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quinta-feira, maio 03, 2007

* MITSUBISHI LANÇA PAJERO FULL 2008.

PAJERO FULL 2008: design e acabamento renovados com
novo motor MIVEC V6 de 250 cv.


Conforto e sofisticação em um legítimo "off-road".

Lançado em 1982, o Pajero Full tem sua trajetória marcada pelo sucesso e pela tradição vitoriosa nas principais provas off-road do mundo. A Mitsubishi é a marca que mais vezes venceu no exigente Rally Dakar, com doze vitórias, o que não deixa dúvidas quanto a excelência, robustez, confiabilidade e durabilidade do Pajero Full.

O Pajero, tão apreciado e valorizado no mundo todo, apresenta-se ao mercado brasileiro em sua quarta geração. Mantendo sua forte e característica personalidade, traz importantes mudanças estéticas com linhas marcantes e mais modernas, bem como novidades tecnológicas, como o novo motor gasolina MIVEC – Mitsubishi Innovative Valve timing Electronic Control system – e o novo propulsor diesel Common Rail. Destaque também para o conforto e segurança, que combinam o comportamento fora-de-estrada à comodidade e sofisticação dos veículos urbanos.
Assim como um excelente vinho, o Pajero vem amadurecendo ao longo dos últimos 25 anos de produção e reforçando cada vez mais sua liderança neste segmento.
DESIGN
A quarta geração do Pajero Full oferece uma experiência única em qualquer tipo de terreno, com elevado desempenho, absoluta confiabilidade e durabilidade e padrão de conforto e sofisticação inigualáveis. É o verdadeiro espírito de aventura.

O conjunto óptico elíptico e a grade com novo design conferem ao Pajero uma expressão mais agressiva e iluminação ainda mais eficiente. Novos pára-choques e pára-lamas integram a evolução frontal. Os espelhos retrovisores externos, com desembaçadores, trazem ainda luzes de sinalização e de cortesia que acendem também ao abrir a porta, auxiliando a entrada no veículo.

A visibilidade traseira foi ampliada com novo desenho da porta e posicionamento centralizado do estepe, que é desparafusado pelo interior do veículo, gerando maior segurança. As novas rodas de liga leve aro 17" completam o visual externo da quarta geração.

Sofisticado, discreto e confortável, o interior do Pajero Full 2008 oferece qualidade, requinte e preocupação com detalhes: bancos anatômicos de novo desenho e revestimento em couro com aquecimento (versões HPE); painel de instrumentos com novo design, mais moderno e ergonômico; equipamento de som de última geração (TOTAL SOUND) para seis discos com MP3 integrado ao painel e controles no volante (versões HPE); ar condicionado automático com comando traseiro independente (versão HPE 5P); piloto automático; sensor de estacionamento PDC (Parking Distance Control) nas versões HPE e diversas configurações dos bancos nos modelos 5 portas. Estes são alguns itens de conforto e conveniência presentes no Pajero Full 2008.

Disponível nas versões de 3 e de 5 portas, com dois níveis de especificação (GLS e HPE) e três cores externas, a quarta geração do Pajero Full traz uma série de detalhes que confirmam a sua liderança neste competitivo mercado de utilitários esportivos. Com estilo contemporâneo de linhas marcantes, que transmitem a robustez característica do Pajero desde sua primeira geração, o novo modelo torna o ato de dirigi-lo um prazer único.


SEGURANÇA – item de série no Pajero Full
A Mitsubishi investe há várias décadas no desenvolvimento de novas tecnologias que proporcionem aos motoristas maior controle e domínio dos seus veículos, utilizando o Rally Dakar como laboratório para testes. E a linha mestra desta forma de agir é o AWC (All Wheel Control) – controle ativo das quatro rodas motrizes – que consiste em controle de tração e estabilidade ASTC, monocoque e suspensão independente, controle de força de tração (SS4 II) e controle de frenagem (sistema de freios ABS + EBD + HBB).

O exclusivo sistema ASTC (Active Stability and Traction Control), ao analisar permanentemente as condições de rodagem, antecipa eventual perda de controle do veículo e adota medidas preventivas para evitar acidentes ou riscos, atuando inclusive sobre o freio em uma ou mais rodas. O sistema auxilia o veículo no sentido de manter uma trajetória correta e mais segura.
O sistema 4-ABS multimodal, que atua juntamente com os diversos modos de tração, conta com quatro sensores em quatro canais, assegurando eficiência de frenagem independentemente das condições do terreno. Os freios do novo Pajero Full contam ainda com sistema HBB (Hydraulic Brake Booster), que promove assistência na força de frenagem, e EBD (Electronic Brake-force Distribution), que libera eletronicamente mais pressão para as rodas traseiras quando o veículo se encontra com mais passageiros e/ou carga, evitando assim qualquer balanço da carroceria que possa comprometer a trajetória ideal.

A estrutura monocoque com chassi integrado e alma de aço garante resistência a torções, proporciona melhores condições de dirigibilidade e cria um "colchão" de proteção para os ocupantes em caso de colisões. E o Pajero Full ainda dispõe do sistema RISE (Reinforced Impact Safety Evolution), que melhor absorve os impactos frontais ou traseiros, além de possuir pedais e coluna de direção retráteis.

Ainda para a proteção do "cockpit", a quarta geração do Pajero é equipada com airbags dianteiros com velocidade de abertura controlada eletronicamente, para responder de modo adequado aos eventuais impactos. Há também airbags laterais e "de cortina" (somente nas versões HPE) que protegem de colisões laterais tanto os ocupantes dos bancos dianteiros quanto do traseiro.
SUSPENSÃO E TRAÇÃO – a essência de um Mitsubishi
Para que esta quarta geração do Pajero mantivesse as mesmas "competências" para enfrentar todo tipo de terreno, a Mitsubishi criou sistemas sofisticados e exclusivos com tecnologia de ponta, para garantir controle total do veículo e confiabilidade para superação de variados tipos de obstáculos.

Contando com uma estrutura monocoque leve e extremamente rígida, o novo Pajero alia flexibilidade a uma maior resistência a torções, o que faz com que este verdadeiro 4x4 rode com muito silêncio e conforto no asfalto das grandes cidades. Somando-se à suspensão independente nas quatro rodas, provada e comprovada nas mais exigentes provas de resistência, a quarta geração do Pajero garante direção mais segura e maior estabilidade mesmo em terrenos difíceis.

O avançado sistema de tração integral SS4 II (Super Select 4WD) permite a escolha de três modos distintos de tração, em que a troca pode acontecer com velocidades de até 100 km/h, garantindo assim conforto, controle e segurança, tanto em rodovias modernas quanto em condições fora-de-estrada, além de um quarto modo para enfrentar situações extremas. O Pajero Full 2008 conta ainda com câmbio automático INVECS II com Sports Mode seqüencial, que permite 20 combinações de marchas à frente.

2H: para uso em auto-estradas com tempo seco, este modo opera somente com as rodas traseiras e garante desempenho suave, silencioso e de baixo consumo de combustível.

4H: a troca pode ser feita com veículo em movimento, de forma a responder rapidamente a qualquer deterioração nas condições do terreno.

4HLc: esta opção possibilita distribuir força para as quatro rodas de forma igual, garantindo total controle sobre o veículo em terrenos exigentes.

4LLc: neste modo de tração constata-se toda a força e tecnologia do Pajero, que lhe permite superar as mais difíceis situações de solo.

E, para completar, o SS4 II atua em perfeita sintonia com os sistemas ASTC (que garante ótima aderência em todas as condições) e EBAC (Engine Brake Assist Control), que é acionado automaticamente sempre que o Pajero encontra-se com a 4LLc selecionada em condições extremas de aclives.


TECNOLOGIA – a força da evolução
Em total sintonia com o AWC (All Wheel Control), controle ativo das quatro rodas – conceito revolucionário desenvolvido pela Mitsubishi – a nova geração do Pajero Full oferece duas opções de motores capazes de gerar maior desempenho, confiabilidade, durabilidade e respeito ao meio ambiente.

Motor MIVEC V6
O moderno motor V6 de 3,8 litros, agora com 250 cavalos, passa a ser equipado com o sistema MIVEC (Mitsubishi Innovative Valve timing Electronic Control system), que atua nos tempos de abertura e fechamento das válvulas de admissão.

Este exclusivo sistema de abertura variável de válvulas, combinado com o controle de entrada de ar "Dual-Mode", otimiza o desempenho nos mais diferentes níveis de rotação, maximizando o torque e desenvolvendo maior potência, além de oferecer maior eficiência no consumo.

Em baixa rotação, a diferença no duplo modo de abertura das válvulas (baixo e médio cursos) e o fluxo otimizado no interior do cilindro favorecem a estabilização da combustão, aumentando o torque sem prejudicar a economia de combustível e o controle de emissão de poluentes.

Em alta rotação, ocorre o aumento do tempo de abertura das válvulas de admissão e o curso de abertura se expande, fazendo com que a massa de ar admitida seja incrementada. Isto melhora o rendimento volumétrico do motor e aumenta a potência proporcionalmente.

Com esse motor, o torque máximo do Pajero Full 2008 é alcançado a apenas 2750 rpm, significando maior prazer ao dirigir, pois as respostas são rápidas e o desempenho é uniforme e sem vibrações.


Motor Diesel – Common Rail
o Pajero Full passa a contar também com novo motor diesel de 3,2 litros com injeção direta "Common Rail" de alta pressão. Além de toda robustez presente em um propulsor diesel Mitsubishi, este motor possui características que o deixam mais silencioso, econômico e com menor índice de emissão de poluentes.

O sistema de injeção Common Rail possui gerenciamento eletrônico. Uma ECU (Electronic Control Unit) recebe informações dos sensores e monitora todo conjunto, acionando as unidades injetoras individuais de cada cilindro no momento exato e enviando a quantidade de combustível suficiente para o respectivo regime de funcionamento do motor.

O torque máximo de 38,1 kgf.m, alcançado com apenas 2.000 rpm, garante maior agilidade e segurança ao veículo.


Letícia Volponi
GWA Comunicação Integrada

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