiro ingressou na Fórmula GP2 em 2005 e disputou este ano sua segunda temporada. Em 2007, Nelsinho inicia um novo capítulo em sua carreira como piloto de testes da equipe Renault na Fórmula 1.
Os melhores na 21ª etapa em Monza:
1. Giorgio Pantano (Ita) FMS International 21 voltas em 32min08s597
2. Lewis Hamilton (GB) ART Grand Prix a 0s411
3. Clivio Piccione (Mon) DPR a 14s075
4. Nicolas Lapierre (Fra) Arden International Ltd a 21s206
5. Hiroki Yoshimoto (Jap) BCN Competicion a 21s680
6. Nelsinho Piquet (Bra) Piquet Sports a 22s029
7. Luca Filippi (Ita) BCN Competicion a 22s548
8. Ernesto Viso (Ven) iSport International a 28s507
14. Lucas Di Grassi (Bra) Durango a 1min08s214
Xandinho Negrão (Bra) Piquet Sports não completou
Classificação final do campeonato:
1. Lewis Hamilton (GB) 114 pontos
2. Nelsinho Piquet (Bra) 102
3. Alexandre Premat (Fra) 66
4. Timo Glock (Ale) 58
5. Giorgio Pantano (Ita) 44
6. Ernesto Viso (Ven) 42
7. Gianmaria Bruni (Ita) 33
Adam Carroll (GB) 33
9. Nicolas Lapierre (Fra) 32
10. José Maria Lopez (Arg) 30
13. Xandinho Negrão (Bra) 13
17. Lucas di Grassi (Bra) 8
Fotos: Luca Bassani
ReUnion Press
Fernanda Gonçalves
Milla Delfino
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário