Os pilotos do Porsche GT3 Cup Challenge Brasil terão um desafio diferente na preliminar do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. O treino classificatório de sábado terá dupla função: além de definir o grid de largada para a corrida de domingo, ele valerá como prova válida pelo campeonato (a 13ª do ano), com a pontuação normal sendo atribuída aos 15 primeiros colocados. Este formato, denominado “Flying Lap” pelos organizadores, está sendo usado pela primeira vez na categoria. No domingo, poucas horas antes da largada da F1, os pilotos disputarão a prova 14, com a duração habitual de 25 minutos.
A “Flying Lap” acontecerá exclusivamente na preliminar do GP do Brasil e tem como objetivo valorizar a importância do treino classificatório. Na sexta-feira, os pilotos entrarão na pista para dois treinos livres, cada um com 35 minutos de duração. Será o primeiro contato dos pilotos com o novo asfalto de Interlagos e com as mudanças feitas na pista. No sábado, a “Flying Lap” também terá 35 minutos de duração.
Uma das atrações em Interlagos é a volta de Beto Posses. Campeão da primeira temporada do Porsche GT3 Cup, em 2005, Posses estava afastado da categoria desde o final de julho. Ele sofreu um acidente na prova 10, disputada em Santa Cruz do Sul, e sofreu fraturas em três costelas e no cotovelo esquerdo.
Posses venceu a preliminar do GP do Brasil de 2005 e tem boas expectativas para a prova deste ano. Em setembro, ele fez sua primeira corrida depois do acidente e venceu uma etapa do Campeonato Paulista (realizada no autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, devido às reformas realizadas em Interlagos para a F1), pilotando um protótipo Astra. “Foi um teste comigo mesmo: eu queria me avaliar, tanto física quanto psicologicamente. O braço ainda dói um pouco, mas nada que me impeça de competir”, afirma.
Na temporada de 2007, Posses venceu a prova 3 do Porsche GT3 Cup, disputada em Interlagos. Mesmo ficando fora de uma rodada dupla, ocupa o quinto lugar na tabela de pontuação, tendo possibilidades matemáticas de chegar ao vice-campeonato. Mas não pensa muito nisso: “Quero apenas voltar a competir. Correr no mesmo evento da F1 é diferente, o público é maior do que o habitual. É muito animador”.
Após 12 provas, o Porsche GT3 Cup Challenge Brasil apresenta a seguinte classificação:
1) Ricardo Baptista, 198 pontos; 2) Clemente Lunardi, 146; 3) Marcel Visconde, 134,5; 4) Otávio Mesquita, 129; 5) Beto Posses, 110,5; 6) Tom Valle, 89; 7) Maurizio Billi, 87; 8) Sérgio Ribas, 85; 9) Walter Salles, 80,5; 10) Haroldo Pinto, 69; 11) Marcelo Ometto, 58,5; 12) Antônio Hermann, 58; 13) Luís Zattar, 55,5; 14) Constantino Júnior, 50; 15) Marcos Barros, 43; 16) Guilherme Figueirôa, 42; 17) Eduardo de Souza Ramos, 34; 18) Omilton Visconde Jr., 30,5; 19) Henry Visconde, 20; 20) Pedro Abreu, 11; 21) Valter Rossete, 10; 22) Danilo Fernandez, 7 pontos.
FOTO: Beto Posses ao volante do Porsche 911 GT3 Cup. Crédito: Vinicius Nunes/divulgação Porsche GT3 Cup.
Luiz Alberto Pandini − LetraDelta Editora e Comunicação
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