A nova motorização da Stock Car para 2010 vai exigir cuidados extras para produzir mais potência da forma confiável como se espera de um carro de corrida vencedor. A conclusão é da engenheira Rachel Loh, responsável pela aquisição de dados da equipe Officer ProGP, que este ano inscreve os pilotos Duda Pamplona e Felipe Maluhy no Campeonato Brasileiro da especialidade, que começa domingo, em Interlagos. Segundo ela, a corrida no autódromo paulistano será crucial para definir os novos parâmetros críticos para o acerto dos carros:
“Este ano vamos trabalhar com novos parâmetros em várias frentes, em especial por causa da injeção eletrônica, que demanda mais energia elétrica, e com relação à temperatura de funcionamento e à pressão de óleo do motor, cujo funcionamento ideal está restrito a faixas mais estreitas. Como até agora treinamos muito pouco, este fim de semana será fundamental para adquirir conhecimento sobre esse propulsor.”
O primeiro dos novos cuidados que o motor demanda diz respeito ao seu processo de aquecimento: até que a temperatura da água alcance 70º C será necessário limitar a 3.000 giros por minuto a rotação do motor, 40 quilos mais leve que a versão anterior. Ultrapassar essa marca poderá danificar o filtro de óleo e comprometer seriamente sua lubrificação. Como o novo sistema de injeção eletrônica consome mais energia elétrica, assim como as bombas de combustível, a bateria de bordo deverá ser mais potente e o uso de um acumulador auxiliar externo torna-se imprescindível, segundo a engenheira, que prevê um fim de semana de grande aprendizado para Interlagos:
“Treinamos muito pouco com esse novo propulsor por isso temos poucos dados sobre seu consumo e as conseqüências que as novidades este ano – motor,injeção eletrônica, etanol e pneus -, trarão para o acerto dos carros. Por enquanto já está claro que a demanda de carga elétrica e o consumo de combustível serão bem maiores que no ano passado.”
Crédito da foto: Officer ProGP/José Mário Dias
Assessoria de Imprensa da equipe Officer Motorsport
Nenhum comentário:
Postar um comentário