Quatro dias depois de vencer a prova de abertura do Campeonato Brasileiro de Stock Car, o piloto Ricardo Maurício estará de volta a Interlagos. Ele é um dos pilotos-consultores Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, que realizará no sábado as provas 3 e 4 da temporada 2007, e acompanhará o evento a partir dos treinos livres programados para esta quinta-feira. Maurício é também o autor dos recordes das pistas de Interlagos e Curitiba para os Porsche 911 GT3 Cup.
O trabalho de Maurício − e também de Raul Boesel e Rodrigo Hanashiro, igualmente contratados como pilotos consultores do Porsche GT3 Cup − consiste em ajudar os participantes da categoria a aperfeiçoar a técnica de pilotagem. "Os pilotos do Porsche GT3 Cup são ‘gentlemen drivers’ e não se dedicam ao automobilismo em tempo integral", explica Maurício. "Muitas vezes, observo-os pilotando e uso minha experiência para apontar o que eles devem fazer para andar mais rápido. Quase todos tiraram proveito dos conselhos dos pilotos consultores para baixar seus tempos", conta.
Em testes e treinos livres, e se for solicitado, o piloto consultor veste macacão e capacete e entra em ação para avaliar o funcionamento geral de um determinado carro ou checar as condições da pista (este último trabalho é mais comum em treinos realizados com piso molhado). Foi em ocasiões como estas que Maurício estabeleceu os recordes de Interlagos e Curitiba. O melhor tempo do Porsche 911 GT3 Cup na pista paulistana é de 1:41.403 (média de 152,977 km/h) e foi estabelecido em junho de 2005. Dois meses depois, em Curitiba, Maurício cravou 1:24.384 (157,637 km/h).
O relacionamento de Maurício com a Porsche começou em 2003. Naquele ano, ele foi um dos pilotos da Stuttgart Sportcar na Mil Milhas Brasileiras. Ele e Boesel terminaram em terceiro lugar ao volante de um Porsche 911 GT3 RS. Depois disso, Maurício disputou outras corridas de longa duração com um Porsche. Em 2005, ano da criação do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil, foi convidado para atuar como piloto consultor da categoria.
A programação em Interlagos é a seguinte:
Quinta-feira, 26 de abril
13h40 às 14h20: treino livre
15h50 às 16h35: treino livre
Sexta-feira, 27 de abril
11h00 às 11h40: treino livre
14h10 às 14h50: treino livre
17h00 às 17h15: treino classificatório 1 (dez carros)
17h15 às 17h30: treino classificatório 2 (dez carros)
Sábado, 28 de abril
12h30: largada da prova 3 (25 minutos mais 1 volta)
15h30: largada da prova 4 (25 minutos mais 1 volta)
Foto: Ricardo Maurício testando o Porsche 911 GT3 Cup durante treinos livres em Interlagos, em julho de 2006. Crédito: Vinicius Nunes/divulgação Porsche GT3 Cup.
Porsche GT3 Cup Challenge Brasil
www.porsche.com.br
Luiz Alberto Pandini
Nenhum comentário:
Postar um comentário