Depois de receber um considerável aumento no número de competidores nesta temporada, a Fórmula 3 Sul-americana parte neste final de semana (27 a 29 de abril) para o Autódromo de Tarumã, na cidade de Viamão (RS), em busca de preencher outras lacunas essenciais para seu espetáculo que, apesar de ter realizado belas corridas, deixaram a desejar na primeira rodada dupla realizada em São Paulo. Espera-se que o pequeno público na abertura do campeonato dê lugar a uma tradicional e numerosa quantidade de gaúchos apaixonados pelo automobilismo, enquanto que a questão da cobertura televisiva foi resolvida, com o animador anúncio da exibição da corrida de domingo (29) ao vivo pela ESPN Brasil, a partir das 11h, além da transmissão em VT pela Rede Vida com início às 13h30. "Esta notícia não poderia ser melhor, pois um canal aberto e uma emissora especializada em esportes com certeza contribuirão para a difusão da categoria, atraindo ainda mais espectadores e novos patrocinadores. E o público gaúcho é fanático, vai comparecer em massa", comemorou o paulista Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma).
Com equipes que chegam a ter um orçamento semelhante a da badalada Stock Car, a Fórmula 3 entra definitivamente em um processo de ascensão, após o fim da Fórmula Renault e a concentração de esforços em reerguer um certame de formação de pilotos nos monopostos, para competir no exterior e visando a Fórmula 1 como estágio final. "O fim da Fórmula Renault despertou o alerta geral das pessoas envolvidas no esporte. Diante do sucesso da Stock Car e Fórmula Truck, creio que uma categoria de fórmula, onde tivemos os maiores ídolos do país, também pode ter seu espaço e sua importância, tanto técnica, como desportiva e promocional", destacou Felipe, que em 2006 fez sua primeira temporada com carros de corrida justamente na extinta F-Renault.
A torcida que comparecerá no circuito da região metropolitana de Porto Alegre poderá acompanhar outras duas categorias: a Trofeo Maserati, que também vai para sua segunda etapa no campeonato, e a Pick-Up Racing, que inicia sua temporada neste evento e também contará com transmissão ao vivo de sua corrida, às 14h na Rede Vida. As três categorias passam a unir forças e realizarão suas etapas brasileiras sempre em conjunto, proporcionando ao público acompanhar disputas em carros de fórmula, turismo e utilitários.
PILOTO E CHEFE DE EQUIPE DIVERGEM SOBRE IMPORTÂNCIA DA POLE-POSITION
Comparado a um oval por suas curvas de alta velocidade no mesmo sentido (anti-horário), e a um misto de rua por seus muros próximos do traçado e suas dificuldades de ultrapassagem, Tarumã polemiza até mesmo dentro das próprias equipes. Na Bassan Motorsport, uma sadia divergência foi constatada entre o piloto Felipe Ferreira (Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma) e seu chefe de equipe Eduardo Bassan, no que diz respeito à importância da pole-position nesta pista.
"Largar na pole-position não é tão imprescindível quanto parece em Tarumã. A pista é veloz em sua maior parte e é desafiador tentar uma manobra de ultrapassagem em curva nela, mas a Curva do Laço é um bom ponto de ultrapassagem, e até na Curva 1 é possível. Acredito que nas corridas teremos boas disputas", opina o experiente chefe de equipe.
Já o piloto Felipe Ferreira, apenas em seu terceiro ano de competições, prioriza a frente do grid para esta prova. "Em relação aos outros circuitos da temporada, acho mais importante largar na frente aqui em Tarumã. Prefiro não perder tempo tentando ultrapassar adversários, pois o desgaste de pneus nessa pista é grande, e faz a diferença no final da prova", ressaltou o único piloto do time apoiado por Webmotors/CVC/Center Cargo/Hip Telecom/Puma. "Que dá para ultrapassar, dá, mas você precisa aguardar um pequeno erro do adversário e ainda ser duro, forçando a ultrapssagem, e correndo risco de bater. Enquanto isso se tiver adversário na frente, ele vai embora. Se tiver alguém atrás, vai grudar e passar a incomodar", explica.
Na rodada dupla deste final de semana, entretanto, a Fórmula 3 contará com pneus especiais para o circuito mais veloz do país, utilizando um composto mais duro para suportar o abrasivo asfalto de Tarumã. "Os pneus usados nessa pista deixam os carros entre 2s e 2s5 mais lentos, mas são necessários para termos uma corrida sem complicações. No ano passado nossa equipe venceu em Tarumã com o Marinho Moraes e sabemos que temos condições de repetir o feito com o Felipe", finalizou o comandante da Bassan Motorsport.
Programação para o final de semana no Autódromo de Tarumã:
Sexta-feira (27/04):
10h00 às 10h40 – Fórmula 3 - 1° Treino Oficial
13h00 às 13h40 – Fórmula 3 - 2° Treino Oficial
14h00 às 14h30 – Trofeo Maserati – 1° Treino Oficial
15h00 às 16h00 – Pick-Up Racing – 1° Treino Oficial
16h20 às 17h00 – Fórmula 3 – Classificação 1ª Etapa
Sábado (28/04):
08h30 às 09h00 – Trofeo Maserati - 2° Treino Oficial
09h15 às 10h15 – Pick-Up Racing - 2° Treino Oficial
10h30 às 11h10 – Fórmula 3 – Classificação 2ª Etapa
11h25 às 11h55 – Trofeo Maserati – 3° Treino Oficial
12h10 às 13h10 – Pick-Up Racing – 3° Treino Oficial
13h30 às 14h30 – Trofeo Maserati – Classificação
15h00 – Fórmula 3 – Corrida, 30 minutos de duração
16h00 às 17h00 – Pick-Up Racing – Classificação
Domingo (29/04):
08h30 às 08h45 – Fórmula 3 - Warmup
09h00 às 09h15 – Trofeo Maserati - Warmup
09h30 às 09h45 – Pick-Up Racing – Warmup
11h00 – Fórmula 3 – Corrida, 30 minutos de duração
12h00 – Trofeo Maserati – Corrida, 50 minutos de duração + 1 volta
14h00 – Pick-Up Racing – Corrida, 40 minutos de duração
fotos: Fabio Oliveira
MasterMidia Marketing Ltda
J. A. Otazú
Nenhum comentário:
Postar um comentário