Depois de dois pódios, paraibano vai a Campo Grande perto da nota de corte à fase decisiva
SÃO PAULO – Animado com o pódio nas duas últimas etapas – terminou em 3º em Curitiba e em 2º em Santa Cruz do Sul -, o piloto Valdeno Brito (Medley) está muito perto de se garantir matematicamente nos playoffs da Stock Car. Com base nos dois anos iniciais do atual sistema de disputa do título, faltam poucos pontos para o paraibano de Campina Grande se juntar ao líder Ricardo Maurício, ao vice Marcos Gomes, ambos da Equipe Medley, e ao bicampeão Cacá Bueno (RC) na fase decisiva depois da corrida deste sábado em Campo Grande (MS).
Valdeno ocupa a sexta colocação com 36 pontos. Em 2005, Guto Negrão entrou nas últimas quatro etapas graças aos 45 pontos que acumulou nas oito provas seletivas. No ano passado, Rodrigo Sperafico agarrou a última vaga com apenas 43. Desta forma, um 8º lugar poderia ser suficiente para levar o “Expresso da Paraíba” pela segunda vez seguida ao grupo dos 10 melhores da Stock Car.
Apesar das chances elevadas de assegurar a ida à fase nobre do campeonato com três etapas de antecedência, Valdeno prefere deixar as contas de lado. “Quero me preocupar apenas com o meu trabalho: acertar o carro nos treinos da quinta-feira, fazer uma boa classificação no sábado e buscar a melhor posição de largada possível. Um bom resultado na corrida será apenas conseqüência de tudo isso. E, se a vaga aos playoffs vier, ótimo”, lembra.
O circuito da capital sul-matogrossense não traz as melhores recordações para Valdeno. Em 2006, uma pane elétrica retirou-o da corrida ainda na primeira volta; no ano passado, corria em 8º quando abandonou com o semi-eixo quebrado. “Mesmo assim, gosto da pista. Não acredito em má sorte ou outra crendice qualquer. Cada corrida é uma corrida diferente e não é porque as coisas não deram certo nas vezes anteriores que continuarão assim”, rechaça.
Valdeno atravessa o melhor momento na Stock Car desde a estréia em 2004. Além do 3º lugar, saiu na pole em Curitiba e voltou a partir da primeira fila em Santa Cruz do Sul. Ainda em busca da primeira vitória na categoria, acredita que ela é só uma questão de pouco tempo. “Venho batendo na trave, mas não estou preocupado. Sei que tenho um carro muito bom, corro por uma das principais equipes e só preciso ter paciência porque minha hora vai chegar.”
Os treinos da quinta etapa serão abertos na quinta-feira, com duas sessões de uma hora e meia de duração (10h35/11h05 e 15h05/16h35) e limite de 26 voltas por carro em cada uma. Sexta-feira, as tomadas classificatórias serão realizadas a partir das 10h15. Sábado, a largada será autorizada às 9h15 locais (10h15 de Brasília), com transmissão ao vivo pela TV Globo logo após o qualifying do GP da Inglaterra de Fórmula 1.
Márcio Fonseca (MTb 14.457)
Nenhum comentário:
Postar um comentário