A nova motorização da Stock Car para 2010   vai exigir cuidados extras para produzir mais potência da forma confiável   como se espera de um carro de corrida vencedor. A conclusão é da engenheira   Rachel Loh, responsável pela aquisição de dados da equipe Officer ProGP, que   este ano inscreve os pilotos Duda Pamplona e Felipe Maluhy no Campeonato   Brasileiro da especialidade, que começa domingo, em Interlagos. Segundo ela,   a corrida no autódromo paulistano será crucial para definir os novos   parâmetros críticos para o acerto dos carros:
“Este ano vamos trabalhar com novos   parâmetros em várias frentes, em especial por causa da injeção eletrônica,   que demanda mais energia elétrica, e com relação à temperatura de   funcionamento e à pressão de óleo do motor, cujo funcionamento ideal está   restrito a faixas mais estreitas. Como até agora treinamos muito pouco, este   fim de semana será fundamental para adquirir conhecimento sobre esse   propulsor.”
O primeiro dos novos cuidados que o motor   demanda diz respeito ao seu processo de aquecimento: até que a temperatura da   água alcance 70º C será necessário limitar a 3.000 giros por minuto a rotação   do motor, 40 quilos mais leve que a versão anterior. Ultrapassar essa marca   poderá danificar o filtro de óleo e comprometer seriamente sua lubrificação.   Como o novo sistema de injeção eletrônica consome mais energia elétrica,   assim como as bombas de combustível, a bateria de bordo deverá ser mais   potente e o uso de um acumulador auxiliar externo torna-se imprescindível,   segundo a engenheira, que prevê um fim de semana de grande aprendizado para   Interlagos: 
“Treinamos muito pouco com esse novo   propulsor por isso temos poucos dados sobre seu consumo e as conseqüências   que as novidades este ano – motor,injeção eletrônica, etanol e pneus -,   trarão para o acerto dos carros. Por enquanto já está claro que a demanda de   carga elétrica e o consumo de combustível serão bem maiores que no ano   passado.”
Crédito da foto: Officer ProGP/José Mário   Dias
   Assessoria de Imprensa da equipe Officer   Motorsport

Nenhum comentário:
Postar um comentário