Com motor V8 de 420 cavalos de potência máxma, o novo esportivo da marca alemã acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos na versão sedã e 4,9 segundos na avant
O novo RS4 já vem equipado de série com tração quattro de última geração e suspensão com Dinamic Ride Control
Depois de sua apresentação no último Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro do ano passado, o esportivo Audi RS4 começou a ser vendido nas concessionárias da marca de todo o país. Nas versões sedã e avant, os novos produtos mesclam as características esportivas dos modelos equipados com a eficiente tração quattro e outras qualidades para o uso diário.
Destaque para o novo motor V8 FSI com 420 cv (o mesmo que também equipa o superesportivo Audi R8), para o novo conjunto de suspensão com tração permanente nas quatro rodas de última geração e para a rigorosa redução do peso, que asseguram as características esportivas do modelo. O RS4, na versão sedã, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e sua velocidade máxima é limitada eletronicamente em 250 km/h.
A história da veloz RS4
Esportividade e praticidade. Com esta combinação, o novo RS4 promete conquistar os consumidores. Mas vale lembrar o histórico de sucesso deste modelo esportivo: a primeira geração do RS4 era oferecida apenas na versão Avant, porque a demanda para este tipo de carroceria era clara no mercado. Em pouco mais de um ano e meio de produção, as vendas da primeira geração da RS4 Avant bateram as seis mil unidades no mundo.
Equipada com motor 2.7 V6 biturbo da Quattro GmbH (subsidiária da Audi AG dedicada ao desenvolvimento de modelos esportivos da marca) e feito em parceria com a Cosworth Technology (conceituada empresa que fornece, até hoje, motores para a Fórmula 1), a primeira RS4 Avant chegou no Brasil, em 2001, com 380 cavalos de potência máxima e fez muito sucesso por ser, naquela época, a perua mais veloz do mundo.
Motor FSI ainda mais potente
O novo Audi RS4 traduz o que há de mais esportivo e tecnológico já feito em um carro de série. Equipado com câmbio manual de seis marchas, motor de extrema potência e máximo torque, o novo modelo acelera de 0 a 100 km/h em apenas 4,8 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h. Outro diferencial: leva apenas 16,6 segundos para acelerar de 0 a 200 km/h, tempo este próximo de famosos veículos esportivos, como Ferrari, Lamborghini e Porsche.
O motor de oito cilindros é o principal responsável por este brilhante desempenho do novo RS4.
Com a evolução da inédita tecnologia de injeção direta FSI da Audi, a mesma que garantiu numerosas vitórias ao carro de corrida R8 na tradicional 24 Horas de Le Mans e nas provas do campeonato americano de Le Mans Série, o motor do RS4 tem números que impressionam: a 7.800 rpm, o V8 de 4,2 litros gera 420 hp.O torque máximo é de 430 Nm, disponível entre 4.500 e 6.000 rpm. Ao menos 90 por cento do torque máximo está disponível em uma ampla faixa de rotação, entre 2.250 e 7.600 rpm. Com isto, o propulsor proporciona máxima aceleração em quase todo tipo de situação ao volante.
O motor aposta no princípio das altas rotações, que podem chegar à máxima de 8.250 rpm. As vantagens são a grande potência em marchas mais altas, a suavidade e respostas rápidas em todas as situações. Vale ressaltar também a agilidade e o som do motor, similar ao ronco dos veículos de competição.
Este motor V8 ultra-compacto se encaixa perfeitamente no compartimento de motor do RS4, sem necessidade de alterações da estrutura. No pacote de desenvolvimento do propulsor foram incluídos pistões modificados e novas cabeças de cilindros.
Pela primeira vez, engenheiros automobilísticos conseguiram superar a mágica barreira dos 100 cv por litro num veículo de produção em série; a relação peso/potência é de 3,93 kg/cv! E estamos falando apenas do motor. Claro que o novo RS4 tem mais. Muito mais.
Suspensão DRC
Para chegar ao menor peso possível, os técnicos alemães procuraram utilizar muito alumínio na construção do modelo RS4, como nos pára-lamas dianteiros e no compartimento do motor, além de componentes de chassi e suspensão já utilizados em outros veículos da marca.
Novidade também é a suspensão DRC (Dinamic Ride Control), que mantém o carro nivelado ao solo, para melhor estabilidade, mesmo durante manobras mais radicais. Uma espécie de barra estabilizadora ativa compensa o esforço dos amortecedores e impede que a carroceria se incline, durante a curva, sobre as rodas de apoio do carro.
O motorista e os ocupantes do RS4 ainda são privilegiados com bancos esportivos especialmente desenvolvidos para o modelo, com perfeito encaixe em qualquer situação. De série, o RS4 vem equipado com bancos dianteiros Recaro e, opcionalmente, pode vir com bancos tipo "Concha", que infla nas bordas para prender melhor o corpo quando o carro está em condução mais esportiva.
O modelo RS4 já vem equipado de série com tração quattro de última geração, com divisão 40%-60% do torque entre os eixos dianteiro e traseiro. Caso seja necessário, o diferencial central autoblocante é capaz de enviar até 100% da força para um dos eixos, garantindo total equilíbrio.
Os freios também são bem eficientes com discos ventilados de 365 mm de diâmetro na frente e 324 mm na traseira. Para melhorar a ventilação dos freios e reduzir-lhes a fadiga, há pequenas entradas de ar do tipo "Naca" sob a carroceria. Opcionalmente pode vir equipado com disco de freio mais eficiente de cerâmica, que resiste melhor ao calor. Outra novidade é a nova geração ESP desenvolvida especialmente para o modelo.
Design externo comportado
O design do RS4 é um caso a parte. A fábrica procurou torná-lo o mais comportado possível, deixando a esportividade para os componentes mecânicos e o interior. Assim, a aparência "familiar" do RS4 é desvendada apenas quando se aperta o acelerador. Claro que os dois canos de escape na traseira, o spoiler integrado à tampa do porta-malas e as rodas com enormes aros de 19 polegadas e pneus 255/35 são um indício da esportividade do carro. Como também é os 3 cm mais baixo da carroceria em relação à original do A4. Para adaptarem-se a esta característica, os eixos da roda foram aumentados. Com isso, o carro não é apenas mais estável no rodar como também mais fácil de guiar.
Internamente, o RS4 combina luxo com a esportividade de um carro especial. Couro, alumínio e carbono predominam no acabamento. Os bancos dianteiros têm ajustes elétricos de posição e também ajuste lombar.
Outra inovação está no acionamento do motor. É feito por meio de um botão de partida instalado no centro do console. Ao ser pressionado o botão, antes da partida, um sofisticado sistema eletrônico faz em frações de segundo o mapeamento completo das partes mecânicas do carro. Só para o motor são duas unidades de comando. Tudo ok, o motor é ligado, e liberado o prazer da dirigibilidade esportiva.
Entre outros importantes equipamentos de série, o RS4 já vem com adaptador para Ipod, airbags duplos frontais, ar-condicionado com duplo display, direção servotronic, faróis bi-xênon com ajuste automático de altura e lavadores elétricos, piloto automático, preparação para utilização de telefone celular com Bluetooth, rádio Symphony com 6 CD’s de painel com sistema de som Bose, teto solar com acionamento elétrico e células solares e volante esportivo multifuncional em couro, entre outros.
Preços: Audi RS4 sedã (R$ 470.000,00) e Audi RS4 Avant (R$ 481.800,00)
Jornalista responsável: Charles Marzanasco Filho
Assessoria de Imprensa Audi Brasil
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