A segurança dos pilotos é um dos fatores mais importantes e prioritários das corridas da Stock Car. Não apenas os carros e autódromos têm regras específicas para evitar acidentes, os macacões também seguem um padrão estabelecido.
O macacão é cuidadosamente produzido com materiais resistentes ao fogo. "Tudo é anti-chama. O forro, a linha, o cadarço do zíper, a linha da costura, o punho, a malha, tudo é feito de material anti-chama", explica Orlando Sgarbi, diretor da empresa Corsa, responsável pela produção de macacões utilizados na Copa Nextel Stock Car.
São feitos muitos testes nos macacões para que possam agüentar alguns segundos expostos à chama. Se a exposição durar muito tempo, a roupa não é incendiada, ela apenas se ‘desmancha’ e não fere os pilotos.
Todas as vestimentas utilizadas pelos pilotos devem ser constituídas de material resistente ao fogo, dos pés a cabeça. "O couro das sapatilhas não é anti-chama, mas o forro é", explica Orlando. Os outros itens, como luvas e bala clava também são resistentes ao fogo.
Como são produzidos os macacões
Os macacões são produzidos em partes. "O cliente manda o logotipo e diz as cores predominantes. Depois da aprovação do cliente ele vai pra diagramação, para ver os tamanhos dos logos que vão ser colocados. Em seguida vai para o setor de bordados com os pedaços do macacão", explica Orlando.
Sobre os patrocínios bordados, Sgarbi explica: "Fazemos o projeto da roupa. É bordado o pano primeiro, cortado, depois colocado o forro, aí sim é montada a roupa".
"Um macacão personalizado demora no mínimo de três a quatro meses para ser feito. Depois do desenho aprovado. No mínimo quatro ou cinco dias de produção. Temos um arquivo de centenas de tipos de macacões com recorte. A gente pega e varia", complementa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário