Ao completar dois anos e meio de operação, a única rede associativista do Brasil para lojas de autopeças e oficinas comemora a expansão que totaliza 500 pontos de vendas em 173 municípios. O conceito adotado pela Distribuidora Automotiva (Grupo Comolatti) oferece suporte em gestão ao varejo de autopeças e ao reparador.
Embalado pelo crescimento da frota circulante nos últimos anos, o varejo de autopeças que possui mais de 38 mil lojas em todo o País, começa a se organizar em rede. Uma das pioneiras e a única com modelo associativista é a Rede PitStop que chega a 500 unidades entre lojas e oficinas, localizadas em 173 municípios nos Estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Acompanhando as tendências mundiais do setor de reposição automotiva, a Rede PitStop começou a ser implantada em janeiro de 2009, em Ribeirão Preto, interior do Estado de São Paulo e expandiu de forma expressiva em pouco tempo. Este ano, a meta é concentrar a ampliação nas regiões onde a rede já está presente. “Após estudarmos vários mercados em outros países, vimos que o sistema de rede poderia contribuir para o fortalecimento do varejo de autopeças e oficinas, um setor muito pulverizado que carece de informações e gestão empresarial”, conta o presidente do Grupo Comolatti, Sergio Comolatti.
A conversão das lojas e oficinas ao modelo padrão da Rede PitStop consiste em uma série de etapas e conta com o trabalho de uma equipe de profissionais especializada nesse modelo de negócio.
Como o formato é associativista, ou seja, credencia empresas que já estão estabelecidas e são tradicionais na região, a padronização da comunicação visual preserva o nome do estabelecimento, remodelando a fachada com as cores e formato adotado pela marca, além do logotipo PitStop que identifica a loja como unidade da rede.
Os consultores de campo fazem visitas periódicas às lojas e oficinas credenciadas para auxiliar na melhoria de processos de controle de estoque, gestão financeira, layout para a disposição dos produtos, ações de marketing, entre outras atividades ligadas às áreas operacional e administrativa.
A Rede PitStop tem como missão repassar know-how aos associados que permite o aperfeiçoamento da formação e capacitação profissional. Para isso, foi criado o Clube do Conhecimento que reúne os empresários que fazem parte da rede para treinamentos e palestras técnicas dos mais variados temas ligados ao negócio. Em 2010, foram realizados 20 encontros que garantiram o treinamento de mais de 600 profissionais.
Todos esses serviços exclusivos têm garantido melhoria da gestão do negócio para as empresas credenciadas à Rede PitStop a partir do pagamento de uma mensalidade, sem vínculo comercial com as unidades de negócios da Distribuidora Automotiva. Assim, as lojas têm total liberdade de compra de produtos, o que diferencia esse conceito da franquia convencional.
Divulgação da marca PitStop
A Rede PitStop conta com plano de mídia direcionado aos veículos de comunicação especializados no setor de reposição automotiva distribuídos a milhares de lojistas e reparadores de todo o País.
Para tornar a marca conhecida do público em geral, a Rede PitStop está presente em eventos automobilísticos, patrocinando o piloto Christian Fittipaldi e seu parceiro de equipe, Hoover Orsi, na temporada 2011 do Trofeo Línea, e o programa Minuto Velocidade, da Rádio Jovem Pan, apresentado pelo repórter Felipe Motta, com a participação de Christian Fittipaldi como comentarista.
Histórico da Rede PitStop
· Início da operação: janeiro de 2009
· Nº de lojas e oficinas: 500 unidades
· Presente em 173 cidades brasileiras de seis estados (São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande e Goiás), regiões onde há maior concentração da frota circulante
· 2011: Expansão da rede nas regiões onde já está presente
Fonte: Verso Comunicação
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